quarta-feira, 18 de julho de 2007

Continuo triste com o meu país.

Continuo triste com o meu país.Por uma política de tráfego aéreo segura e confiável.
Que seja pemanente. Competência urgente ! Yan Ayrton.



Crônica de uma tragédia múltipla que poderia provavelmente ter sido evitada :

( Pq liberaram a pista principal sem a IMPRESCINDÍVEL frisagem do solo asfáltico [ que permitiria um melhor escoamento da água de chuva acumulada,
[situação SEMPRE perigosa,]
durante o ato de chover e pós-chuva.
Lembrando : Rodas sempre deslizarão muito mais rápido em uma lâmina dágua.Um princípio elementar da Física. ) Falo do que eu vivencio : Sou ciclista de competição e sei mto bem o que é isto.É muito difícil pedalar em pista molhada sem derrapar e perder o controle.
-----
E o mais triste é que
Avisos de aeronaves patinantes – derrapantes – dias antes , foram inequívocamente DADOS
.
Avisos funestamente antecipatórios. IGNORADOS
Se companhias aéreas pressionaram para uma liberação mais rápida da pista,antes das fundamentais ranhaduras realizadas nela,[ que consumiriam mais um mes à dois meses de obras, com interdição de uso dela,] - para ñ perderem passageiros e lucros , o castigo veio à cavalo..apocalíptico....Mas prefiro eu Yan, não acreditar nesta terrível possibilidade.E a manutenção mecânica do Airbus estava correta e em dia? Pq seu percorrimento na pista foi rápido demais.Achei isto bem estranho.Estranho demais.....
-------
A questão de frear-se um bólido aéreo pesadíssimo e descomunal :
Lembrando de que,
Uma aeronave com mis de 70 toneladas de peso, [= a quatro carretas carregadas ]
precisa mais do que 2 kms de pista útil operacional.
Portanto , aumentem o tamanho da pista. Desapropiem imóveis, tenham coragem de fazer realmente uma obra retificadora desta fragilidade estrutural.
O prefeito daki de Belo Horizonte conseguiu duplicar uma avenida de vários kms [ a av. Antônio Carlos com sensíveis melhorias de segurança,para os veículos...]
É evidente q vcs podem fazer isto no aeroprto de Congonhas e tb no Santos Dmont no Rio.
E FAÇAM TB UMA PISTA DIAGONAL ALTERNATIVA DE ESCAPE COMO UMA PARCIAL LETRA Y..Não sou engenheiro mas amo geometria,e nada é mais fácil de que desenhar uma pista em superfície plana.
Uma lógica cartes ian a : 1)Se Congonhas é o aeroporto mais movimentado do país [ média de qse 60 aterrisagens-decolagens por hora ] não deveria ser tb o mais seguro ?
----------------
2)Sejam tb mais justos com os controladores de tráfego aéreo - a profissão delicada , geradora de stress, onde não se pode falhar
Fikei sabendo que nos EUA eles trabalham 4 horas por dia, controlam 10 aviões por turno e ganham 8 mil dólares por mês ( 15 mil reais por mês). Enquanto os nossos daki trabalham o dobro [ 8 horas por dia] controlam o DOBRO de aviões por turno [16 até 20 aeronaves] e ganham 7 vezes menos !!! [ 2 à 3 mil reais por mês]. Isto está justo ? .....É claro que nãoooo....

Os fatos : São Paulo,capital,início de noite -Avião derrapa na pista de Congonhas, cruza avenida e se choca contra prédios
O Airbus A320 da TAM, vôo JJ 3054, procedente de Porto Alegre, sofreu o pior dos acidentes possíveis no início da noite de terça-feira ao não conseguir frear quando pousava em São Paulo.
Ao bater em um prédio numa trágica ironia, da própria companhia aérea, a aeronave explodiu.
Estavam a bordo parece que 176 pessoas, e o número de vítimas foi absoluto,
queimadas de forma dantesca em temperaturas superiores a mil graus ...
Pobres seres humanos ...!
Brasileiros e brasileiras vcs ñ mereciam morrer assim ....
Vcs estavam na batalha diária do trabalho,
ou voltando para casa depois dele.
A ttos farão tanta falta .. ...
A saudade brutal se instala no coração dos seus
e corta como uma feroz navalha.
A minha solidariedade,humanidade e os meus sentimentos .YAN AY

Acidente da TAM ontem ganha repercussão mundial.Triste repercussão.

O acidente com o vôo JJ 3054 da TAM, que se chocou com um depósito da própria companhia e pegou fogo na noite desta terça-feira em São Paulo, ganhou as manchetes dos principais veículos de comunicação ao redor do mundo.
Depreciando infelizmente a nossa imagem de competência em questões aéreas .Nós, que demos o avião para o mundo .Um mineiro,Santos Dumont .Dele,ele nós devemos. Gratidão.SEMPRE.

A rede de televisão norte-americana "CNN" destaca a tragédia como “a pior na história da aviação brasileira” e fala em um número não oficial de 200 mortos no acidente. “A tragédia acontece em um momento de preocupações com a segurança do tráfego aéreo no Brasil”, assinalou a rede, durante sua transmissão ao vivo.

A britânica "BBC" também dá grande destaque para o acidente em São Paulo e traz uma declaração atribuída ao governador do Estado, José Serra, de que há poucas chances haver sobreviventes. O desastre de hoje foi comparado às maiores tragédias aéreas do ano.

O tradicional jornal norte-americano "New York Times" acionou o seu correspondente no Brasil Larry Rohther.
O texto destaca a crise aérea que o País vive desde o acidente da Gol. Segundo a publicação, as companhias aéreas tinham reclamado da recente reforma na pista de Congonhas.

Na vizinha Argentina, o diário "Clarín" estampou o acidente na manchete de sua versão eletrônica e lembrou o recente incidente com o avião da Pantanal, ontem, no mesmo aeroporto. O jornal portenho reportou que autoridades da Aeronáutica ficaram descontentes com o resultado as obras para consertar o escoamento da pista.

O espanhol “El País” registra que o número de mortos do desastre pode chegar a 200 e que uma falha na manobra de pouso fez com que o avião se chocasse com um depósito. O jornalista norte-americano Joe Sharkey, um dos passageiros do Legacy que se chocou com o vôo 1907 da Gol em setembro do ano passado, também registrou o acidente em seu blog na internet. (18/07/2007 03:03)
Tragedia aérea en Brasil Al menos 200 muertos en Sao Paulo 18 de Julio de 2007SAO PAULO - Al menos 200 personas murieron al estrellarse un avión de la aerolínea TAM, cuando intentaba aterrizar bajo la lluvia en el aeropuerto de Congonhas. El Airbus A320 falló en la maniobra y al salirse de la pista terminó colisionando contra un hangar y un punto de abastecimiento de gasolina aledaños al aeropuerto en una transitada avenida de Sao Paulo.
No pudo frenar
Fika pairando perplexa a inevitável pergunta :

Viajar de avião ainda é seguro de fato em nosso país ?


Uma imagem emblemática da qual eu Yan ,sempro me lembro :

( Lembram-se de Nova York QUATRO aviões seqüestrados. Quatro tragédias aéreas. A destruição do WTC...)
A imagem de um jato 767 se chocando contra uma das Torres Gêmeas, mostrada repetidas vezes na televisão.
Os ataques de 11 de setembro de 2001 abriram uma arrepiante nova era de agressão terrorista.
Linhas aéreas tornaram-se meios para fins mortíferos e aviões viraram bombas incendiárias.
Com isso surgiu um novo perfil de viajante aéreo temeroso:
aquele que se sentia seguro antes, mas agora está abalado pela possibilidade de um ataque terrorista.
Além disso, uma série de desastres aéreos não ligados ao terrorismo, ocorridos depois de 11 de setembro, fez com que o medo de voar de muitos aumentasse ainda mais.

É verdade que milhões de pessoas no mundo não podem se dar ao luxo de viajar de avião. Para outros, porém, voar é uma necessidade rotineira.
Para quem precisa fazer muitas viagens de negócios, embarcar num avião é inevitável. Missionários e ministros cristãos muitas vezes precisam fazer longos vôos para cumprir suas designações. Até para os pobres o avião é, às vezes, o único meio de transporte adequado numa emergência médica, por exemplo.

E milhares de pilotos e tripulantes ganham a vida voando.

Muitos desses viajantes aéreos,
talvez eles mesmos receosos,
precisam acalmar esposas e filhos apreensivos,
antes de sair de casa.

E, à medida que os embarques que antes eram rotineiros
se tornam provações,
os viajantes se perguntam
se voar ainda é
a melhor maneira de viajar. YAN AY

A busca de céus mais seguros. Uma Utopia ?

Por causa dessas fatalidades,
toda a questão de segurança nos aeroportos e nos aviões
veio a estar sob intenso escrutínio.

O próprio inspetor-geral do Departamento de Transporte dos EUA,
Kenneth M. Mead, declarou perante uma comissão do Congresso:
“Apesar das já existentes e das novas exigências de segurança,
ainda existem falhas alarmantes e algumas . . . vulnerabilidades que precisam ser corrigidas.”

O que está sendo feito e será REALMENTE feito para corrigir essas deficiências?

Fatos sobre viagens aéreas
Segundo estimativas, 1 em cada 5 passageiros tem medo de voar.
Mas nem todas essas pessoas acham que voar seja inseguro.
Muitas vezes, essas ansiedades resultam de outras fobias, como medo de altura ou de áreas apinhadas de gente.

Tragédias no Brasil viajam de aviões e helicópteros tb.

Sinal dos tempos:

o número de helicópteros civis no Brasil é um dos maiores do mundo.
E de jatos executivos estamos atrás apenas dos EUA em número deles .
São Paulo é a cidade que mais uso faz do automóvel alado.

Intensamente utilizado pela elite econômica deste nosso pais campeão em desigualdade social – para lazer, para evitar seqüestros ou para escapar do trânsito nas ruas e estradas – agora converteu-se no veículo preferido pelas tragédias.


Há poucos anos, num fim de semana rural no Paraguai, a vítima foi o comandante-empresário Rolim Adolfo Amaro, presidente da TAM e uma acompanhante, funcionária da empresa. No, a 500 metros da sofisticada praia de Maresias, no litoral norte paulista, desapareceram no mar o piloto e a namorada do empresário-atleta João Paulo Diniz, a modelo Fernanda Vogel.
Se incluímos o desastre no com o ultraleve do cantor e compositor Herbert Viana, que o invalidou parcialmente e tirou a vida de sua mulher, e acrescentamos o fatal atropelamento do músico Marcelo Fromer por uma motocicleta, temos como saldo – ou dolorosa conclusão – que a velocidade é a assassina do momento.

No passado, reis, príncipes e princesas eram abatidos em duelos, batalhas, levados pelas paixões. Hoje, o grande ceifador é o turbilhão do ócio e do prazer.

Alteremos para melhor esta realidade no Brasil :

Voar pode matar . ( Yan Ay )

No meu luto solidário , uma obra intensamente reflexiva minha :

Questões trancendentais atemporais...

O pq da Morte...

Título: Sobre a Morte.
Autor:Yan Ayrton

À todos os meus pais e mães,de tantas as vidas anteriores
e tb desta, q à mim me permitiram , à elas trazer-me,
de novo nascer e aki renascerpara a Vida
,e com eles buscar crescer e melhor ser...

A física Matéria da Terra
Tão frágil,vulnerável
E sempre em tudo mutável,
No seu servir modificável

A passear,pelos reinos
animal,vegetal e mineral,
ela nos brinda uma certeza
- para ttos terrível -
no seu cumprimento infalível :
AO NASCER PRINCIPIAMOS A MORRER !

Nessa polimorfa realidade
Da vida avançando
A nossa viagem em idade
No tempo o ocaso alcançando

– Um simples vaticino estabeleço, -
Uma reflexão inevitável eu faço : - Na senda da misteriosa,tão grandiosa Eternidade
Encontrar a Morte e o desatar do físico laço
É o primeiro passo!

Sua inevitabilidade à ttos atordoa
Inconformiza e magoa

O q é a Morte afinal?
É partida à força decidida?
Pode ser ela compreendida,
Aceita,definida ?
Talvez....talvez....

É ela o entreato final

Do vasto panorama

Em humana feição,

afeição e drama,

em tudo essencial

[[

De uma singular vida!

[[

Q daki múltiplas lições aproveitou

Ou então omisso se adiou

Ou quanto vasto desperdício

– Muito se quedou !

[[

Sabe ser elaUm ritual de passagem e de coragemNuma etérea voragem-mensagemde não ignota procedênciaDe delicada viagemTransposição e passamento,Aturdimento mas tb desvendamentoE para alguns tal decisivo momentoainda q em excruciante tormentoTurbulento e até quem sabe sangrentoEm dores do parto da despedidaDe uma vida em violência praticadaE em si tb devolvida,O q importa,delimita e comportaCom a porta do existirfinalmente se fechar é q,decisivamenteo ingresso na outra vida seqüencial,É em tudo fundamental !Mas por ignorânciaEm buscar-seA Eterna SabedoriaPara a vasta maioriaA compreensão deste lindo ProgressoPermanece indefinida!E caminhantes eles em direção à ElaPerplexos,inconformados,Em descomunal medo se vão,Em covardia cúmplice se dão -Em revolta surda,absurda e inútilDela imprecam e zombamEsquecendo-se de o BemPor aki estabelecer e o fazerNuma rejeição dele tola e fútilA vida toda para isso tiveramPara ele,o Bem, o viverem e o serem Bem teimosos dele se abstiveramE muito o quiseram impedi-lo....Vejam bem....!E agora com a Morte à portaDesamparados com a empáfia em cortePegajosa a lhes prenderComo antagonistas resistentes do BemSua malfazeja sorte lhes desmascara e revela:Bem vazios por dentro foram e estão!E assim acoitados aos ventosÀ teimar armazenarconflitados sentimentosSe debatem em tardios lamentosde vidas inconstruidas,acinzentadas em egoísmos,separativismos e triunfantes injustiçasque bem lhe garantiram as suas variadas,doentias cobiças.À Morte em tudo tentar evitar!Insubmissas,as suas mentes enfermiçasNum delirante escapismoSonham e se atrevemÀ Morte burlarEm um imundo, decaido jeitodela tentar se safar!Para em si nada melhorar e mudar!Mas agora na última, Escorradia e finalizadora hora Não há futuro passível de se comprarE o seu escuro DestinoSerá em tudo impossível de se o evitar!!!Morte - teu funéreo convocamentoSeu aprazado chamadoigualiza à todos – independente do anterior estado:magnata,rico,remediado,pobre ou miserável,branco,amarelo,mulato ou preto,poderoso ou desvalido,fraco ou forte,Todos vão,da sua vida contas prestar,ao Universo o seu Evoluir ajustar!!! À vc, impávida e justiceira,Em tudo incompreendida,Temida de forma descabida -De vc ninguém escapa !!!Brame o seu alfange,Com exatidão,perfeição e frieza,E assim a com sua negra capaÀ todos envolve com certeza!Todos,indistintamente todos,Irão esta vida findarO corpo,servidor incessante,Em missão cessanteEm tudo sua alma abandonar!E este aos ossos chegarNa matéria generosaSempre servinte À Natureza e Beleza da VidaAquele físico invólucroImerso na terra apodrecerRenutrindo-a em aduboQ muito migraráDos vermes à plurais seresDe ao pó à ele se remeterVer-se solitária caveiraSer-se útil,em nova solidária poeira!Caminhando suas energiasA se depurarem na MorteUns contritos,uns serenos e alegres,Uns ainda até ali arrogantes,Uns em surdo desespero,todos ali nela chegarão,à avistarãoEm prosseguinte, incessante procissão...Se pudesse eu escolherQdo a Morte vier me buscarTão eu bem gostariaNum sono tranqüilo estarPara em serena harmoniaAgradecendo a Deusassim poder expiraros meus olhos físicos fecharà aspirar outra vidade novo aki retornar e estarCom ela,uma vez +,a sábia morteEla a me levar,principiarEsta cósmica travessiaEm direção à essencialidade de nósEm busca do prosseguido destinoEm direção à LuzE ao Amor transfiguradorIluminador do PaiTal estado cíclico produzNo bardo inter-existênciasA + linda constataçãoDa fenomenal existênciaEm Arquitetura em Mérito GenialDas muitas Moradas do Pai!Cada nicho vasto lar desteCada qual crescentementeEm Sabedoria compatívelMais ansiadaPor todas as Legiõesde seres no Universo.Em todo o seu esplendorprofuso,lindo e diverso.Numa espiral de luz a subirDimensão à dimensão,Degrau civilizatório à degrau,para todas as faixas evolutivas,de terrestres humanos,à diversificadíssimosirmãos cósmicos,encantadores e tão pluraisaos Seres Maioresiluminantes em Sabedoria,Plenitude e AmorDa mais pura luz :Angélicos e pós-angélicosComo Jesus.Esta Espiral de LuzConformadora do UniversoSobe,ascende,Em glória tudo vivivicaExpande e brilhaE em nós bem fikaA nostalgia da consciênciaDo Éden primordialPois esta Espiral de LuzQ percorre sendoEla todo o UniversoTermina a chegarNo coração do PaiComo disso bem o seiNem mesmo nem o sei...Mas q sei sei...No puro sentimentoDe ligação à Ele.Nesta vasta estradaDo pensamento prescrutadorEm libertária conexãoÀ alma tão necessáriaBusca-se e anseia-seCom o mais alémProvindo de QuemTudo com AmorCom mérito inclui !Vida e MorteSom e SilêncioUm fundamental ao outro

Para poder-se iniciar
A mesma música
Em uma nova,
Prosseguinte versão

Melhor tocada,expressada
Aprofundada e composta,
Em tudo revista,expandida
Disposta à quem sabe um dia chegar
ao coração de um anjo
e tb à um se transformar. YANayrton

PS : sabia q precisava criá-lo...o futuro me dirá pq...yan

Barcaças embandeiradas
De negro, na praia,
Abrem roturas
Sem margens
E sem retorno,

Em ttas criaturas
Femininas,
Anoitecidas de luto
E de rezas.

Esperam o velório,
Num areal de redes
E de cadáveres. Violeta Teixeira,

in FALO-VOS DO SILÊNCIO, Magno Edições, 1999

Los accidentes aéreos más graves desde 1999:
-1999- - 31 de octubre - Estados Unidos: Un Boeing 767 de la compañía Egyptair desaparece en la costa este de Estados Unidos con 217 personas a bordo. No hubo supervivientes. -2000- - 31 de enero - Costa de Marfil: Un airbus de Kenya Airways cae al mar poco después de despegar de Abiyán: 169 muertos. - 19 de abril - Filipinas: Un 737-200 de Air Filipinas se estrella en la isla de Samal, al sur del país: 131 muertos. - 9 de julio - Colombia: 113 muertos en el accidente de un avión DC-4 de la compañía Coral que se estrella poco después de despegar de Villavicencio (sureste de Bogotá). - 25 de julio - Francia: Un Concorde de Air France con destino a Nueva York se estrella contra un hotel cerca del aeropuerto parisino de Roissy: 113 muertos. - 23 de agosto - Bahrein: Un Airbus A-320 de la compañía Gulf Air cae en el Golfo de Bahrein poco antes de su aterrizaje: 143 muertos. -2001- - 3 de julio - Rusia: 145 personas mueren cerca de Irkutsk (Siberia Oriental) al caer un TU-154 de la compañía VladivostokAvia. - 8 de octubre - Italia: Un MD 87 de la compañía SAS, con 104 pasajeros y seis miembros de la tripulación, se estrella tras chocar con un avión privado alemán, que transportaba a cuatro personas, en el aeropuerto de Milán-Linate (norte): 118 muertos. - 12 de noviembre - Estados Unidos: Un Airbus A-300 de American Airlines se estrella en el barrio de Queens en Nueva York y causa 265 muertos. - 2002 - - 12 de febrero - Irán: Un Tupolev-154 de un vuelo nacional iraní se estrella en el sudoeste del país, con un balance de 119 muertos. - 15 de abril - Corea del Sur: Un Boeing 767 de Air China se estrella en una zona residencial cerca de Gimhae, en Corea del Sur: 129 muertos. - 4 de mayo - Nigeria: Un avión con 79 personas a bordo se estrella contra unos edificios al aterrizar en el aeropuerto de Kano (norte): 149 muertos. - 7 de mayo - CHINA - Un MD-82 perteneciente a China Northern cae al mar al noreste de China, con un balance de 112 muertos. - 25 de mayo - Taiwan: Un Boeing 747-200 perteneciente a la aerolínea taiwanesa China Airlines cae en pleno vuelo durante un viaje a Hong Kong, con un saldo de 225 muertos. -2003- - 19 de febrero - Irán: Un avión militar se estrella en la región montañosa de Sirch (sudeste de Irán), con un balance de 275 muertos. - 6 de marzo - Argelia: 102 personas mueren en el accidente de un aparato de la compañía Air Algerie en el aeropuerto de Tamanrasset (1.900 km al sur de Argel). - 8 de mayo - República Democrática del Congo: Unos 200 pasajeros mueren, según las autoridades del aeropuerto, cuando la puerta trasera de un avión Ilyushin-76 perteneciente al ministerio de Defensa ucraniano se abre mientras sobrevolaba la República Democrática del Congo. - 8 de julio - Sudán: Un avión de línea sudanés con destino a Jartum se estrella: 114 muertos y un superviviente. - 25 de diciembre - Benín: Un avión perteneciente a la aerolínea UTA, radicada en Guinea, cae al mar cerca de Benín el día de Navidad. Mueren 139 personas, en su mayoría libanesas. -2004- - 3 de enero - Egipto: Un Boeing 737 de la compañía charter egipcia Flahs Airlines se estrella en el Mar Rojo justo después de despegar de la estación balnearia de Charm el Cheij, causando 148 muertos, entre ellos 135 turistas franceses. -2005- - 3 de febrero - Afganistán: Un Boeing 737 de la compañía aérea afgana Kam Air, en el que viajaban 104 personas, 24 de ellas extranjeras, se estrella en la montaña Cheri Ghar, a unos 30 km al este de Kabul. - 14 de agosto - Grecia: Un boeing 737 de la compañía chipriota Helios se estrella en Grecia con 121 personas a bordo, sin que haya supervivientes. - 16 de agosto - Venezuela: Un MD-82 de la compañía colombiana West Caribbean, que volaba de Ciudad de Panamá a Fort de France, Martinica, con 160 personas a bordo se estrella en la frontera colombo-venezolana. - 5 de septiembre - Indonesia: Un avión de la compañía indonesia Mandala se estrella en el norte de la isla de Sumatra (norte de Indonesia) y provoca la muerte de al menos 150 personas. - 22 de octubre - Nigeria: Un Boeing 737 de la compañía nigeriana Bellview Airlines se estrella cerca de Lagos poco después de despegar: 117 muertos. - 6 de diciembre - Irán: Un avión militar Hercules C-130 se estrella al pie de un edificio en Teherán: 108 muertos. - 10 de diciembre - Nigeria: Un DC-9 de la compañía nigeriana Sosoliso se estrella en el aeropuerto de Poret Harcouri (sur): 107 muertos. -2006- - 3 de mayo - Armenia-Rusia: 113 personas perecieron al estrellarse un Airbus A320 de la compañía armenia Armavia cuando se disponía a aterrizar en el aeropuerto de Sochi, al sur de Rusia. - 9 de julio - Armenia-Siberia: un Airbus A310 de la compañía armenia Armavia se estrelló e incendió al aterrizar en Irkutsk (Siberia oriental) provocando la muerte de unas 140 de las 200 personas que iban a bordo. -29 de setiembre - Brasil: avión de la compañía brasileña Gol que se estrelló en la zona amazónica con 154 personas a bordo, cuyos restos no fueron hallados. -2007- -17 de julio - Brasil: Un Airbus 320 de la Tam con 176 ocupantes se incendió tras chocar contra un local fuera del aeropuerto de Congonhas, en la zona urbana de Sao Paulo, y el accidente habría dejado unos 200 muertos. Entre los accidentes más mortíferos de la aviación civil figura una colisión, el 27 de marzo de 1977, entre dos Boeing 747 en el aeropuerto de Tenerife (Islas Canarias, España), que causó 583 muertos. El 12 de agosto de 1985, el accidente de un Boeing 747 de la Japan Airlines que cubría el trayecto de Tokio a Osaka provocó la muerte de 520 personas

19 de abril de 2000 Boeing 737/200 da Air Philippines cai próximo ao sul da cidade de Tavao, nas Filipinas, deixando 131 mortos.30 de janeiro de 2000 Avião da Kenya Airways cai no mar logo após decolar de Abdjan, Costa do Marfim, matando 179 pessoas.31 de outubro de 1999 Avião de Egypt Air cai em Nantucktt, Massachusetts (EUA), matando 217 pessoas. Setembro de 1998 Morrem os 229 ocupantes de um avião MD-11 da companhia suíça Swissair, que decolou de Nova York e caiu no oceano Atlântico ao tentar um pouso de emergência em Halifax (Canadá) após incêndio a bordo.Agosto de 1998 Pelo menos 82 pessoas morrem após um Tupolev-154 da empresa Cubana de Aviación sair da pista do aeroporto de Quito (Equador)Maio de 1998 74 pessoas morrem na queda de um Boeing 737-200 na região peruana de AndoasMarço de 1998 Boeing 727 da empresa afegã Ariana bate em montanha perto de Cabul, matando 45 pessoas.Fevereiro de 1998 Um Airbus 300-600 da China Airlines cai sobre casas perto do aeroporto de Taipé (Taiwan), matando 264 pessoas.VFevereiro de 1998 DC-9 da empresa filipina Cebu Pacific cai no sul das Filipinas, matando 104 pessoasJaneiro de 1998 80 soldados da milícia Taleban (que controla o Afeganistão) morrem ao cair avião afegão no Paquistão.Dezembro de 1997 A aeronaveda companhia aérea Biman Bangladesh Airline caiu e provocou a morte de 89 pessoas.Agosto de 1997 Um avião russo Tupolev-154 bateu em uma montanha gelada na ilha de Spitzbergen, ao norte da Noruega, matando as 143 pessoas que estavam a bordo.Outubro de 1997 Vôo da Austral cai no Uruguai com 79 pessoas a bordoSetembro de 1997 Airbus com 234 cai na Indonésia Agosto de 1997 Boeing-747/300 da Korean Air ia da Coréia do Sul para Guam, ilha administrada pelos Estados Unidos no oceano Pacífico. Mais de 200 pessoas morreram e 29 conseguiram sobreviver.Outubro de 1996 Queda do Fokker-100 da TAM em São Paulo provoca morte de 99 pessoas.Outubro de 1996 Um avião de carga Boeing-707 caiu sobre uma igreja pouco depois de decolar de Manta, no Equador, matando 30 pessoas.Julho de 1996 Explosão do Jumbo da TWA, que matou 230 pessoas.Junho de 1996 Um acidente com um avião DC-10 da companhia aérea Garuda, da Indonésia, matou três pessoas no aeroporto de Fukuoka, sul do Japão.Janeiro de 1996 Um avião de carga caiu em um mercado lotado no centro da capital do Zaire, Kinshasa, deixando pelo menos 217 mortos.Anteriores dezembro de 95 Avião cai e mata mais de 140 na Colômbia setembro 94 Avião cai e mata 132 nos EUA Um Boeing 737 da companhia USAir caiu perto de Pittsburgh (Pensilvânia, EUA), com pelo menos 132 pessoas a bordo. junho 94 Pior acidente de avião da China deixa 160 mortos O Tupolev-154, de fabricação russa, da China Northwest Airlines caiu e matou 262 pessoas a bordo. O avião caiu depois de decolar de Xian, com destino a Cantão, debaixo de chuva.

Uma história que eu sei

POUCAS semanas antes de 11 de setembro, o pai do meu amigo americano ,o Mike ,o seu pai chamado Alex achava que FINALMENTE estava para vencer o medo de voar. Quando o avião de passageiros em que ele estava decolou num vôo de Atenas para Boston, ele (gerente de relações públicas, de uma empresa norte-americana multinnacional), de 42 anos,

começou a ter uma leve crise de pânico —

seu coração batia mais rápido e ele suava nas palmas das mãos e na testa.

Mas ele sabia o que tinha de fazer. O terapeuta que procurava ajudá-lo a vencer seu medo de voar havia lhe dito que respirasse fundo, visualizasse cenários agradáveis e segurasse com força o braço do assento, aliviando a pressão quatro vezes por minuto.

Quando parecia que a turbulência e os ruídos assustadores ficariam insuportáveis, Alex procurou imaginar que estava à beira de um lago tranqüilo. “Eu achava que estava melhorando muito”, disse ele.

Milhões de passageiros já tiveram medo de voar. Em anos recentes, muitos fizeram cursos para perder esse medo, muitas vezes persuadidos por familiares, empregadores e companhias aéreas — todos interessados em que eles continuem a voar. Para a maioria dos passageiros o curso foi proveitoso; muitas clínicas alardeavam sucesso em 90% dos casos.

Mas o 11 de setembro mudou tudo isso.

Alex abandonou o curso imediatamente.

E, desapontando seu empregador, abandonou também os planos de voar para se encontrar com um prospectivo cliente importante.

“Meu medo de voar combinado com ataques terroristas”, disse Alex, “era demais para mim. A terapia não me preparou para isso”.

Quem tem medo de voar alega ainda que as perguntas de rotina feitas aos passageiros, no 11 de setembro, foram feitas também aos seqüestradores, perguntas tais como: “Algum desconhecido pediu para você levar algum item neste vôo? Algum item com o qual você está viajando esteve fora de seu controle depois que você fez as malas?” É óbvio que os seqüestradores responderam o mesmo que a maioria das pessoas: “Não!” Peritos em segurança concordam que o embarque bem-sucedido dos seqüestradores é evidência da fragilidade da segurança nas viagens aéreas. “Ninguém ou nada conseguiria forçar uma mudança”, disse Jim McKenna, ex-diretor da Aliança de Segurança na Aviação. “Quatro aviões seqüestrados e destruídos ao mesmo tempo, com milhares de mortes, talvez baste para forçar essa mudança.”

APRENDA as lições - inevitáveis e duras - corrija-se ,chore os seus filhos e LEVANTE a cabeça Brasil . Vc pode ser muito melhor do que tudo isto ! O seu filho Yan

OLHANDO DENTRO.Buscando sentido num dia bem triste .

Eu Yan Ayrton sou viajeiro andante,
as Xs errante mas sempre buscante
à bordo deste maravilhoso planeta azul,
a cruzar o infindo universo em expansão eterna,

de contemporaneidade permanente,
de trilhas caminhantes à Luz,
de velocidades inimagináveis,
energias incalculáveis,
massas pontiadas pelos bilhões de corpos celestes
a se aglutinarem em torno de uma estrela Sol...
guia calorosa,
de cuja luminosidade irradiam formas vívidas
intangíveis pelo meu simples corpo físico terreno!.

.. Sou um eterno apaixonado pela vida,
esplendorosa por si e mestra austera,

objetiva sim, porém,

q me presenteia com dádivas intrínsecas ao meu próprio ser,

q me faz seguir caminhos vastos, abertos, vislumbrantes,

de oportunidades ímpares a oferecer minha evolução

como aprendiz do amor... ou da dor !

[[


: ... Sou um ser humano, isso mesmo,

como vc, seus amigos, meus amigos e amigas qridas,

de corpo e alma,de estrada e de valorosa caminha

danossa comunidade global,

à procura de acertos, realizações, conquistas

e tantos outros anseios, muitas vezes sublimes,

na grande maioria ilusórios neste plano decorrente,

todavia,

encontro a consciência de quão não ínfimo é meu signifikado,

na grandiosidade da obra do Pai

e me flagro no espelho da alma,

q me conduz ao conhecimento de mim mesmo...

q traz as imagens dos erros na tentativa dos acertos!...

[[

Sou a tendência natural de companheiro,

de manifestação incompreendida na compreensão,

de distanciosa presença, imperceptível aos olhos...

entretanto, sensível na intimidade de alguém

q consegue sintonizar na freqüência dos hertz de carinho,

meiguice, de alguém q me faz SENTIR-SE amado,

[[ ora, eu ainda sou humano lembra !:

[[... Sou aquele menino-garoto-agora adulto,

Yan em progressão

que acredita invariavelmente no amor, sincero e verdadeiro,

capaz de transmutar em perdão,

em liberdade, em sonhos,

até em um pouko e um tto imenso de poesia,

"conjuntamente" à pessoa amada,

as armadilhas da inveja, da opressão, do nazismo psicológico,

das malbaratas palavras jogadas ao vento,

deprimindo,humilhando,

massageando egos mergulhados na obscuridade de falsos sentimentos,

de manifestações cordiais e calorosas,

na minha presença,

na fila indiana q fazemos parte,

onde trazemos nossas virtudes à frente e defeitos atrás,

contudo, lembro que, como esta fila "anda",

o q vemos à nossa frente?

E o q vêem atrás de nós?...

[[

Sou imperfeito em tds os sentidos,

as vezes até meio imprevisível,

meio lunático,visionário de utopias q insisto em crer,

perseguir, buscar em cada um q cruza meus caminhos,

no entanto, um pedaço de mim se vai

e outro fica de alguém,

[[

Cumpre aprender à doar-se mais,

manifestar-se mais, encorajar-se mais...

enfim, realizar-se mais,

mesmo q a premiação

seja concedida nos resultados materiais imediatos,

em detrimento dos esforços movimentados para tal,

pois bem, essa é a proposta - não aceito!...

[[

Sou alguém q sente, chora, sorri,

emotivo em essência,pobre nas coisas da terra,

mas rico em ter várias qualidades e tb vc como convivente,


que lê este longo perfil neste instante,

e q talvez discorde de alguma coisa q se descortina aki,

mas saiba,gostar ou não de mim, da minha essencialidade é uma opção sua ...

serás se vc quiser e seu supremo direito de escolher

ou não a mim como um seu companheiro, amigo,

parceiro solidário do trabalho, das vitórias...

e também dos tropeços... enunciados pela inscrição

no silêncio da dor das marcas em meu rosto !...

[[

Sou, como dizem, "... o resultado das minhas escolhas...

e entre elas, a de ser feliz..."

contudo, esta afirmação será produto efetivo

na semeadura em solo fecundo e preparado,
com a chuva revitalizante

do cuidado, do esmero,
da dedicação, haja vista

a colheita poder ser adiada ou produtiva !

[[
Qro e almejo a minha,

integra e rediviva
com a minha inicial origem do PaiEterno glorioso....

YAN AYRTON

Nenhum comentário: