sábado, 21 de julho de 2007

Um ato público de homenagem e solidariedade.


'Qual o tamanho da tristeza de alguém?

Pode a tristeza ser medida?

Vc já esteve triste o suficiente
pra achar que sua vida devia akabar ali ?
Vc não achou era a sua a tristeza maior do mundo?

Eu pensei...
Naqueles que foram dos céus físicos
Aos céus finais.


E fika uma saudade de tamanho igual.
De ausência.


Mas toda hora vem outra igual.
Igual.
Nunka maior ou menor.

Com um vácuo descomunal,
Igual.


E uma desolação crucial.

PIOR.

Porque todas as tristezas
destes familiares dos passageiros são infinitas.


E todas são as maiores do mundo.'
A vcs que se foram a minha homenagem e identidade.A vcs que fikam, a minha solidariedade. YAN

Indignação e dor

O jogo de empurra
entre o governo e a TAM
pela responsabilidade do acidente
provoca indignação nos parentes das vítimas.
Sexta-feira, 20 de Julho de 2007

Três dias depois do acidente, Christophe Haddad continua em São Paulo, esperando que o corpo da filha de 14 anos seja reconhecido.
Com dupla cidadania, ele recebeu, na quinta-feira, um telefonema, e sexta uma carta do governo francês prestando solidariedade. “"O governo brasileiro, até agora... É, entrou em contato com a gente ontem, vocês viram a maneira como entraram em contato", diz ele.

Christophe refere-se aos gestos do assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, ao saber que o avião da TAM tinha problemas mecânicos. “As famílias chorando e os assessores do governo nos presenteando com aquelas cenas".


Indignação compartilhada por todos que perderam parentes. "É inadmissível ficar feliz em saber que o problema foi no reverso da turbina. Pode ser, mas a Infraero tem responsabilidade, a Anac tem responsabilidade, a TAM tem responsabilidade e toda responsabilidade tem que ser apurada. Não é um botar culpa no outro, dizer ‘eu lavo as mãos’. Todo mundo tem responsabilidade, todo mundo tem que responder", afirma Vinícius Severo, engenheiro mecânico.

Uma carta escrita pelo filho do co-piloto do Airbus A-320 também reclama das autoridades. Para ele, o acidente é um reflexo do país e a raiz do problema é mais profunda.Para que não existam novas vítimas, pede que medidas sejam tomadas.
No fim da tarde, o presidente da TAM, Marco Antônio Bologna, chegou de helicóptero para um encontro com as famílias dos passageiros. Durante a conversa a portas fechadas, várias pessoas saíram amparadas e foram atendidas por médicos.


A reunião foi tensa do início ao fim, segundo as famílias.


Parentes das vítimas contaram que o presidente da TAM estava acompanhado de representantes da seguradora da empresa. E que eles falaram, principalmente, sobre indenizações e reconhecimento de corpos.

Assuntos dolorosos que reacenderam a revolta e quase levaram a agressões.
“Ele quase apanhou. Há pessoas indignadas.Tentaram ir pra cima, xingaram”, conta um familiar.
Um dos motivos da irritação foi a explicação de que o reverso da turbina não era fundamental para a segurança. “Ele não quer assumir a responsabilidade que a aeronave estava com defeito e matou quase 200 pessoas", diz Antônio Siqueira, tio de uma vítima. "

Perdi meu sobrinho, nunca mais vou recuperar isso, não há desculpa que eu possa aceitar", completa. (César Menezes)

Até quando?

A pergunta, resume a perplexidade e a impotência dos cidadãos brasileiros que assistem, há dez meses, ao acirramento da crise do sistema de transporte aéreo do Brasil. Não é uma crise qualquer, dessas que aborrecem durante certo período, para depois sumir na poeira dos anos, sem deixar marcas. Trata-se de uma crise que começou com a morte de 154 pessoas, ceifadas no Boeing da Gol que colidiu com o jato Legacy, e que na semana passada custou a vida a cerca de outras 200, na tragédia com o Airbus da TAM que transformou Congonhas em nome maldito. Nessa contabilidade de horror, morreram crianças e jovens. Morreram profissionais liberais e donas-de-casa. Morreram altos executivos e trabalhadores humildes. A cada dia, está morrendo também a esperança de que os céus do país voltem a ser de brigadeiro. Com um controle aéreo eficiente e moderno, com aeroportos dotados de infra-estrutura adequada e com companhias que, devidamente fiscalizadas, ofereçam toda a segurança e bons serviços aos passageiros.
Foi preciso que mais duas centenas de brasileiros perecessem para que as autoridades se dispusessem a preparar um pacote de medidas para o setor. Pacote amarrado a toque de caixa e ainda ao som do fechamento de caixões. O ceticismo é geral, porque, não bastasse o aspecto de operação tapa-buraco, as autoridades são as mesmas que privilegiaram a construção de terminais ao estilo shopping center, em lugar de melhorar as condições das pistas dos aeroportos. Que permitiram que o sistema de transporte aéreo brasileiro, antes motivo de orgulho, adquirisse contornos africanos – num modelo de regressão jamais visto em nações civilizadas. Que trataram com leviandade e escárnio os graves problemas que se apresentaram ao longo dos últimos meses. Será que essa gente tem conserto? Não haverá punição aos culpados? Ao contrário do que pensam os ideólogos ensandecidos, voar com segurança, rapidez e conforto não é tratamento de luxo para "as elites". Faz parte do direito de ir e vir de todos os cidadãos. Aqueles mesmos que mofam nas filas dos balcões, dormem nas salas de embarque, se angustiam em vôos inesperadamente perigosos e só não se cansam de perguntar: até quando? ( revista Veja )


O problema é conciliar as conclusões de um exame realizado por uma instituição qualificada e insuspeita com a experiência profissional vivida - e comunicada com todas as letras - por diversos pilotos nos dias imediatamente anteriores ao desastre. A pista estava "um sabão", se queixaram. E disseram que ela devia ser interditada quando chovesse - o que a Infraero decidiu fazer somente depois do desastre.
De todo modo, uma pergunta não quer calar. Está na cabeça de inumeráveis brasileiros. Foi posta no papel pelo colunista Zuenir Ventura, no Globo de hoje:
"Mas precisava de uma tragédia para só aí o governo pensar em corrigir tantas irregularidades?"


TRAGÉDIA EM CONGONHAS 2 Sem governo, mas com notícias

Por Alberto Dines em 20/7/2007

Governo acabrunhado, imprensa vigilante. A informação de William Bonner no Jornal Nacional de quinta-feira sobre a falha em dos reversos da turbina do Airbus da TAM, além de contribuir para o esclarecimento da catástrofe em Congonhas, tem uma formidável importância política: o governo federal escondeu-se durante 48 horas, não conseguiu encarar a Nação diante da maior catástrofe aérea da história, nem sequer apresentou condolências às famílias enlutadas. Só na noite desta sexta-feira teremos o presidente da República oferecendo à sociedade brasileira algum tipo de consolo.
Em compensação, a imprensa não abdicou dos seus deveres, estava lá em Congonhas minutos depois da tragédia e até hoje continua lá. A informação sobre a falha no reverso da turbina direita do Airbus não foi uma tirada denuncista como as que estamos acostumados a ler ou ouvir. Antes de ser levada ao ar, foi checada com o próprio presidente da TAM, e a contestação do empresário foi rebatida por novas informações.
Tudo indica que a falha no reversor (que funciona como uma espécie de freio-motor do jato) foi decisiva para levá-lo além dos limites da pista. A catástrofe evidentemente não está inteiramente explicada, falta apurar ainda se as condições do piso – entregue ao intenso tráfego antes do prazo previsto – não se somou à falha mecânica.
Uma coisa parece certa: ficamos sem governo durante três dias, mas não ficamos sem informações.


- Quando ontem adormeci Manuel Bandeira

Quando ontem adormeciNa noite de São JoãoHavia alegria e rumor Estrondos de bombas luzes de BengalaVozes cantigas e risosAo pé das fogueiras acesas. No meio da noite despertei Não ouvi mais vozes e risosApenas balõesPassavam errantes SilenciosamenteApenas de vez em quando O ruído de um bonde

Cortava o silêncioComo um túnel.

Onde estavam os que há poucoDançavamCantavamE riamAo pé das fogueiras acesas? - Estavam todos dormindoEstavam todos deitados Dormindo ProfundamenteQuando eu tinha seis anosNão pude ver o fim da festa de São JoãoPorque adormeciHoje não ouço mais as vozes daquele tempoMinha avóMeu avôTotônio RodriguesTomásiaRosaOnde estão todos eles?- Estão todos dormindoEstão todos deitados Dormindo. Profundamente. http://www.suigeneris.pro.br/profundamente.htm

Manuel Bandeira (1886-1968)DADOS BIOGRÁFICOS

Manuel Carneiro de Souza Bandeira Filho nasceu, em Recife, Pernambuco, em 1886.

Estudou no Pedro II, no Rio de Janeiro e na Escola Politécnica de São Paulo. Contudo, acometido de tuberculose

teve de abandonar o curso na Politécnica, fato que, mais tarde, foi registrado no poema Testamento.

Percorreu várias cidades em busca de cura, entre elas: Itaipava, Campanha, Teresópolis, Maranguape, Uruquê e Quixeramobim.Em 1913, embarcou para a Europa

e no Sanatório de Clavadel, na Suíça,

entrou em contato com a poesia francesa simbolista e pós-simbolista,

cuja influência está presente em seu livro de estréia A Cinza das Horas

e também em Carnaval.

Ao retornar, dedicou-se ao magistério, lecionando no Ginásio Carioca, no Pedro II e, na Faculdade de Filosofia da Universidade do Brasil,

onde ministrou Literatura Hispano-Americana.

Fixou-se no Rio de Janeiro, estreitando amizade com os escritores Ribeiro Couto, Tristão de Ataíde, Graça Aranha e Ronald de Carvalho que, durante a Semana de Arte Moderna, leu o poema de Manuel Bandeira Os Sapos sob as vaias do público, tornando-se um dos pontos altos do evento. O poeta participou da Semana à distância, pois não concordava com os ataques violentos aos parnasianos e simbolistas.Mário de Andrade e Oswald de Andrade parecem ter exercido certa influência sobre a escolha de Bandeira, ao decidir romper com as barreiras da tradição e partir para o experimentalismo, presente em obras como o Ritmo Dissoluto e Libertinagem, escritas na "fase heróica" do Modernismo. Manuel Bandeira foi, ainda, Inspetor do Ensino Secundário e membro da Academia Brasileira de Letras.

Faleceu, no Rio de Janeiro, em 1968.

CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS

A poesia de Manuel Bandeira nasce parnasiana e simbolista e, aos poucos, se distingue como "o melhor verso livre em português". O poeta transita do Parnasianismo ao Modernismo e experiências concretistas, conservando e adaptando os ritmos e forças mais regulares.Em sua obra, o aspecto biográfico, marcado pela tragédia e tuberculose, é poderoso, constando até em obras nitidamente modernas, como Libertinagem. Há, ainda, a marca da melancolia, da paixão pela vida e das imagens brasileiras. As figuras femininas surgem envoltas em "ardente sopro amoroso", enquanto outros poemas tratam da condição humana e finita sem deixar de demonstrar o desejo de transcendência como em Momento num Café, Contrição, Maçã, A Estrela e Boi Morto.

PRINCIPAIS OBRAS

PoesiaA Cinza das Horas (1917);

Carnaval (1919);

Poesias (1924);

Libertinagem (1930);

Estrela da Manhã (1936);

Mafuá do Malungo (1948);

Opus 10 (1952);

Poesias Escolhidas (1937, 1948, 1955, 1961);

Poesias Completas (1940, 1944, 1948, 1951, 1954, 1955,1958);

50 Poemas Escolhidos pelo Autor (1955);

Antologia Poética (1961);

Estrela da Tarde (1963);

Estrela da Vida Inteira (1966);

Meus Poemas Preferidos (1966).

ProsaCrônicas da Província do Brasil (1936);

Guia de Ouro Preto (1938); Noções de História das Literaturas (1940); Literatura Hispano-Americana (1949); Gonçalves Dias (1952); Itinerário de Pasárgada, memórias, (1954); De Poetas e de Poesia (1954); Frauta de Papel (1957); Quadrante 1 e 2 (Crônicas de Manuel Bandeira e outros) 1962 e 1963; Os Reis Vagabundos e mais 50 Crônicas (1966); Andorinha, andorinha (1966).AntologiasAntologia dos Poetas Brasileiros da Fase Romântica (1937); Antologia dos Poetas Brasileiros da Fase Parnasiana (1938); Antologia dos Poetas Brasileiros Bissextos Contemporâneos (1946).TraduçõesPoemas Traduzidos (1945,1948); Maria Stuart, de Schiller (1955); Macbeth, de Shakespeare (1956); La Machine Infernale, de Jean Cocteau (1956); June and the Peacock, de Sean O' Casey (1957); The Rain Maker, de N. Richard Nash (1957).

quarta-feira, 18 de julho de 2007


ABRINDO O CORAÇÃO yan


Hoje bem cedinho,
me peguei conversando com Deus.

Falei dos meus atos,sonhos e esperanças,
falei das minhas aflições,
falei das minhas indignações,

Falei do homem que ignora o próprio homem,
Falei do homem que agride a natureza,
Falei do homem que endureceu seu coração
em troca da ganância.

Falei dos desonestos que roubam,
falei das crianças sujas debaixo dos viadutos,
neste tão grande e esquecido dos poderes Brasil
(que preferem se inter incensar estes seres....ignorando Vós....)

Falei da indiferença e da arrogância,
Falei da opulência e da miséria humana,

Falei do velho que morre sozinho na cama de um asilo,

Falei do desempregado que volta para casa
sem saber o que dizer a seus filhos,
Falei dos desmandos e da injustiça social vergonhosa...


Mas falei também dos justos,dos solidários, dos esperançosos,
Falei dos que dão de sí para aliviar a dor dos outros,
falei dos dígnos e sensíveis,
falei do amor qua ainda ecoa em milhões de corações,

FALEI DE MIM,
FALEI DE VC,
FALEI DE TODOS NÓS.

E Ele me disse:
AMANHÃ SERÁ MELHOR !

Obrigado meu PaiEterno!! YAN AYRTON
O MEU MÁXIMO DESEJO HUMANO yan ayrton

Eu quisera subir muito alto, Senhor
Acima de minha cidade
Acima do mundo,
Acima do tempo,

Quisera purificar meu olhar
e ver tudo com Teus olhos.

Eu veria então o Universo,
a Humanidade, a História,
como Vc, Pai ,Os vê.

Eu veria nesta prodigiosa transformação da Matéria
Neste perpétuo borbulhar de vida,
Teu grande Corpo
que nasce sob o sopro do espírito,

Eu veria a bela, a eterna Idéia de Amor de Ti Pai,
que se realiza progressivamente:
Tudo recapitular em Ti,
as coisas do Céu e as da Terra.

E eu veria então que hoje,como ontem,
os mínimos elementos participam deste plano,
cada homem em seu lugar
Cada grupo
E cada objeto.

Eu veria esta fakuldade em que estou
a fábrica e aquele cinema,
A discussão na convenção coletiva de trabalho
e a colocação do chafariz-da-beira-da-estrada.

Veria o preço do pão que se apregoa
e a turma de garotos que vai para o baile.
O gurizinho que nasce e o ancião que morre.

Veria o menor fragmento de matéria
e a mínima palpitação de vida.
O Amor e o ódio.
O pecado e a Graça.

Elevado, eu Yan, compreenderia
que aos meus olhos desenrola-se A História Sagrada,
que, segundo a promessa,
só na Glória acabará
após a ressureição da carne.

Quando te apresentares diante do Pai dizendo:
Está consumado,
Eu Sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim.

Eu compreenderia que está tudo ligado,

Que tudo é um só movimento de Toda a Humanidade
E de todo o Universo rumo a Trindade,
em ti e por ti, Senhor.

Eu compreenderia que nada é profano
entre as coisas, as pessoas,
Os acontecimentos.

Mas, que ao contrário,t
udo é sagrado por Deus desde as origens.
E tudo deve ser consagrado pelo homem divinizado

Eu compreenderia a minha vida,
imperceptível respiração Neste Grande Corpo Total,
É um tesouro indispensável, no projeto do Pai.
Isso eu bem sei

Eu queria estar reunido
Uno a minha alma par
Quisera subir muito alto, Senhor,
Acima de minha cidade,
Acima do Mundo,
Acima do Tempo,
Quisera purificar meus olhos
e ver tudo com Teus olhos. YAN AYRTON *

I Jo 4,16 (ho theos agape estin) = “Deus é amor"

“Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele.
Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele (I JO 4,16)



Enquanto isso na Terra dos Homens,

se nada de resolutivo de fato for feito ~
persistirá, e teremos que conviver - sem merecer - com

UM MEDO TRISTE NO AR .

QUE TEIMA EM NÃO SE RETIRAR. Yan Ayrton



O 11 de setembro nosso não é só um dia.

São mais de 270 dias . São anos e anos tb.

Uma longa gestação de desencanto-temor-espanto
com o sonho-necessidade lúdica de voar .

Um 11 de setembro de tantos dias.
Escurescentes.
De vítimas e destinos subtraídos de si .
Traídos por aéreas viagens com a Morte no fim.
Da forma mais terrível e horrível.
Dias-meses de chumbo.
De tb medo,temor ,exasperação, e indefinição.

Não nos afligimos com o terrorismo bombástico de aviões kamikases semeadores do caos,
de torres de babel de aço soçobrantes,desabantes
de uma até então inexpugnável nação cão-de-fila da ‘democracia a(r)mada’.

Aqui inauguramos o terrorismo sutil inovativo da omissão .
O terrorismo da não ação.

Que conseguiu resultar num gigantesco medo pessoal, coletivo e silencioso.
Medo colossal.
Anormal e jamais banal

Senão vejamos -

Perguntem à qualquer passageiro de juízo são,
o que ele sente, de fato,
cada passageiro ao subir a escada de embarque
de qualquer avião em solo pátrio ,
o que lhe assalta a mente
enquanto realiza aquele ato :

Acho que estou em risco. Sairei do chão? Voltarei incólume à ele ?
Neste vôo o que resultará ?
Uma viagem normal ou o adeus abrupto final ?

Aqui não temos SWATs, CIAs,FBIs, ações espetaculosas, toupeiras infiltradas inside grupos from abroad,caça implacáveis multilaterais à terroristas homens e organizações idem, recompensas de 50 milhões de dólares, nada disso .

Aqui temos há mais de duas décadas, uma insidiosa letargia, pistas calça-curtas num pais de espaço descomunal,
pródigos overbookings, atrasos dilatados ,compromissos futuros à cumprir aniquilados...

Aqui temos aeroportos congestionados, crianças e idosos numa liturgia de espera malsã e vã ,combalindo-se em esperas prolongando-se no dia já findo.Companias aéreas gaúchas pioneiras tratadas com ingratidão, tomadas por aventureiras e deixadas sem vintém.Controladores adoecidos por excesso de trabalho, intimidados , desvalorizados ,com salários indignos e pressões idem .

E mesmo assim, muitos sorrisos nos lábios.Governo após governo .E o viajar-se aéreo crescendo.

Para tudo isso , muitas palavras de explicação , postergação e a teimosa letargia que lentifica tudo ,gera desesperança ,ancora mudança ,imaginando solucionadora resignação ,indiferença e apatia.

Enquanto isso,

Os aviões estão lá . O medo em embarcar neles idem .

Houve um tempo que um não trazia poderosamente incontente o outro.

Agora, ao penetrar-se qual Jonas no útero contemporâneo
da baleia alada de tamanho igual de aço portentoso ,
a pergunta plural dos passageiros naquelas entranhas elegantes ,

pergunta silenciosa ensurdecedora que teima em não se calar e se enunciar
ela , inevitável, regada à calafrio medular, é feita :
O que acontecerá comigo aqui dentro depois de cintos afivelados ? Pisarei íntegro o solo de novo ? Qualquer solo ? Ou me tornarei restos pedaços,destroços ,de liquefeitos e carbonizados ossos ?

Senhores – humildade , vontade , tenacidade, determinação e ação.

Não nos ilhemos perante nós mesmos.

Não nos ilhemos perante cada nação .

Em cada coração de um brasileiro mora latente ou manifesto um Santos Dumont.

Por todos nós , pelos os que já foram .

Não se esqueçam disso. YAN AYRTON

Continuo triste com o meu país.

Continuo triste com o meu país.Por uma política de tráfego aéreo segura e confiável.
Que seja pemanente. Competência urgente ! Yan Ayrton.



Crônica de uma tragédia múltipla que poderia provavelmente ter sido evitada :

( Pq liberaram a pista principal sem a IMPRESCINDÍVEL frisagem do solo asfáltico [ que permitiria um melhor escoamento da água de chuva acumulada,
[situação SEMPRE perigosa,]
durante o ato de chover e pós-chuva.
Lembrando : Rodas sempre deslizarão muito mais rápido em uma lâmina dágua.Um princípio elementar da Física. ) Falo do que eu vivencio : Sou ciclista de competição e sei mto bem o que é isto.É muito difícil pedalar em pista molhada sem derrapar e perder o controle.
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E o mais triste é que
Avisos de aeronaves patinantes – derrapantes – dias antes , foram inequívocamente DADOS
.
Avisos funestamente antecipatórios. IGNORADOS
Se companhias aéreas pressionaram para uma liberação mais rápida da pista,antes das fundamentais ranhaduras realizadas nela,[ que consumiriam mais um mes à dois meses de obras, com interdição de uso dela,] - para ñ perderem passageiros e lucros , o castigo veio à cavalo..apocalíptico....Mas prefiro eu Yan, não acreditar nesta terrível possibilidade.E a manutenção mecânica do Airbus estava correta e em dia? Pq seu percorrimento na pista foi rápido demais.Achei isto bem estranho.Estranho demais.....
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A questão de frear-se um bólido aéreo pesadíssimo e descomunal :
Lembrando de que,
Uma aeronave com mis de 70 toneladas de peso, [= a quatro carretas carregadas ]
precisa mais do que 2 kms de pista útil operacional.
Portanto , aumentem o tamanho da pista. Desapropiem imóveis, tenham coragem de fazer realmente uma obra retificadora desta fragilidade estrutural.
O prefeito daki de Belo Horizonte conseguiu duplicar uma avenida de vários kms [ a av. Antônio Carlos com sensíveis melhorias de segurança,para os veículos...]
É evidente q vcs podem fazer isto no aeroprto de Congonhas e tb no Santos Dmont no Rio.
E FAÇAM TB UMA PISTA DIAGONAL ALTERNATIVA DE ESCAPE COMO UMA PARCIAL LETRA Y..Não sou engenheiro mas amo geometria,e nada é mais fácil de que desenhar uma pista em superfície plana.
Uma lógica cartes ian a : 1)Se Congonhas é o aeroporto mais movimentado do país [ média de qse 60 aterrisagens-decolagens por hora ] não deveria ser tb o mais seguro ?
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2)Sejam tb mais justos com os controladores de tráfego aéreo - a profissão delicada , geradora de stress, onde não se pode falhar
Fikei sabendo que nos EUA eles trabalham 4 horas por dia, controlam 10 aviões por turno e ganham 8 mil dólares por mês ( 15 mil reais por mês). Enquanto os nossos daki trabalham o dobro [ 8 horas por dia] controlam o DOBRO de aviões por turno [16 até 20 aeronaves] e ganham 7 vezes menos !!! [ 2 à 3 mil reais por mês]. Isto está justo ? .....É claro que nãoooo....

Os fatos : São Paulo,capital,início de noite -Avião derrapa na pista de Congonhas, cruza avenida e se choca contra prédios
O Airbus A320 da TAM, vôo JJ 3054, procedente de Porto Alegre, sofreu o pior dos acidentes possíveis no início da noite de terça-feira ao não conseguir frear quando pousava em São Paulo.
Ao bater em um prédio numa trágica ironia, da própria companhia aérea, a aeronave explodiu.
Estavam a bordo parece que 176 pessoas, e o número de vítimas foi absoluto,
queimadas de forma dantesca em temperaturas superiores a mil graus ...
Pobres seres humanos ...!
Brasileiros e brasileiras vcs ñ mereciam morrer assim ....
Vcs estavam na batalha diária do trabalho,
ou voltando para casa depois dele.
A ttos farão tanta falta .. ...
A saudade brutal se instala no coração dos seus
e corta como uma feroz navalha.
A minha solidariedade,humanidade e os meus sentimentos .YAN AY

Acidente da TAM ontem ganha repercussão mundial.Triste repercussão.

O acidente com o vôo JJ 3054 da TAM, que se chocou com um depósito da própria companhia e pegou fogo na noite desta terça-feira em São Paulo, ganhou as manchetes dos principais veículos de comunicação ao redor do mundo.
Depreciando infelizmente a nossa imagem de competência em questões aéreas .Nós, que demos o avião para o mundo .Um mineiro,Santos Dumont .Dele,ele nós devemos. Gratidão.SEMPRE.

A rede de televisão norte-americana "CNN" destaca a tragédia como “a pior na história da aviação brasileira” e fala em um número não oficial de 200 mortos no acidente. “A tragédia acontece em um momento de preocupações com a segurança do tráfego aéreo no Brasil”, assinalou a rede, durante sua transmissão ao vivo.

A britânica "BBC" também dá grande destaque para o acidente em São Paulo e traz uma declaração atribuída ao governador do Estado, José Serra, de que há poucas chances haver sobreviventes. O desastre de hoje foi comparado às maiores tragédias aéreas do ano.

O tradicional jornal norte-americano "New York Times" acionou o seu correspondente no Brasil Larry Rohther.
O texto destaca a crise aérea que o País vive desde o acidente da Gol. Segundo a publicação, as companhias aéreas tinham reclamado da recente reforma na pista de Congonhas.

Na vizinha Argentina, o diário "Clarín" estampou o acidente na manchete de sua versão eletrônica e lembrou o recente incidente com o avião da Pantanal, ontem, no mesmo aeroporto. O jornal portenho reportou que autoridades da Aeronáutica ficaram descontentes com o resultado as obras para consertar o escoamento da pista.

O espanhol “El País” registra que o número de mortos do desastre pode chegar a 200 e que uma falha na manobra de pouso fez com que o avião se chocasse com um depósito. O jornalista norte-americano Joe Sharkey, um dos passageiros do Legacy que se chocou com o vôo 1907 da Gol em setembro do ano passado, também registrou o acidente em seu blog na internet. (18/07/2007 03:03)
Tragedia aérea en Brasil Al menos 200 muertos en Sao Paulo 18 de Julio de 2007SAO PAULO - Al menos 200 personas murieron al estrellarse un avión de la aerolínea TAM, cuando intentaba aterrizar bajo la lluvia en el aeropuerto de Congonhas. El Airbus A320 falló en la maniobra y al salirse de la pista terminó colisionando contra un hangar y un punto de abastecimiento de gasolina aledaños al aeropuerto en una transitada avenida de Sao Paulo.
No pudo frenar
Fika pairando perplexa a inevitável pergunta :

Viajar de avião ainda é seguro de fato em nosso país ?


Uma imagem emblemática da qual eu Yan ,sempro me lembro :

( Lembram-se de Nova York QUATRO aviões seqüestrados. Quatro tragédias aéreas. A destruição do WTC...)
A imagem de um jato 767 se chocando contra uma das Torres Gêmeas, mostrada repetidas vezes na televisão.
Os ataques de 11 de setembro de 2001 abriram uma arrepiante nova era de agressão terrorista.
Linhas aéreas tornaram-se meios para fins mortíferos e aviões viraram bombas incendiárias.
Com isso surgiu um novo perfil de viajante aéreo temeroso:
aquele que se sentia seguro antes, mas agora está abalado pela possibilidade de um ataque terrorista.
Além disso, uma série de desastres aéreos não ligados ao terrorismo, ocorridos depois de 11 de setembro, fez com que o medo de voar de muitos aumentasse ainda mais.

É verdade que milhões de pessoas no mundo não podem se dar ao luxo de viajar de avião. Para outros, porém, voar é uma necessidade rotineira.
Para quem precisa fazer muitas viagens de negócios, embarcar num avião é inevitável. Missionários e ministros cristãos muitas vezes precisam fazer longos vôos para cumprir suas designações. Até para os pobres o avião é, às vezes, o único meio de transporte adequado numa emergência médica, por exemplo.

E milhares de pilotos e tripulantes ganham a vida voando.

Muitos desses viajantes aéreos,
talvez eles mesmos receosos,
precisam acalmar esposas e filhos apreensivos,
antes de sair de casa.

E, à medida que os embarques que antes eram rotineiros
se tornam provações,
os viajantes se perguntam
se voar ainda é
a melhor maneira de viajar. YAN AY

A busca de céus mais seguros. Uma Utopia ?

Por causa dessas fatalidades,
toda a questão de segurança nos aeroportos e nos aviões
veio a estar sob intenso escrutínio.

O próprio inspetor-geral do Departamento de Transporte dos EUA,
Kenneth M. Mead, declarou perante uma comissão do Congresso:
“Apesar das já existentes e das novas exigências de segurança,
ainda existem falhas alarmantes e algumas . . . vulnerabilidades que precisam ser corrigidas.”

O que está sendo feito e será REALMENTE feito para corrigir essas deficiências?

Fatos sobre viagens aéreas
Segundo estimativas, 1 em cada 5 passageiros tem medo de voar.
Mas nem todas essas pessoas acham que voar seja inseguro.
Muitas vezes, essas ansiedades resultam de outras fobias, como medo de altura ou de áreas apinhadas de gente.

Tragédias no Brasil viajam de aviões e helicópteros tb.

Sinal dos tempos:

o número de helicópteros civis no Brasil é um dos maiores do mundo.
E de jatos executivos estamos atrás apenas dos EUA em número deles .
São Paulo é a cidade que mais uso faz do automóvel alado.

Intensamente utilizado pela elite econômica deste nosso pais campeão em desigualdade social – para lazer, para evitar seqüestros ou para escapar do trânsito nas ruas e estradas – agora converteu-se no veículo preferido pelas tragédias.


Há poucos anos, num fim de semana rural no Paraguai, a vítima foi o comandante-empresário Rolim Adolfo Amaro, presidente da TAM e uma acompanhante, funcionária da empresa. No, a 500 metros da sofisticada praia de Maresias, no litoral norte paulista, desapareceram no mar o piloto e a namorada do empresário-atleta João Paulo Diniz, a modelo Fernanda Vogel.
Se incluímos o desastre no com o ultraleve do cantor e compositor Herbert Viana, que o invalidou parcialmente e tirou a vida de sua mulher, e acrescentamos o fatal atropelamento do músico Marcelo Fromer por uma motocicleta, temos como saldo – ou dolorosa conclusão – que a velocidade é a assassina do momento.

No passado, reis, príncipes e princesas eram abatidos em duelos, batalhas, levados pelas paixões. Hoje, o grande ceifador é o turbilhão do ócio e do prazer.

Alteremos para melhor esta realidade no Brasil :

Voar pode matar . ( Yan Ay )

No meu luto solidário , uma obra intensamente reflexiva minha :

Questões trancendentais atemporais...

O pq da Morte...

Título: Sobre a Morte.
Autor:Yan Ayrton

À todos os meus pais e mães,de tantas as vidas anteriores
e tb desta, q à mim me permitiram , à elas trazer-me,
de novo nascer e aki renascerpara a Vida
,e com eles buscar crescer e melhor ser...

A física Matéria da Terra
Tão frágil,vulnerável
E sempre em tudo mutável,
No seu servir modificável

A passear,pelos reinos
animal,vegetal e mineral,
ela nos brinda uma certeza
- para ttos terrível -
no seu cumprimento infalível :
AO NASCER PRINCIPIAMOS A MORRER !

Nessa polimorfa realidade
Da vida avançando
A nossa viagem em idade
No tempo o ocaso alcançando

– Um simples vaticino estabeleço, -
Uma reflexão inevitável eu faço : - Na senda da misteriosa,tão grandiosa Eternidade
Encontrar a Morte e o desatar do físico laço
É o primeiro passo!

Sua inevitabilidade à ttos atordoa
Inconformiza e magoa

O q é a Morte afinal?
É partida à força decidida?
Pode ser ela compreendida,
Aceita,definida ?
Talvez....talvez....

É ela o entreato final

Do vasto panorama

Em humana feição,

afeição e drama,

em tudo essencial

[[

De uma singular vida!

[[

Q daki múltiplas lições aproveitou

Ou então omisso se adiou

Ou quanto vasto desperdício

– Muito se quedou !

[[

Sabe ser elaUm ritual de passagem e de coragemNuma etérea voragem-mensagemde não ignota procedênciaDe delicada viagemTransposição e passamento,Aturdimento mas tb desvendamentoE para alguns tal decisivo momentoainda q em excruciante tormentoTurbulento e até quem sabe sangrentoEm dores do parto da despedidaDe uma vida em violência praticadaE em si tb devolvida,O q importa,delimita e comportaCom a porta do existirfinalmente se fechar é q,decisivamenteo ingresso na outra vida seqüencial,É em tudo fundamental !Mas por ignorânciaEm buscar-seA Eterna SabedoriaPara a vasta maioriaA compreensão deste lindo ProgressoPermanece indefinida!E caminhantes eles em direção à ElaPerplexos,inconformados,Em descomunal medo se vão,Em covardia cúmplice se dão -Em revolta surda,absurda e inútilDela imprecam e zombamEsquecendo-se de o BemPor aki estabelecer e o fazerNuma rejeição dele tola e fútilA vida toda para isso tiveramPara ele,o Bem, o viverem e o serem Bem teimosos dele se abstiveramE muito o quiseram impedi-lo....Vejam bem....!E agora com a Morte à portaDesamparados com a empáfia em cortePegajosa a lhes prenderComo antagonistas resistentes do BemSua malfazeja sorte lhes desmascara e revela:Bem vazios por dentro foram e estão!E assim acoitados aos ventosÀ teimar armazenarconflitados sentimentosSe debatem em tardios lamentosde vidas inconstruidas,acinzentadas em egoísmos,separativismos e triunfantes injustiçasque bem lhe garantiram as suas variadas,doentias cobiças.À Morte em tudo tentar evitar!Insubmissas,as suas mentes enfermiçasNum delirante escapismoSonham e se atrevemÀ Morte burlarEm um imundo, decaido jeitodela tentar se safar!Para em si nada melhorar e mudar!Mas agora na última, Escorradia e finalizadora hora Não há futuro passível de se comprarE o seu escuro DestinoSerá em tudo impossível de se o evitar!!!Morte - teu funéreo convocamentoSeu aprazado chamadoigualiza à todos – independente do anterior estado:magnata,rico,remediado,pobre ou miserável,branco,amarelo,mulato ou preto,poderoso ou desvalido,fraco ou forte,Todos vão,da sua vida contas prestar,ao Universo o seu Evoluir ajustar!!! À vc, impávida e justiceira,Em tudo incompreendida,Temida de forma descabida -De vc ninguém escapa !!!Brame o seu alfange,Com exatidão,perfeição e frieza,E assim a com sua negra capaÀ todos envolve com certeza!Todos,indistintamente todos,Irão esta vida findarO corpo,servidor incessante,Em missão cessanteEm tudo sua alma abandonar!E este aos ossos chegarNa matéria generosaSempre servinte À Natureza e Beleza da VidaAquele físico invólucroImerso na terra apodrecerRenutrindo-a em aduboQ muito migraráDos vermes à plurais seresDe ao pó à ele se remeterVer-se solitária caveiraSer-se útil,em nova solidária poeira!Caminhando suas energiasA se depurarem na MorteUns contritos,uns serenos e alegres,Uns ainda até ali arrogantes,Uns em surdo desespero,todos ali nela chegarão,à avistarãoEm prosseguinte, incessante procissão...Se pudesse eu escolherQdo a Morte vier me buscarTão eu bem gostariaNum sono tranqüilo estarPara em serena harmoniaAgradecendo a Deusassim poder expiraros meus olhos físicos fecharà aspirar outra vidade novo aki retornar e estarCom ela,uma vez +,a sábia morteEla a me levar,principiarEsta cósmica travessiaEm direção à essencialidade de nósEm busca do prosseguido destinoEm direção à LuzE ao Amor transfiguradorIluminador do PaiTal estado cíclico produzNo bardo inter-existênciasA + linda constataçãoDa fenomenal existênciaEm Arquitetura em Mérito GenialDas muitas Moradas do Pai!Cada nicho vasto lar desteCada qual crescentementeEm Sabedoria compatívelMais ansiadaPor todas as Legiõesde seres no Universo.Em todo o seu esplendorprofuso,lindo e diverso.Numa espiral de luz a subirDimensão à dimensão,Degrau civilizatório à degrau,para todas as faixas evolutivas,de terrestres humanos,à diversificadíssimosirmãos cósmicos,encantadores e tão pluraisaos Seres Maioresiluminantes em Sabedoria,Plenitude e AmorDa mais pura luz :Angélicos e pós-angélicosComo Jesus.Esta Espiral de LuzConformadora do UniversoSobe,ascende,Em glória tudo vivivicaExpande e brilhaE em nós bem fikaA nostalgia da consciênciaDo Éden primordialPois esta Espiral de LuzQ percorre sendoEla todo o UniversoTermina a chegarNo coração do PaiComo disso bem o seiNem mesmo nem o sei...Mas q sei sei...No puro sentimentoDe ligação à Ele.Nesta vasta estradaDo pensamento prescrutadorEm libertária conexãoÀ alma tão necessáriaBusca-se e anseia-seCom o mais alémProvindo de QuemTudo com AmorCom mérito inclui !Vida e MorteSom e SilêncioUm fundamental ao outro

Para poder-se iniciar
A mesma música
Em uma nova,
Prosseguinte versão

Melhor tocada,expressada
Aprofundada e composta,
Em tudo revista,expandida
Disposta à quem sabe um dia chegar
ao coração de um anjo
e tb à um se transformar. YANayrton

PS : sabia q precisava criá-lo...o futuro me dirá pq...yan

Barcaças embandeiradas
De negro, na praia,
Abrem roturas
Sem margens
E sem retorno,

Em ttas criaturas
Femininas,
Anoitecidas de luto
E de rezas.

Esperam o velório,
Num areal de redes
E de cadáveres. Violeta Teixeira,

in FALO-VOS DO SILÊNCIO, Magno Edições, 1999

Los accidentes aéreos más graves desde 1999:
-1999- - 31 de octubre - Estados Unidos: Un Boeing 767 de la compañía Egyptair desaparece en la costa este de Estados Unidos con 217 personas a bordo. No hubo supervivientes. -2000- - 31 de enero - Costa de Marfil: Un airbus de Kenya Airways cae al mar poco después de despegar de Abiyán: 169 muertos. - 19 de abril - Filipinas: Un 737-200 de Air Filipinas se estrella en la isla de Samal, al sur del país: 131 muertos. - 9 de julio - Colombia: 113 muertos en el accidente de un avión DC-4 de la compañía Coral que se estrella poco después de despegar de Villavicencio (sureste de Bogotá). - 25 de julio - Francia: Un Concorde de Air France con destino a Nueva York se estrella contra un hotel cerca del aeropuerto parisino de Roissy: 113 muertos. - 23 de agosto - Bahrein: Un Airbus A-320 de la compañía Gulf Air cae en el Golfo de Bahrein poco antes de su aterrizaje: 143 muertos. -2001- - 3 de julio - Rusia: 145 personas mueren cerca de Irkutsk (Siberia Oriental) al caer un TU-154 de la compañía VladivostokAvia. - 8 de octubre - Italia: Un MD 87 de la compañía SAS, con 104 pasajeros y seis miembros de la tripulación, se estrella tras chocar con un avión privado alemán, que transportaba a cuatro personas, en el aeropuerto de Milán-Linate (norte): 118 muertos. - 12 de noviembre - Estados Unidos: Un Airbus A-300 de American Airlines se estrella en el barrio de Queens en Nueva York y causa 265 muertos. - 2002 - - 12 de febrero - Irán: Un Tupolev-154 de un vuelo nacional iraní se estrella en el sudoeste del país, con un balance de 119 muertos. - 15 de abril - Corea del Sur: Un Boeing 767 de Air China se estrella en una zona residencial cerca de Gimhae, en Corea del Sur: 129 muertos. - 4 de mayo - Nigeria: Un avión con 79 personas a bordo se estrella contra unos edificios al aterrizar en el aeropuerto de Kano (norte): 149 muertos. - 7 de mayo - CHINA - Un MD-82 perteneciente a China Northern cae al mar al noreste de China, con un balance de 112 muertos. - 25 de mayo - Taiwan: Un Boeing 747-200 perteneciente a la aerolínea taiwanesa China Airlines cae en pleno vuelo durante un viaje a Hong Kong, con un saldo de 225 muertos. -2003- - 19 de febrero - Irán: Un avión militar se estrella en la región montañosa de Sirch (sudeste de Irán), con un balance de 275 muertos. - 6 de marzo - Argelia: 102 personas mueren en el accidente de un aparato de la compañía Air Algerie en el aeropuerto de Tamanrasset (1.900 km al sur de Argel). - 8 de mayo - República Democrática del Congo: Unos 200 pasajeros mueren, según las autoridades del aeropuerto, cuando la puerta trasera de un avión Ilyushin-76 perteneciente al ministerio de Defensa ucraniano se abre mientras sobrevolaba la República Democrática del Congo. - 8 de julio - Sudán: Un avión de línea sudanés con destino a Jartum se estrella: 114 muertos y un superviviente. - 25 de diciembre - Benín: Un avión perteneciente a la aerolínea UTA, radicada en Guinea, cae al mar cerca de Benín el día de Navidad. Mueren 139 personas, en su mayoría libanesas. -2004- - 3 de enero - Egipto: Un Boeing 737 de la compañía charter egipcia Flahs Airlines se estrella en el Mar Rojo justo después de despegar de la estación balnearia de Charm el Cheij, causando 148 muertos, entre ellos 135 turistas franceses. -2005- - 3 de febrero - Afganistán: Un Boeing 737 de la compañía aérea afgana Kam Air, en el que viajaban 104 personas, 24 de ellas extranjeras, se estrella en la montaña Cheri Ghar, a unos 30 km al este de Kabul. - 14 de agosto - Grecia: Un boeing 737 de la compañía chipriota Helios se estrella en Grecia con 121 personas a bordo, sin que haya supervivientes. - 16 de agosto - Venezuela: Un MD-82 de la compañía colombiana West Caribbean, que volaba de Ciudad de Panamá a Fort de France, Martinica, con 160 personas a bordo se estrella en la frontera colombo-venezolana. - 5 de septiembre - Indonesia: Un avión de la compañía indonesia Mandala se estrella en el norte de la isla de Sumatra (norte de Indonesia) y provoca la muerte de al menos 150 personas. - 22 de octubre - Nigeria: Un Boeing 737 de la compañía nigeriana Bellview Airlines se estrella cerca de Lagos poco después de despegar: 117 muertos. - 6 de diciembre - Irán: Un avión militar Hercules C-130 se estrella al pie de un edificio en Teherán: 108 muertos. - 10 de diciembre - Nigeria: Un DC-9 de la compañía nigeriana Sosoliso se estrella en el aeropuerto de Poret Harcouri (sur): 107 muertos. -2006- - 3 de mayo - Armenia-Rusia: 113 personas perecieron al estrellarse un Airbus A320 de la compañía armenia Armavia cuando se disponía a aterrizar en el aeropuerto de Sochi, al sur de Rusia. - 9 de julio - Armenia-Siberia: un Airbus A310 de la compañía armenia Armavia se estrelló e incendió al aterrizar en Irkutsk (Siberia oriental) provocando la muerte de unas 140 de las 200 personas que iban a bordo. -29 de setiembre - Brasil: avión de la compañía brasileña Gol que se estrelló en la zona amazónica con 154 personas a bordo, cuyos restos no fueron hallados. -2007- -17 de julio - Brasil: Un Airbus 320 de la Tam con 176 ocupantes se incendió tras chocar contra un local fuera del aeropuerto de Congonhas, en la zona urbana de Sao Paulo, y el accidente habría dejado unos 200 muertos. Entre los accidentes más mortíferos de la aviación civil figura una colisión, el 27 de marzo de 1977, entre dos Boeing 747 en el aeropuerto de Tenerife (Islas Canarias, España), que causó 583 muertos. El 12 de agosto de 1985, el accidente de un Boeing 747 de la Japan Airlines que cubría el trayecto de Tokio a Osaka provocó la muerte de 520 personas

19 de abril de 2000 Boeing 737/200 da Air Philippines cai próximo ao sul da cidade de Tavao, nas Filipinas, deixando 131 mortos.30 de janeiro de 2000 Avião da Kenya Airways cai no mar logo após decolar de Abdjan, Costa do Marfim, matando 179 pessoas.31 de outubro de 1999 Avião de Egypt Air cai em Nantucktt, Massachusetts (EUA), matando 217 pessoas. Setembro de 1998 Morrem os 229 ocupantes de um avião MD-11 da companhia suíça Swissair, que decolou de Nova York e caiu no oceano Atlântico ao tentar um pouso de emergência em Halifax (Canadá) após incêndio a bordo.Agosto de 1998 Pelo menos 82 pessoas morrem após um Tupolev-154 da empresa Cubana de Aviación sair da pista do aeroporto de Quito (Equador)Maio de 1998 74 pessoas morrem na queda de um Boeing 737-200 na região peruana de AndoasMarço de 1998 Boeing 727 da empresa afegã Ariana bate em montanha perto de Cabul, matando 45 pessoas.Fevereiro de 1998 Um Airbus 300-600 da China Airlines cai sobre casas perto do aeroporto de Taipé (Taiwan), matando 264 pessoas.VFevereiro de 1998 DC-9 da empresa filipina Cebu Pacific cai no sul das Filipinas, matando 104 pessoasJaneiro de 1998 80 soldados da milícia Taleban (que controla o Afeganistão) morrem ao cair avião afegão no Paquistão.Dezembro de 1997 A aeronaveda companhia aérea Biman Bangladesh Airline caiu e provocou a morte de 89 pessoas.Agosto de 1997 Um avião russo Tupolev-154 bateu em uma montanha gelada na ilha de Spitzbergen, ao norte da Noruega, matando as 143 pessoas que estavam a bordo.Outubro de 1997 Vôo da Austral cai no Uruguai com 79 pessoas a bordoSetembro de 1997 Airbus com 234 cai na Indonésia Agosto de 1997 Boeing-747/300 da Korean Air ia da Coréia do Sul para Guam, ilha administrada pelos Estados Unidos no oceano Pacífico. Mais de 200 pessoas morreram e 29 conseguiram sobreviver.Outubro de 1996 Queda do Fokker-100 da TAM em São Paulo provoca morte de 99 pessoas.Outubro de 1996 Um avião de carga Boeing-707 caiu sobre uma igreja pouco depois de decolar de Manta, no Equador, matando 30 pessoas.Julho de 1996 Explosão do Jumbo da TWA, que matou 230 pessoas.Junho de 1996 Um acidente com um avião DC-10 da companhia aérea Garuda, da Indonésia, matou três pessoas no aeroporto de Fukuoka, sul do Japão.Janeiro de 1996 Um avião de carga caiu em um mercado lotado no centro da capital do Zaire, Kinshasa, deixando pelo menos 217 mortos.Anteriores dezembro de 95 Avião cai e mata mais de 140 na Colômbia setembro 94 Avião cai e mata 132 nos EUA Um Boeing 737 da companhia USAir caiu perto de Pittsburgh (Pensilvânia, EUA), com pelo menos 132 pessoas a bordo. junho 94 Pior acidente de avião da China deixa 160 mortos O Tupolev-154, de fabricação russa, da China Northwest Airlines caiu e matou 262 pessoas a bordo. O avião caiu depois de decolar de Xian, com destino a Cantão, debaixo de chuva.

Uma história que eu sei

POUCAS semanas antes de 11 de setembro, o pai do meu amigo americano ,o Mike ,o seu pai chamado Alex achava que FINALMENTE estava para vencer o medo de voar. Quando o avião de passageiros em que ele estava decolou num vôo de Atenas para Boston, ele (gerente de relações públicas, de uma empresa norte-americana multinnacional), de 42 anos,

começou a ter uma leve crise de pânico —

seu coração batia mais rápido e ele suava nas palmas das mãos e na testa.

Mas ele sabia o que tinha de fazer. O terapeuta que procurava ajudá-lo a vencer seu medo de voar havia lhe dito que respirasse fundo, visualizasse cenários agradáveis e segurasse com força o braço do assento, aliviando a pressão quatro vezes por minuto.

Quando parecia que a turbulência e os ruídos assustadores ficariam insuportáveis, Alex procurou imaginar que estava à beira de um lago tranqüilo. “Eu achava que estava melhorando muito”, disse ele.

Milhões de passageiros já tiveram medo de voar. Em anos recentes, muitos fizeram cursos para perder esse medo, muitas vezes persuadidos por familiares, empregadores e companhias aéreas — todos interessados em que eles continuem a voar. Para a maioria dos passageiros o curso foi proveitoso; muitas clínicas alardeavam sucesso em 90% dos casos.

Mas o 11 de setembro mudou tudo isso.

Alex abandonou o curso imediatamente.

E, desapontando seu empregador, abandonou também os planos de voar para se encontrar com um prospectivo cliente importante.

“Meu medo de voar combinado com ataques terroristas”, disse Alex, “era demais para mim. A terapia não me preparou para isso”.

Quem tem medo de voar alega ainda que as perguntas de rotina feitas aos passageiros, no 11 de setembro, foram feitas também aos seqüestradores, perguntas tais como: “Algum desconhecido pediu para você levar algum item neste vôo? Algum item com o qual você está viajando esteve fora de seu controle depois que você fez as malas?” É óbvio que os seqüestradores responderam o mesmo que a maioria das pessoas: “Não!” Peritos em segurança concordam que o embarque bem-sucedido dos seqüestradores é evidência da fragilidade da segurança nas viagens aéreas. “Ninguém ou nada conseguiria forçar uma mudança”, disse Jim McKenna, ex-diretor da Aliança de Segurança na Aviação. “Quatro aviões seqüestrados e destruídos ao mesmo tempo, com milhares de mortes, talvez baste para forçar essa mudança.”

APRENDA as lições - inevitáveis e duras - corrija-se ,chore os seus filhos e LEVANTE a cabeça Brasil . Vc pode ser muito melhor do que tudo isto ! O seu filho Yan

OLHANDO DENTRO.Buscando sentido num dia bem triste .

Eu Yan Ayrton sou viajeiro andante,
as Xs errante mas sempre buscante
à bordo deste maravilhoso planeta azul,
a cruzar o infindo universo em expansão eterna,

de contemporaneidade permanente,
de trilhas caminhantes à Luz,
de velocidades inimagináveis,
energias incalculáveis,
massas pontiadas pelos bilhões de corpos celestes
a se aglutinarem em torno de uma estrela Sol...
guia calorosa,
de cuja luminosidade irradiam formas vívidas
intangíveis pelo meu simples corpo físico terreno!.

.. Sou um eterno apaixonado pela vida,
esplendorosa por si e mestra austera,

objetiva sim, porém,

q me presenteia com dádivas intrínsecas ao meu próprio ser,

q me faz seguir caminhos vastos, abertos, vislumbrantes,

de oportunidades ímpares a oferecer minha evolução

como aprendiz do amor... ou da dor !

[[


: ... Sou um ser humano, isso mesmo,

como vc, seus amigos, meus amigos e amigas qridas,

de corpo e alma,de estrada e de valorosa caminha

danossa comunidade global,

à procura de acertos, realizações, conquistas

e tantos outros anseios, muitas vezes sublimes,

na grande maioria ilusórios neste plano decorrente,

todavia,

encontro a consciência de quão não ínfimo é meu signifikado,

na grandiosidade da obra do Pai

e me flagro no espelho da alma,

q me conduz ao conhecimento de mim mesmo...

q traz as imagens dos erros na tentativa dos acertos!...

[[

Sou a tendência natural de companheiro,

de manifestação incompreendida na compreensão,

de distanciosa presença, imperceptível aos olhos...

entretanto, sensível na intimidade de alguém

q consegue sintonizar na freqüência dos hertz de carinho,

meiguice, de alguém q me faz SENTIR-SE amado,

[[ ora, eu ainda sou humano lembra !:

[[... Sou aquele menino-garoto-agora adulto,

Yan em progressão

que acredita invariavelmente no amor, sincero e verdadeiro,

capaz de transmutar em perdão,

em liberdade, em sonhos,

até em um pouko e um tto imenso de poesia,

"conjuntamente" à pessoa amada,

as armadilhas da inveja, da opressão, do nazismo psicológico,

das malbaratas palavras jogadas ao vento,

deprimindo,humilhando,

massageando egos mergulhados na obscuridade de falsos sentimentos,

de manifestações cordiais e calorosas,

na minha presença,

na fila indiana q fazemos parte,

onde trazemos nossas virtudes à frente e defeitos atrás,

contudo, lembro que, como esta fila "anda",

o q vemos à nossa frente?

E o q vêem atrás de nós?...

[[

Sou imperfeito em tds os sentidos,

as vezes até meio imprevisível,

meio lunático,visionário de utopias q insisto em crer,

perseguir, buscar em cada um q cruza meus caminhos,

no entanto, um pedaço de mim se vai

e outro fica de alguém,

[[

Cumpre aprender à doar-se mais,

manifestar-se mais, encorajar-se mais...

enfim, realizar-se mais,

mesmo q a premiação

seja concedida nos resultados materiais imediatos,

em detrimento dos esforços movimentados para tal,

pois bem, essa é a proposta - não aceito!...

[[

Sou alguém q sente, chora, sorri,

emotivo em essência,pobre nas coisas da terra,

mas rico em ter várias qualidades e tb vc como convivente,


que lê este longo perfil neste instante,

e q talvez discorde de alguma coisa q se descortina aki,

mas saiba,gostar ou não de mim, da minha essencialidade é uma opção sua ...

serás se vc quiser e seu supremo direito de escolher

ou não a mim como um seu companheiro, amigo,

parceiro solidário do trabalho, das vitórias...

e também dos tropeços... enunciados pela inscrição

no silêncio da dor das marcas em meu rosto !...

[[

Sou, como dizem, "... o resultado das minhas escolhas...

e entre elas, a de ser feliz..."

contudo, esta afirmação será produto efetivo

na semeadura em solo fecundo e preparado,
com a chuva revitalizante

do cuidado, do esmero,
da dedicação, haja vista

a colheita poder ser adiada ou produtiva !

[[
Qro e almejo a minha,

integra e rediviva
com a minha inicial origem do PaiEterno glorioso....

YAN AYRTON

terça-feira, 17 de julho de 2007

Por que DEUS ? Uma resposta pessoal aos ateus .


ALFA E OMEGA >>> Yan Ay

Querido DEUS !

Eu agradeço por me lembrar do poder que possuo
De criação e de ação .

Agradeço por me mostrar que sou protegido,
guiado e iluminado pela Sua Presença Divina no mais íntimo do meu ser.

Agradeço, Senhor, por me dar abrigo na tempestade,por endireitar o q
esta torto, por criar saídas onde parece não haver escapatória.

Agradeço por me perdoar quando eu não posso ou não quero perdoar a
mim mesmo.

Agradeço, Senhor, pela Sua compaixão, pela Sua graça, pela Sua bondade,
que estão SEMPRE maravilhosamente presentes, sustentando-me nos momentos mais difíceis.

Agradeço, Senhor, por não me deixar esquecer que SEU SER me habita e é a Força que dá vida a minha alma.

Força linda e espantosamente perfeita .

Agradeço, Senhor, pelo ser q eu Yan sou.

Que Assim Seja ...
Graças a TI. Semper et semper !!!! Amém! --->>> Com absoluto krinho ,Yan Ay

O PROFESSOR ATEU E O ALUNO CRISTÃO Yan Ay

DEUS EXISTE


Um professor ateu desafiou seus alunos com esta pergunta:

* Deus fez tudo que existe?
* Um estudante respondeu corajosamente: - "Sim, fez!"
* Deus fez tudo, mesmo?
* Sim, professor - respondeu o jovem.
* O professor replicou:

* Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe, e considerando-se que nossas ações são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mal.

* O estudante calou-se diante de tal resposta e o professor, feliz, se vangloriava de haver provado uma vez mais que a Fé era um mito.

* Outro estudante levantou sua mão e disse:
* Posso lhe fazer uma pergunta, professor?
* Sem dúvida, respondeu-lhe o professor.
* O jovem ficou de pé e perguntou:
* Professor, o frio existe?
* Mas que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio?
* O rapaz respondeu:
* Na verdade, professor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor.
* E a escuridão, existe? - continuou o estudante.
* O professor respondeu:
* Mas é claro que sim.
* O estudante respondeu:
* - * Novamente o senhor se engana, a escuridão tampouco existe. A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas varias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda.
* A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca.
* Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? * Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo?
Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente.
* Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor:
* Diga, professor, o mal existe?
* Ele respondeu:
* Claro que existe. Como eu disse no início da aula, vemos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo, essas coisas são o mal.
* Então o estudante respondeu:
* O mal não existe, professor, ou ao menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus. É, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a Fé ou o Amor, que existem como existe a Luz e o Calor. O mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz."

Todas as coisas foram feitas por Deus, e sem Ele nada do que foi feito se faz (João 1:3)

Amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para Deus é como mil anos, e mil anos como um dia (2 Pedro 3:8)

A fé é tudo. É a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver (Hebreus 11:1)

Não devemos acreditar somente nas coisas que se vê, mas não coisas que não se vê; porque as coisas que se vê são temporais e as coisas que não se vê são eternas (2 Coríntios 4:18) - Maior e mais poderoso é o DEUS que está em seu coração do que qualquer que esteja no mundo (1 João 4:4) - Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem me acharão (Provérbio 8:17) – Aproxime-se de Deus, e Ele se aproximará de Você (Tiago 4:8) - Hoje, se ouvires a palavra de Deus não endureça o seu coração (Hebreus 4:7)

Por fim, arrematando, o mal do mundo é o ANALFABETISMO, e não a RELIGIÃO.Yan

Está tudo aqui: é só saber interpretar!
Meu DEUS.
Penetra na alma, na mente, no coração e no espírito de todos os povos do mundo
para que,

pela manhã, transformem todas às Igrejas, Templos, Mesquitas - ou o quê queiram chamar -
,
em Faculdades de filosofia, física, química, biologia, engenharia, geologia e astronomia (para provar a tua existência)
e, à noite, em um lugar sagrado em adoração a Ti (agradecer a perfeição de todas as ciências),
e não em local eterno para pedintes, fracos e oprimidos!!!. Entenda quem puder

Chegaremos a uma civilização quando as ilusões chegaram ao ponto zero (Nietzsche)

A verdade que eu trago é terrível, pois até agora, se chamou a mentira, verdade (Nietzsche)

Custamos a aceitar uma nova explicação para o que parecia óbvio e estava errado. Os longos hábitos morrem devagar (Shakespeare)

Quem não questiona seus próprios conhecimentos não merece tê-los (Descarte)

Irei morrer adorando Deus, amando quem me ama, combatendo que me combate e detestando supertições (Voltaire)

A sabedoria é a coisa principal. Adquire pois a sabedoria, empregado tudo o que possuis na aquisição do conhecimento (Provérbio 4:7)

JESUS é grande pela sua obra: criação do Novo Testamento que mudou o mundo na forma de pensar e agir diante de seu semelhante.

Graças a igualdade social pregada por Cristo que hoje, em todos os Países do Ocidente, a Constituição Federal de cada País, ou equivalente, reza que todos são iguais perante a lei dos homens.

Por outro lado, onde a doutrina cristã não passou,
as mulheres são discriminadas, submissas,
humilhadas e exploradas.

Serão necessários mais 2.000 anos para aqueles povos evoluírem???.

Veja que absurdos de PRÁTICAS RELIGIOSAS, em nome de religiões diversas, que revelam ignorância/analfabestismo, e não o espírito/correto entendimento de uma religião (qualquer que seja). Estas práticas são repudiadas no mumdo inteiro porque agridem a dignidade da pessoa humana:
- Onde já se viu alguém colocar explosivo no corpo e detonar em nome de Deus...???!!!

Por que não se explode sozinho lá no quintal ou na hora do almoço, , haja vista o desejo último dele é ir morar com Deus? Será que todos aqueles que ele matou eram contra o Deus dele, e por isso todos irão para o inferno exceto ele, que irá direto para o céu ser recepcionado por Deus com um favo de mel??!!!
Quem colocou isso na cabeça dele, desde criança?.

Se esse cidadão fosse (ou estudasse para ser...)
engenheiro, físico, matemático ou qualquer outra profissão, teria essa vontade de se explodir?

Logo, a miséria humana é fruto de mentes finitas e imperfeitas de alguns!

- A mulher ser obrigada a aceitar o homem ter várias mulheres (lá, é cultural; aqui, é poligamja)...
- A mulher é impedida de estudar e de trabalhar para servir sempre ao homem.
- A mulher pode ser estuprada para vingar a honra alheia (que horror!! coisa nojenta!! coisa odiosa!! coisa covarde!!!!! coisa inominável!!! coisa de bípede das cavernas!!

A PROVA DA EXISTÊNCIA DE DEUS .Yan Ayrton

DEUS existe pela sua obra complexa de todos os seres vivos,

a ordem perfeita do Cosmo, das leis eternas e imutáveis da natureza.

Pois não nasce NADA do nada!

SEGUNDO A FILOSOFIA helenista (parte da Grécia Antiga, antes de Cristo), o NADA existe. É a negação de tudo e dele não pode existir/originar/porvir. Assim sendo, como algo (universo) fora criado/originado do NADA?

Logo, DEUS EXISTE.

SEGUNDO A BÍBLIA, a Palavra de Deus e o Evangelho de Cristo favorecem a virtude, inibe vícios e transforma qualquer um na mais alta perfeição da natureza humana. E outra: NINGUÉM (nem rei nem filósofo), antes de Cristo, teria dito palavras tão perfeitas e reveladoras. Com efeito, se os profetas eram pessoas simples e de pouca instrução, como teriam capacidade de prescrever verdades tão absolutas, se não tivessem um sentimento/pensamento divino dentro de cada um? Você acredita que toda a Bíblia foi manipulada pelo Papa e o Imperador daquela época? Claro que não!

Logo, DEUS EXISTE.

SEGUNDO A CIÊNCIA, algo para "explodir" (Teoria do Big Bang) precisaria de calor/combustão. Ora, se antes do firmamento (origem de TUDO) nada em matéria existia, então de onde originou-se essa explosão e formou todo o Universo? Por acaso existe explosão de tempo e espaço? O tempo e o espaço não iniciaram dessa explosão!!!???

Logo, DEUS EXISTE.

SEGUNDO A TERMODINÂMICA, que é a lei da conservação de energia, diz que a energia não pode ser criada nem destruída e que a quantidade total de energia no universo é sempre a mesma, podendo ser transformada em forma diferentes. Portanto, não existe cosmo em evolução constante. Trata-se apenas de mais uma teoria aguardando ser substituída por outra.

Logo, DEUS EXISTE.

SEGUNDO A BIOGÊNESE, a matéria inanimada (morta) e inorgânica (sem órgão) não pode produzir vida, nem o inorgânico pode produzir o orgânico. Por isso, nenhum ser vivo pode se originar de matéria morta (gás carbônico, fogo, pedra, água e terra. Era tudo que existia na criação da Terra), então como se originaram as bactérias até evoluírem a um ser mais complexo, como peixe e cobra, daí
Comentários
(12/12 09:00) Yan: daí chegarem a um dinossauro? Como surgiram os órgãos genitais reprodutores dos animais? Por caso foi uma bactéria se esfregando uma na outra, daí surgiram o macho e a fêmea? Não estaria aqui - a criação da vida com reprodução - um direcionamento/presença de Deus? Sinceramente, você acredita que uma bactéria invisível, vindo do NADA, evoluiu até um dinossauro, fruto do ACASO?

Logo, DEUS EXISTE.

SEGUNDO OS ATEUS (mais ilustres e recentes, os Filósofos Humo, Schopenhauer e Nietzsche) a miséria humana nega a existência de um Deus bondoso. Ora, as misérias que afetam a vida humana não estaria nas leis gerais e imutáveis da natureza (ou seja, tragédia pode acontecer com qualquer um) e que todo sofrimento humano é fruto de ações da mentes finitas e imperfeitas (a ignorância leva o homem ao declínio, a volta a animalidade)? O sofrimento humano não seria conseqüência do analfabetismo? Tudo que o homem precisa não está na natureza, tanto para se alimentar como para progredir materialmente? Cultura é o único bem quem ninguém tira de você. Além de libertar e fortalecer o ser humano. Mas devido a inveja e o egoísmo, o homem deixa seu semelhante ignorante para felicitar a exploração, servir de curral eleitoral (lastro para se manter no poder) e saco de corrupção (programas sociais do Governo). Com efeito, a culpa da miséria humana é de Deus? O ser finito (tudo que nasce e morre) pode compreender o infinito (sempre existiu)? Por isso, como querer negar ou comparar a plenitude do Universo em face das tragédias humanas, criadas e motivadas pelo próprio homem?

Logo, DEUS EXISTE.

E SE NÃO BASTASSE TUDO ISSO - a prova da existência de Deus está no axioma (verdade incontestável): NÃO HÁ EFEITO SEM CAUSA. Ou seja, nenhum EFEITO é quantativamente maior nem qualitativamente melhor que a CAUSA. Há inúmeros EFEITOS cuja CAUSA não está na humanidade, uma vez que o homem está impossibilitado de reproduzi-lo nem tampouco explicá-lo: a CAUSA está, pois, acima do homem.
. É a essa CAUSA que se chama DEUS, Jeová, Alá, Brana, Fo-Hi, Grande Espírito... etc, segundo as línguas, os tempos e os lugares.

Esses EFEITOS (que não são criados nem reproduzidos pelo homem), de modo algum não se reproduzem por acaso, aleatoriamente e sem ordem; desde a organização do menor inseto, perfeição da máquina humana - com pensamentos e fala - , a harmonia da Natureza, até a lei que gere os mundos circulando no espaço - sem parar - tudo atesta que há um PENSAMENTO, uma COMBINAÇÃO, uma PREVIDÊNCIA, uma SOLICITUDE que ultrapassam todas as concepções humanas. Essa CAUSA que move toda essa ordem - sem interferência do homem - é, pois, soberanamente inteligente. É DEUS!

Logo, DEUS EXISTE.

Está claro que tudo que foi criado (explosão para formar o Universo e a origem da vida, com reprodução), houve uma VONTADE, um DIRECIONAMENTO, uma EVOLUÇÃO COM INTELIGÊNCIA DIVINA.

A pouca ciência afasta de Deus. A muita, aproxima (Pascal)

Se você estuda ciência o suficiente e com tempo suficiente, você será forçado a crê em Deus (Lord Kelvin)

Todas as coisas foram feitas por Deus, e sem Ele nada do que foi feito se faz (João 1:3)

Amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para Deus é como mil anos, e mil anos como um dia (2 Pedro 3:8) Reflitam YAN AYRTON

O FUTURO DO ESPIRITISMO Yan Ayrton
REFLETINDO SOB A ÓTICA ESPÍRITA


O Espiritismo foi chamado a desempenhar um papel imenso na Terra. Reformará a legislação tantas vezes contrária às leis divinas; retificará os erros da História; RESTAURARÁ A RELIGIÃO DO CRISTO,, que nas mãos dos clérigos se transformou em comércio e tráfico vil; instituirá a verdadeira RELIGIÃO,a religião natural, a que parte do coração e vai direto a Deus, , (...). Extinguirá para sempre o ateísmo e o materialismo, aos quais alguns homens foram levados pelos abusos incessantes daqueles que se dizem ministros de Deus, que pregam a Caridade com uma espada em cada mão, que sacrificam à sua ambição e ao espírito de domínio os direitos mais sagrados da Humanidade.
Obras Póstumas Alan Kardek, 2ª parte, págs. 249/250

ACREDITAR EM DEUS É FAZER ISSO...
EXEMPLO DE BOAS OBRAS PARA VOCÊ FAZER


Todo DIA, dê pelo menos R$1,00 a um necessitado idoso/deficiente (e não criança), pois compra 5 pães ou 1 sanduíche. Você sabe o que é passar um dia de fome, sem ter o direito de escovar os dentes nem tomar um banho? OU faça um favor a alguém OU dê um sorriso, um cumprimento a um idoso. Enfim, faça algo diariamente de coração. Liberte-se do preconceito, pois o preconceituoso é antes de tudo um escravo de si mesmo.

Todo MÊS, dê pelo menos uma cesta básica (em torno de R$ 20,00) a uma família carente OU seu empregado doméstico (lavadeira, cozinheira, babá, faxineira) OU doe leite a um asilo/orfanato. Um pacote de leite em pó custa em média R$ 2,00. Doe pelo menos 5 pacotes (custam menos do que cigarro e cerveja). Cuidar de criança abandonada evita a formar o marginal do amanhã, seu filho, seu neto, seu bisneto. Seja inteligente. Prepare um futuro melhor para seus descendentes! Cuidar de idoso abandonado, porque não sabemos o dia de amanhã. Seja humano!

Todo TRIMESTRE, doe sangue para ajudar a salvar pelo menos uma vida. Veja o local mais próximo de sua casa neste site: www.hemonline.com.br ou pelo fone 0800-61-1997 do Ministério da Saúde/DF. Pense no dia de amanhã!

Todo ANO, dê material escolar a uma criança carente OU a um presidiário, incluindo gramática, dicionário, tabuada, Constituição Federal e a Bíblia. Ajude a acabar com o analfabetismo entre os mais fracos/sem oportunidades/discriminados/sem esperança e se tornem pessoas do bem, respeitadas e admiradas como você. Liberte-se do egoísmo!

Para SEMPRE, doe seus órgãos e tecidos após a sua morte, pois negá-los é o maior gesto de egoísmo deixado na face da terra. Inscreva-se aqui para doar seus órgãos: www.adote.org.br ou fone 0800-61-1997 do
Ministério da Saúde/DF. Pense no dia de amanhã!
Todo ANO, dê material escolar a uma criança carente OU a um presidiário, incluindo gramática, dicionário, tabuada, Constituição Federal e a Bíblia. Ajude a acabar com o analfabetismo entre os mais fracos/sem oportunidades/discriminados/sem esperança e se tornem pessoas do bem, respeitadas e admiradas como você. Liberte-se do egoísmo!

Para SEMPRE, doe seus órgãos e tecidos após a sua morte, pois negá-los é o maior gesto de egoísmo deixado na face da terra. Inscreva-se aqui para doar seus órgãos: www.adote.org.br ou fone 0800-61-1997 do Ministério da Saúde/DF. Comunique a sua família esse seu desejo. Antes, leia a Lei Federal 9.434/97 no site www.planalto.gov.br - (link LEGISLAÇÃO), que fala sobre esse assunto
Não deixe de fazer o bem quem precisa estando em suas mãos a capacidade de fazê-lo( Prov3:27 ) .Com krinho , Yan Ayrton .

Oração pela paz
Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio que eu leve o amor.
Onde houver ofensa que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia que eu leve a união.
Onde houver dúvida que eu leve a fé.
Onde houver erro que eu leve a verdade.
Onde houver desespero que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza que eu leve a alegria.
Onde houver trevas que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu busque mais:
Consolar que ser consolado;
Compreender que ser compreendido;
Amar que ser amado.
Pois, é dando que se recebe;
Perdoando que se é perdoado;
E é morrendo que se vive para a vida eterna.

Esta oração atribuída a São Francisco é simples, bela, de espírito ecumênico e, por isso, rezada por muitas pessoas de outras religiões.

Ela resume os ideais franciscanos e humanos e,
ao mesmo tempo, representa uma resposta aos principais problemas da vida.

Nasceu na França no contexto da grande tensão mundial que precedeu a primeira grande guerra. Surgiu, na Normandia, num boletim paroquial com o título de oração da paz, embora depois tenha recebido outros nomes, como Oração Simples, Oração de São Francisco, etc.

Três aspectos são interessantes de observar:

1)A oração reconhece que Deus é a fonte da paz. Por isso pede para ser instrumento e não seu autor. Deus é a fonte da paz, porque quando alguém se encontra realmente com Ele passa certamente a viver segundo suas orientações e seus valores, abandonando os valores de outros ídolos. E Deus sempre pensa o bem para todos, pois todos são seus filhos e filhas, independente da religião, cultura, condição social, sexo etc. E uma vez que todos se sentem protegidos e contemplados nas suas necessidades e reconhecem que Deus quer vida digna para todos, então cessa automaticamente a discórdia, o ódio e a ofensa.Essa convicção vai fazer com que todos despertem para fazer acontecer a transformação da realidade que nega essa condição para todos. Todos se sentirão instrumentos de paz , jogadores do time de Deus, operários de sua obra.

2)Em segundo lugar, essa oração é um grande convite a olhar a realidade para dar-se conta da existência do ódio, da ofensa, da discórdia, da dúvida, do erro, do desespero, da tristeza e da treva que existe nas relações humanas. Numa palavra, é um convite a sair de si, deixando de se preocupar quase exclusivamente com seus problemas, uma tendência que parece natural em nós. Ser humano é justamente preocupar-se com os outros. O egoísmo, em qualquer das suas expressões, diminui a grandeza de coração das pessoas.

Não se trata apenas de um ver estático. É um ver afetivo, envolvente. A oração, por isso, sempre repete em cada frase “que eu leve...”. É a súplica para superar a indiferença, para comprometer-se com a transformação.

3)Por fim, a oração, na sua última parte, conclui confirmando a lógica do viver: “é dando que se recebe, perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive eternamente”.

Muitas pessoas demoram em dar-se conta deste princípio básico da vida, pois à primeira vista parece que ao dar se perde, ao perdoar se sofre um rebaixamento e ao morrer por uma grande causa (a paz) se desaparece para sempre. A oração tira o véu que encobre esta verdade e permite que sua luz ilumine os caminho de nossos pés.

Rezá-la com calma e deixar-se tomar pelo conteúdo de suas palavras é uma forma de educar o próprio coração para viver do jeito que Deus espera. Será desse modo de ser simples, altruísta, com foco no outro e não em si mesmo, assumido pela grande maioria do povo que a plantinha da paz terá condições de nascer, crescer e produzir frutos de alegria, regozijo, esperança e fraternidade.

QUAL FOI O DESTINO DOS APOSTOLOS ? Yan Ay

O DESTINO DOS APÓSTOLOS

Todos os apóstolos que andavam com Jesus morreram como mártires, com exceção de dois:
JUDAS ISCARIOTES, que traiu Jesus e acabou se enforcando.

JOÃO, que após ser exilado na ilha de Patmos, obteve a liberdade e morreu de morte natural.

PAULO, que não era apóstolo oficialmente, foi considerado apóstolo do gentios por causa da sua grande obra missionária nos países gentílicos.
Foi decapitado em Roma por ordem de Nero.

MATIAS, que ficou no lugar de Judas Iscariotes, foi martirizado na Etiópia.

SIMÃO, o zelote, foi crucificado.

JUDAS TADEU morreu como mártir pregando o evangelho na Síria e na Pérsia.

TIAGO (o mais jovem), pregou na Palestina e no Egito, sendo ali crucificado.

MATEUS morreu como mártir na Etiópia.

TOMÉ pregou na Pérsia e na Índia, sendo martirizado perto de Madras no monte de São Tomé.

BARTOLOMEU serviu como missionário na Armênia, sendo golpeado até a morte.

FILIPE pregou na Frígia e morreu como mártir em Hierápolis.

ANDRÉ pregou na Grécia e Ásia Menor. Foi crucificado.

TIAGO (o mais velho) pregou em Jerusalém e na Judéia. Foi decapitado por Herodes.

SIMÃO PEDRO pregou entre os judeus chegando até a Babilônia, esteve em Roma, onde foi
crucificado com a cabeça para baixo.

Pergunta: Qual será o seu destino ? Think about .Yan Ayrton

AS DIFERENÇAS DO SEGUIDOR E DISCÍPULOS DE CRISTO Yan

Pergunta: Qual é a diferença entre O SEGUIDOR E O DISCÍPULO ????

AS DIFERENÇAS:

1. O Seguidor Espera os Pães........O Discípulo é Pescador.

2. O Seguidor, Luta por Crescer........O Discípulo, Luta por Reproduzir-se.

3. O Seguidor, Entrega Parte de Seus Desejos........O Discípulo Entrega Toda a Sua Vida.

4. O Seguidor, Gosta de Afagos, Ser Enaltecido........O Discípulo Gosta de Serviço e Sacrifício.

5. O Seguidor, Vale Porque Soma........O Discípulo Vale Porque Multiplica.

6. O Seguidor, é Condicionado Pelas Circunstâncias........O Discípulo, Durante as Circunstâncias Exercita Sua Fé.

7. O Seguidor é Valioso........O Discípulo, é Indispensável.
(12/12 09:53) Yan: Portanto, devemos VIGIAR para andarmos como Discípulos.

Sabendo que Vigiar diz respeito à nossa Conduta e ao nosso Andar como discípulos de Cristo.

Pergunto:

Você Pensa diferente???

Você é Seguidor ou Discípulo ???? Cordialmente em Cristo ,Yan Ay


Seguir a Jesus: opção profunda e refletida . Yan

Continua sendo um grande desafio tentar caminhar nas estradas de Jesus em nossos tempos. Constantemente, nas orações eucarísticas da Igreja Católica, o povo repete confiante nas missas:
"Caminhamos na estrada de Jesus!". Esta afirmação queima e vivifica.
Exige compromisso de fé.
Exige rompimento com tudo aquilo que não faça parte do projeto de Jesus.

De nada adianta fazer tal afirmação no rito da Eucaristia se, de fato, não sabemos qual é o caminho e a estrada de Jesus.Seguir a Jesus hoje significa acreditar na opção de Jesus pela humanidade toda, em especial, os pobres.
Portanto, as opções de Jesus devem ser as nossas opções também hoje, em nossa história, em nosso cotidiano. As atitudes e a práxis de Jesus devem ser a nossa hoje. Por isso, há o perigo de se pronunciar algo, simplesmente porque está no rito ou na celebração, uma espécie de mecanização de linguagem ou decoração sem fé do ritual eucarístico. Viver a espiritualidade cristã significa estar atento ao Cristo que se identifica com os sem voz e sem vez.YAN AYRTON

Para vc Mara :

UM ANJO QUE É SEU..Yan Ayrton
Vc tem um anjo.

Para iluminar seu caminho,
para colocar ordem na sua vida,
para vc ter sempre a certeza,
de q ele está ao seu lado,
em todos os momentos.

Em qualquer situação,
na sua tristeza e na sua alegria.
E mesmo q vc se esqueça dele as Xs,

ele estará sempre do seu lado,
lhe ajudando, lhe dando conselhos,
lhe conduzindo na sua estrada,
as vezes triste, as vezes alegre.

Ele sempre vai dar o melhor de si,
para lhe ajudar,e em troca disso,

ele só quer q vc saiba dele,
q acredite nele.

Não precisa saber o nome do seu anjo,
basta lembrar dele como uma luz,
a iluminar o seu caminho.

E vc pode ter certeza de q ele é assim,

Uma imensa luz,q não se apaga nunca,
que não fika fraca,

que jamais perde sua força e seu brilho.

Um lindo anjo para vc...
O Pai Eterno lhe doou.

Q vc possa contar com ele qrida Mara,
Sempre..sempre..sempre!!

Um ser de luz q tto e sempre lhe amou. YAN

Hoje de noite,
Nessa noite...
Seus sonhos serão lindíssimos
Serão enkantados.
E seu sono abençoado.
Sabe por quê ?
-Vc tem um anjo a seu lado!.

Em seus sonhos...
Sentirá o vento suave da noite
Flutuará nas nuvens ao lado
do seu amor
Ouvirá sua música preferida
Terá sua paz desejada.
Seu anjo está a lhe guiar!

Nessa noite...
Seu anjo está a lhe proteger
Vigiando-te como se vc
fosse um inocente bebê,
( qta ternura ao vê-la... )
Tudo para que vc faça
uma viagem maravilhosa
para o novo dia que irá nascer.

Nessa noite...
Sinta seu anjo lhe acariciar
Ouça uma voz suave a lhe ninar
Sussurrando canções de amor
no infinito ao tê-la...

Acredite! Ele está a lhe guardar
no seu passeio pelas estrelas
Embalará seu sono até vc
Serenamente despertar! YAN AY

*********
THE MANIPULATION OF OPINIONS OF PEOPLE FOR RELIGIONS AND GOVERNMENTS,
CANNOT MODIFY THE COURSE OF THE HUMANITY IN DIRECTION TO THE DESTINATION OF THE PEACE AND THE UNION AROUND THE PLANET.




WE FOLLOW TOWARDS THE TRUE WISDOM .WE FOLLOW TO GOD . >Yan Ayrton

The World of the Anasazi.A iniciated people from very far beyond.YAN



About 1400 years ago, long before any European exploration of the New World, a group of Indians living in the Four Corners region chose Mesa Verde for their home. For over 700 years their descendants lived and flourished here, eventually building elaborate stone cities in the sheltered recesses of the canyon walls. Then in the late 1200s, within the span of one or two generations, they abandoned their homes and moved away.

Mesa Verde National Park
, which occupies part of a large plateau rising high above the Montezuma and Mancos Valleys, preserves a spectacular remnant of their thousand-year-old culture. We call these people the Anasazi, from a Navajo word meaning the ancient ones.
Ever since local cowboys discovered the cliff dwellings a century ago, archeologists have been trying to understand the life of these people. But despite decades of excavation, analysis, classification, and comparison our knowledge is still sketchy. We will never know the whole story of their existence, for they left no written records and much that was important in their lives has perished. Yet for all their silence, these ruins speak with a certain eloquence. They tell of a people adept at building, artistic in their crafts, and skillful at wresting a living from a difficult land. They are evidence of a society that over the centuries accumulated skills and traditions and passed them on from one generation to another.
By classic times (A.D. 1100 to 1300),the Anasazi of Mesa Verde were the heirs of a vigorous civilization, with accomplishments in community living and the arts that rank among the finest expressions of human culture in ancient America.
Much of the daily routine took place in the open courtyards in front of the rooms. The women fashioned pottery there, while the men made various tools--knives, axes, awls, scrapers--out of stone and bone. The fires built in summer were mainly for cooking. In winter when the alcove rooms were damp and uncomfortable, fires probably burned throughout the village. Smoke-blackened walls and ceilings are reminders of the biting cold these people lived with for half of every year.

Clothing closely followed the seasons. In summer, adults wore simple loincloths and sandals. In winter they dressed in hides and skins and wrapped themselves against the cold in blankets made of turkey feathers and robes of rabbit fur.

Getting food was a ceaseless struggle, even in the best of years. Farming was the main business of the people, but they supplemented their crops of corn beans and squash by gathering wild plants and hunting deer, rabbits, squirrels, and other game. Their domestic animals were dogs and turkeys.
Fortunately for us, the Anasazi tossed their trash close by. Scraps of food, broken pottery and tools, anything unwanted went down the slope in front of their houses.

My friend John - a true sercher of the secret of Maya .YAN

John Major Jenkins is an independent researcher who has devoted himself to reconstructing ancient Mayan cosmology and philosophy.


Since 1986, John has traveled to Mexico and Central America seven times. In 1990 he helped build a school in San Pedro, near Lake Atitlan in Guatemala. In 1994 he delivered relief supplies to a Quiché Maya community in the Western highlands of Guatemala. Since beginning his odyssey of research and discovery with the Maya, John has authored dozens of articles and many books, including:

Journey to the Mayan Underworld (Four Ahau Press, Boulder, CO: 1989)
Mirror in the Sky (Four Ahau Press, 1991)
Tzolkin: Visionary Perspectives and Calendar Studies (Borderland Sciences Research Foundation, Garberville, CA: 1992/1994)
Mayan Sacred Science (Four Ahau Press, Boulder, CO: 1994)
Maya Cosmogenesis 2012 (Bear & Company, Santa Fe, NM: 1998)
His 2002 book, Galactic Alignment: The Transformation of Consciousness According to Mayan, Egyptian, and Vedic Traditions was released with Inner Traditions International (Rochester, VT) in August 2002.

His new book, co-authored with Marty Matz, is called Pyramid of Fire and was released in November 2004.

He also facilitated the translation of The Key to the Kalevala by Pekka Ervast, editing and writing the introduction for it. This classic text on Finnish mythology was published with Blue Dolphin Publishers in 1999. In 1995 John was appointed literary executor for Eino Friberg, Finnish-American poet and translator of The Kalevala, the national epic of the Finnish people.

As a visiting scholar, Jenkins has taught classes at The Institute of Maya Studies in Miami, The Maya Calendar Congress in Mexico, The Esalen Institute, Naropa University and many other venues both nationally and abroad. He has been interviewed on numerous radio and television shows, including the Art Bell show, the Laura Lee show, Dr. Patricia Hill's The Changing Paradigm, and has appeared in documentaries on Native American prophecy and the millennium such as The Fifth Gate (Milton Media, Denmark) and Earth Under Fire (Conscious Wave Video).

In October of 2000, the Discovery Channel featured John's work on two episodes of the "Places of Mystery" series, which continue to be broadcast regularly on the Travel Channel. John will appear in a documentary on the Maya that will be broadcast on the History Channel in March 2006. John's careful scholarship and cutting-edge insights into why the Maya chose 2012 to end a great World Age cycle have been endorsed by the most progressive thinkers of our day.