sábado, 16 de junho de 2007



QUATRO MULHERES EXTRAORDINÁRIAS : CECÍLIA ,CLARISSE ,TEREZINHA e MÁRCIA . >>> YAN AYRTON <<<

- Viagem, de Cecília Meireles -

Viagem, de Cecília Meireles, foi publicado em 1939,
tendo sido premiado pela Academia Brasileira de Letras. Foi ele o primeiro grande livro reconhecido da autora.
Eminentemente lírica, Cecília Meireles é,
até hoje, uma das mais altas vozes da poesia brasileira – a mais espiritualizada delas.
Sua poesia serve bem de antídoto à brutalidade dos tempos atuais
.( Yan Ay )

“Minha primeira lágrima caiu dentro de teus olhos.
Tive medo de a enxugar: para não saberes que havia caído.

No dia seguinte, estavas imóvel, na tua forma definitiva,
Modelada pela noite, pelas estrelas, pelas minhas mãos.

Exalava-se de ti o mesmo frio do orvalho; a mesma claridade da lua.

Vi aquele dia levantar-se inutilmente para as tuas pálpebras,

E a voz dos pássaros e a das águas correr,
- sem que a recolhessem teus ouvidos inertes.

Onde ficou teu outro corpo?


Na parede? Nos móveis? No teto?

Inclinei-me sobre o teu rosto, absoluta, como um espelho,
E tristemente te procurava.
Mas também isso foi inútil, como tudo mais."
Cecília Meireles

CLARICE LISPECTOR , Escritora : 1920 - 1977 QUANDO TUDO ACONTECEU...

1920: Nasce Clarice Lispector, no dia 10 de dezembro de 1920, em Tchechelnik, uma aldeia da Ucrânia, terra de seus pais, Pedro e Marieta Lispector.

- 1921: Em fevereiro, com apenas dois meses, chega a Maceió, Alagoas, com seus pais e suas duas irmãs, Elisa e Tânia.
E o português do Brasil será a língua materna da menina Clarice.

- 1924: A família muda-se para Recife, Pernambuco.

- 1928: Freqüenta o Grupo Escolar João Barbalho.

-1929: Morre a mãe, Marieta Lispector. Clarice ainda não completara 9 anos.

- 1931: No final do ano, presta o exame de admissão e ingressa, no ano seguinte, no curso ginasial.

- 1934: Pedro e as meninas mudam-se para o Rio de Janeiro; viajam no navio Island Monarch, da Mala Real Inglesa.

- 1937: Trabalha como professora.

- 1939: Entra na Faculdade de Direito.

- 1940: Morre Pedro, o pai.
Clarice Lispector começa a trabalhar como redatora para a Agência Nacional. (Período do Estado Novo do Governo de Getúlio Vargas).
-1941: Trabalha também no jornal A Noite.

- 1942: Recebe sua primeira carteira profissional logo após ter completado 22 anos.

- 1943: Forma-se em Direito e
casa-se com Maury Gurgel Valente. Este faz o vestibular para o Itamaraty e ingressa na carreira diplomática.
Isso leva Clarice a viver fora do Brasil por “ uns dezesseis anos”.

- 1944: Publica "Perto do Coração Selvagem", seu primeiro romance.
O casal muda-se para a Europa em plena Segunda Guerra Mundial.

- 1945:" Perto do Coração Selvagem" conquista para a jovem escritora o Prêmio Graça Aranha, da Academia Brasileira de Letras.
O pintor italiano De Chirico pinta-lhe o retrato.

- 1946: Iniciado no Brasil e terminado em Nápoles, seu segundo romance, "O Lustre", é publicado e lançado no Brasil. Volta com o marido para a Europa, desta vez para Berna.

- 1947: Vê a neve pela primeira vez.

- 1948: Nasce o primeiro filho - Pedro.
Termina "A Cidade Sitiada", que é publicado em 1949, quando volta ao Rio.
- 1950: Retorna à Europa, desta vez para Torquay, na Inglaterra.

-1952: De novo no Rio, colabora no jornal Comício, assinando uma página feminina “Entre Mulheres”.
Muda-se com a família para Washington.

- 1953: Nasce, nos Estados Unidos, seu segundo filho - Paulo, cujos padrinhos serão Mafalda e o escritor gaúcho Érico Veríssimo, grandes amigos dos Gurgel Valente.

- 1954: Primeira edição francesa de "Perto do Coração Selvagem, "pela Editora Plon, com capa de Henri Matisse.

- 1956: Em maio, termina "A Maçã no Escuro. "

- 1959: Enviados de Washington, aparecem contos seus na revista Senhor, desde o número inaugural, que sai em março.
Separa-se de Gurgel Valente.
Fixa-se, então, no Rio, e assume uma coluna no jornal Correio da Manhã.

- 1960: "Laços de Família", (seu primeiro livro de contos) é publicado. Mantém outra coluna no Diário da Noite.

-1961: O romance "A Maçã no Escuro "é finalmente publicado.

- 1964: Segundo livro de contos," A Legião Estrangeira," e o romance que muitos consideram sua obra-prima absoluta: 'A Paixão segundo G.H. "

- 1967: Crônicas no Jornal do Brasil, que continuarão até o início dos anos 70.
Em seu apartamento do Leme, no Rio, na madrugada de 14 de setembro, adormece fumando e, ao perceber o incêndio que isso provocara, tenta apagar o fogo com as mãos.
Fere-se gravemente. Sua mão direita, a da escrita, fica muito prejudicada.

- 1968: Nos “Diálogos Possíveis com Clarice Lispector”, entrevista personalidades para a revista Manchete.
Em 22 de junho, participa, com inúmeros intelectuais, de uma manifestação contra a ditadura militar : a Passeata dos Cem Mil.
Publica os contos infantis de "A Mulher que matou os Peixes.'

- 1969: Publica seu “hino ao amor”: Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres.

- 1971:" Felicidade Clandestina "(contos).

- 1972: O pintor Carlos Scliar faz dois retratos da escritora.

- 1973 : "Água Viva"
e "A Imitação da Rosa" (contos).

- 1974: "A Vida Íntima de Laura" (infantil);
"Via Crucis do Corpo" (contos);
"Onde Estivestes de Noite?" (contos).

- 1975: Participa do Congresso Mundial das Bruxas, em Bogotá, na Colômbia.

- 1976: Pelo conjunto da obra, recebe prêmio da Fundação Cultural do Distrito Federal.
-1977: Publica A Hora da Estrela.
Em 9 de dezembro, véspera de seu aniversário, Clarice Lispector morre, de câncer, no Rio.

- 1978: Aparecem três livros póstumos:
"Um Sopro de Vida' com o subtítulo Pulsações,
'Para não Esquecer', uma coletânea de crônicas,
e 'Quase de Verdade", entrevistas.

- 1979: "A Bela e a Fera", que reúne contos da juventude com os de pouco antes da morte da escritora.

- 1984 : A Descoberta do Mundo, reunião das crônicas publicadas no Jornal do Brasil, de 1967 a 1973. (Rachel Gutierrez)

" Clarice veio de um mistério.
partiu para outro.
Ficamos sem saber a essência do mistério.
Ou o mistério não era essencial,
era Clarice viajando nele. "Carlos Drummond de Andrade

“Saudade é um pouco como fome.
Só passa quando se come a presença.
Mas às vezes a saudade é tão profunda
que a presença é pouco:

quer-se absorver a outra pessoa toda.

Essa vontade de um ser o outro
para uma unificação inteira
é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida." Clarice Lispector
"O Amor é uma montanha russa.
Todos temos um pouco de medo,
mas vale a pena arriscar,
porque só a emoção vivida, pode ser lembrada". Tere Penhabe


ATO DE CONTRIÇÂO de Tere Penhabe

Eu pecador, me confesso ao mundo
na consciência de um relâmpago
que dura apenas um segundo
todas as culpas, mesmo as que não tive...

Peço clemência a todos os meus sonhos
talvez tenham sido ousados talvez além da conta,
bisonhoso fato é que morreram todos,
antes de mim...

Esta é a culpa que devolvo ao mundo
não mereço ônus pelo que me foi roubado:
- a crença e a esperança no amor -
pelas quais tanto tenho lutado...

Por isso revogo meu ato, antes impensado
não há contrição em mim
declaro-me inocente, ignorante
qualquer rótulo que me queiram dar
pois meu único pecado foi amar... Tere Penhabe Santos, 01/03/2006_17:00 hs
INRI por Tere Penhabe
Quem é você?
Que tomou tantas dores que não eram suas
que suportou horrores por quem não merecia
que balsamizou as feridas de tantos
que depois lhe seriam dadas, impostas
Será que você sabia...
o que o homem faria,
com o amor que lhe deu?
Será que pressentia,
naquele tempo
e sempre até hoje e algum dia...
os abutres terríveis que defendeu?
Quem é você?
Que não apertou minha mão
que eu não vi seu rosto,
nem o brilho dos seus olhos
e mesmo assim eu insisto em crer
e me emociono ao pensar em você
você sabe porque?
Que lei insana é essa, que me decreta
incondicionalmente lhe amar
mesmo sem querer, sem precisar
apenas sentindo
e eu nunca hei de contestar?...
Quem é você...
Que provoca paradoxos tão grandes
que alguns o julgam uma mentira infame
e outros se envergonham de confiar em ti?
Será que você imaginavaque poderia ser assim?
Eu não sei quem você é,
de onde veio, para onde foi
tudo que eu sei...
com você eu sempre contei
você foi a mão estendida...
a porta aberta... a luz...
dizem que o seu nome é...JESUS! Tere Penhabe Santos, 11/04/.2006

Será que você tem de Tere Penhabe

Será que você tem
O olhar que eu tanto queria
Desses aconchegantes e quentes
Que valem mais que mil palavras?

Olhar de mãos que se estendem
Parecidos com uma carícia
Que tocam nosso rosto prementes
Provocando um sorriso?

Será que você tem
Olhar trêmulo, dócil e carente
Que penetra-me a alma
Tocando-a gentilmente?

Olhar que se transforma em beijo
Na ousadia de um pensamento
Que se aproxima sonolento
E arrepia a pele da gente?

Será que você tem
Aquele olhar amante
Que chega ao coração
E se parece com minha canção?

Olhar desses que brilham
Que emocionam profundamente
Que vão além das aparências
Olhando dentro da gente? Tere Penhabe Itanhaém, 29/03/2003

Quão bela,profunda,densa,emocionante e intensa a sua arte poética Terezinha Penhabe ! Parabéns ao infinito,eu Yan lhe digo . >>> www.amoremversoeprosa.com <<<


Para vc Márcia ,artista plástica, médica, mulher,mãe :


LOOK , PROCURO, COM URGÊNCIA : >>> Yan Ay <<<

Uma alma de criança que foi vista, pela última vez,
dentro de mim mesmo, há muitos anos...

Ela pulava, ria e fikava feliz com seus brinquedos velhos...

Exultava quando ganhava brinquedos novos,
dando vida a latinhas, barbantes,
tampinhas derefrigerantes, bonecos,
soldadinhos de chumbo e figurinhas...

Batia palmas qdo ia ao circo,
quando ouvia músicas de roda,
quando seus pais compravam sorvete:
"chikabon, tombon, eskibon"...
tudo danado de bom!

Ela se emocionava ao ouvir histórias contadas pela mãe ou
quando lia aqueles livrinhos de pano
que a madrinha lhedava qdo ia visitá-la...

Chorava quando arranhavam seus brinquedos
como aquele aparelho de chá cheio de xícaras
com que servia os bonecos e as bonecas
ou os carrinhos de guindaste, tratores e furgões,e espaçonaves.

Fazia beiço quando a professora a colocava de castigo
:
mas era feliz com seus amigos,sua pureza,
sua inocência,sua esperança,
sua enorme vontade de ser uma grande figura humana,
que não somente sonhasse,
mas que realizasse coisas importantes em um futuro que
lhe parecia ainda tão longínquo.

Onde ela está ...?

Para que lado ela foi ?

Quem a vir, que venha me falar...
ainda é tempo de fazer com que ela reviva,
retomando um pouko da alegria de minha infância
e deixando a alma dar gargalhadas, pois, afinal,

>> ainda que as uvas se transformem em passas,
o coração é sempre uma criança disposta a pular corda <<.

Para não deixar morrer a criança que todos temos dentro de nós
deixe-a sair, brinkar e sonhar qrida Márcia C. Tupynambá .>>> Com força e profundidade , ~Yan Ayrton

Copacabana e Ipanema - que lindo voo ao entardecer - eu ñ tremi com a camera.


Desolação - além da consternação . SUPERAÇÃO .

AGRADECIMENTO TRANSCENDENTE


A ti , meu Anjo , amor dos meus encantos ,
A ti que velas todas as horas dos meus dias ,
A ti que trazes luz aos meus espantos ,
Eu agradeço a superação das agonias .

As agonias que rondaram cantos ,
Os mais escuros de paredes frias ,
Quando era eu um carrilhão de prantos ,
E tu - de perto – , só tu, me ouvias.

De todos,neste tão vasto mundo,
- na solidão,na imensidão dos seres

só tu me percebias.

Sem que eu chamasse foste os acalantos
das minhas noites tristes e vazias .
E eu que chamava por todos os santos.
Não via a ti que tanto me sorrias .

A ti, meu Anjo , amor dos meus encantos.
Eu agradeço os meus renovados
E em tudo esperançados, agora melhores dias. YAN AYRTON, 8 de setembro de 2005.


luzes,lindas luzes


Angels are all around us, more so in this new millennium than at any time in recent memory.
They are here to help; the only requirement is that you ask.
So, even if you feel foolish, call on the angels for assistance any time you feel you do not know how to handle a situation,
and you will be amazed at the subtle change that follows.
Many of us believe in some higher power - whether Jesus,or even above Him, The Great Architect - but do not want to ‘bother’ such high beings with the trivial concerns of our daily lives.
It is in just such situations that the angels are happy and willing to help.

Angels are the ethereal embodiment of unconditional love and spiritual joy and it is often possible to feel their delight and happiness as they come to your aid.
( Yan Ayrton )







MEDO E SOFRIMENTO

Compreendi o sofrimento de repente, como se descobrisse um homem suspenso, imóvel, perdido e imóvel dentro de ser só o sofrimento e o mundo.
Poucos momentos no céu e tudo tem sentido. O medo e o sofrimento como um gesto desse mundo de sonhos esquecidos e de rostos inúteis.

Compreendi que no sofrimento existe um espelho com todo o tempo, um espelho que é concreto e invisível. Tudo é concreto e invisível: dentro de mim e longe de mim. Longe do toque dos meus dedos e dentro do meu peito.

Compreendi que o fumo e o vento existem dentro do sofrimento. Quem conhece o fumo e o vento conhece o respeito pelo terror. O medo existe dentro do terror, muito perto do terror, como os homens existem muito perto de perder tudo.

O medo, muito perto do terror, é um silêncio de homens e mulheres que existe no momento em que todos, homens e mulheres, percebem que existem muito perto de perder tudo.

Dor e sofrimento nos olhos. Conheci o sofrimento de repente e foi muito cedo. O medo como um crepúsculo de nuvens. O medo incrível e impossível.

O medo entre muros de medo. O medo é um segredo que só o silêncio de um rosto conhece. O medo entre muros de medo.

Mulheres e homens, todos sozinhos, suspensos e imóveis num segredo único: o medo muito perto do terror. (José Luís Peixoto- UMA CASA NA ESCURIDÃO)




Uma absoluta obra prima dele ,o mágico e luminoso ,- em tudo precioso -, Drummond

Minha mãe

Minha mãe, minha mãe, eu tenho medo
Tenho medo da vida, minha mãe.

Canta a doce cantiga que cantavas
Quando eu corria doido ao teu regaço
Com medo dos fantasmas do telhado.
Nina o meu sono cheio de inquietude
Batendo de levinho no meu braço

Que estou com muito medo, minha mãe.

Repousa a luz amiga dos teus olhos
Nos meus olhos sem luz e sem repouso
Dize à dor que me espera eternamente
Para ir embora.
Expulsa a angústia imensa
Do meu ser que não quer e que não pode
Dá-me um beijo na fronte dolorida
Que ela arde de febre, minha mãe.

Aninha-me em teu colo como outrora
Dize-me bem baixo assim:
– Filho, não temas
Dorme em sossego, que tua mãe não dorme.
Dorme.
Os que de há muito te esperavam
Cansados já se foram para longe.

Perto de ti está tua mãezinha
Teu irmão, que o estudo adormeceu
Tuas irmãs pisando de levinho
Para não despertar o sono teu.

Dorme, meu filho, dorme no meu peito
Sonha a felicidade. Velo eu.




Minha mãe, minha mãe, eu tenho medo
Me apavora a renúncia.
Dize que eu fique
Dize que eu parta, ó mãe, para a saudade.

Afugenta este espaço que me prende
Afugenta o infinito que me chama
Que eu estou com muito medo, minha mãe. Carlos Drummond de Andrade, Rio de Janeiro, 1933
De emocionar às lagrimas ,magnífico e insubstituível Drummond !

quinta-feira, 14 de junho de 2007





A OSTRA E A PÉROLA yan

Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas.

Pérolas são produtos da dor, resultados da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia.

Na parte interna da concha é encontrada uma substância lustrosa chamada nácar. Quando os grãos de areia penetram as células do nácar, começam a trabalhar e cobrir o grão em camadas para proteger o corpo indefeso da ostra.

Como resultado, uma linda pérola vai se formando ali no seu interior.

Uma ostra que não foi ferida, nunca vai produzir pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada.

Você já se sentiu ferido pelas palavras rudes de alguém?

Já foi acusado de ter dito coisas que não disse?

Já sentiu duros golpes de preconceito?

Já recebeu o troco da indiferença?

Então, vc tb produziu uma pérola.

Cubra suas mágoas com várias camadas de amor.

Infelizmente, são poucas as pessoas que se interessam por esse tipo de sentimento.

A maioria aprende apenas a cultivar ressentimentos, deixando as feridas abertas alimentando-as com sentimentos pequenos, não permitindo que cicatrizem.

Assim, na prática, o que vemos são muitas "ostras vazias" não por que não tenham sido feridas, mas porque não souberam perdoar, compreender e transformar a dor em amor.

Fabrique pérolas você também. Com krinho ,Yan Ay .





Uma receita de ser [ e se manter ] Jovem Yan Ayrton

Deita fora todos os números não essenciais à tua sobrevivência.
Isso inclui idade, peso e altura.

Deixa o médico preocupar-se com eles.
É para isso que ele estudou,lapidou-se e é pago.

Frequenta, de preferência, amigos alegres.
Os de "baixo astral" põem-te lá em baixo.
Continua aprendendo..SEMPRE.

Aprende mais sobre artesanato, jardinagem música,

qualquer coisa q te dê calor no coração.

Não deixes o teu cérebro desocupado.
Uma mente sem uso é a oficina do diabo.
E o nome do dele é Alzheimer.

Aprecia coisas simples.
Ri sempre, muito e alto.
Ri até perder o fôlego.

Lágrimas acontecem.
Aguenta, sofre e segue em frente.

A únika pessoa que te acompanha a vida toda és tu mesmo.

Mantém-te vivo, enquanto vives!

Rodeia-te daquilo de que gostas:
família, animais, lembranças, música, plantas, um hobby ou vários, o que for.

O teu lar é o teu refúgio.Cuida dele com krinho mas sem exagero.

Há tta vida lá fora !


Aproveita a tua saúde;
Se for boa, preserva-a.
Se está instável, melhora-a.
Se está abaixo desse nível, pede ajuda.


Não faças viagens de remorso.
Viaja que seja para o Shopping, para a cidade vizinha, para um país estrangeiro,
mas não faças viagens ao passado machucado.


Diz a quem amas, que realmente os amas, em todas as oportunidades
.
E lembra-te sempre de que:

A vida não é medida pelo número de Xs que respiraste,
mas pelos momentos em que perdeste o fôlego:
de tanto rir...
de surpresa...
de êxtase... ( Yan Ay )


isto é felicidade...



AMÉLIA DE ONTEM - as mulheres heroínas .

Já faz um bocado de tempo, recebi um texto com o título de "Amélia de hoje", num arquivo pps.

Achei-o interessante.

Depois analisei-o com mais atenção e percebi muita sensibilidade e veracidade nele.

Mas o arquivo não mencionava a autoria.

Tinha intenção de publicá-lo, embora, com certeza, a maioria dos leitores já o tivesse lido também e, quiçá, já o tivessem publicado em seus blogs.

Mesmo assim, aguardava uma oportunidade de exibi-lo aqui, por considerá-lo uma peça digna de comentários.

Na semana passada descobri que a autora do texto é


que o disponibiliza em:


Está bem formatado, com imagem e música, além de requerer autorização para ser publicado em outro local.

É preferível então, remeter para o site, os leitores que o queiram reler Letícia escreve mensagens com emoção e sentimento, mesmo sem deixar de lado a racionalidade.

O que quero ressaltar, porém, é que a Amélia retratada na letra da música de Ataulfo Alves e Mário Lago, tem sido tomada como paradigma da submissão e da passividade,

mas o que ali é veiculado, é apenas a antítese da vaidade aliada à uma ambição extremada.

O cônjuge (ou coisa que o valha) se queixa da atual mulher, que "nunca vi fazer tanta exigência" e que "só pensa em luxo e riqueza".

Convenhamos que, assim, a vida a dois fica muito difícil, ainda mais porque tudo que ela vê, ela quer.

Os rapazes, Ataulfo e Mário, idealizam uma mulher simples e ativa, compreensiva e companheira, a mulher que todos os homens desejam para o convívio. Para isso utilizam duas figuras hiperbólicas, como "Amélia não tinha a menor vaidade" e "achava bonito não ter o que comer".
Ora, ninguém acha bonito não ter o que comer, se não for um faquir, uma espécie cada vez mais esquecida na atualidade ocidental (não sei como anda sua reputação no oriente).

E mulher sem vaidade é quase sinônimo de mulher desleixada, que se não cuida da própria aparência, provavelmente não cuida também das suas obrigações.

Não é isso absolutamente, o que a dupla compositora quis dizer, isto é óbvio,

pois, pelo contrário, Amélia parece que cuidava bem da casa e de seu homem, sem preocupar-se com adornos caros, perfumes franceses e cremes miraculosos que custam os olhos da cara.

E quanto a dizer "meu filho, o que se há de fazer", não revelaria indiferença e passividade, antes, a resignação inevitável frente às dificuldades reais.
Resumindo o que pretendo dizer, apesar de a Amélia de hoje, descrita pela Letícia Thompson, ser normal e moderna, a Amélia de ontem não é anacrônica, não é ultrapassada,e continua tão desejável quanto o era nos idos de 1942. >>>> tescoT( ydantol@yahoo.com.br)

Nota:
Ataulfo Alves de Souza: Miraí, MG, 02/05/1909 - Rio de Janeiro, RJ, 20/04/1969.
Mário Lago: Rio de Janeiro, RJ, 26/11/1911 - Rio de Janeiro, RJ, 02/09/2002. “



DE UM LADO CANTAVA O SOL

De um lado cantava o sol,

do outro, suspirava a lua.

No meio, brilhava a tua face de ouro,

girassol!


Ó montanha da saudade

a que por acaso vim:

outrora, foste um jardim,

e és, agora, eternidade!


De longe, recordo a cor da grande manhã perdida.

Morrem nos mares da vida todos os rios do amor?

Ai! celebro-te em meu peito, em meu coração de sal,


Ó flor sobrenatural,

grande girassol perfeito!

Acabou-se-me o jardim!

Só me resta, do passado,

este relógio dourado que ainda esperava por mim.( Cecilia Meireles )


INTERLÚDIO

As palavras estão muito ditas
e o mundo muito pensado.
Fico ao teu lado.

Não me digas que há futuro
nem passado.
Deixa o presente - claro muro
sem coisas escritas.

Deixa o presente. Não fales,
Não me expliques o presente,
pois é tudo demasiado.

Em águas de eternamente,
o cometa dos meus males
afunda, desarvorado.

Fico ao teu lado.
( Cecilia Meireles )



quarta-feira, 13 de junho de 2007





AAHH AQUELA FEROZ COMPANHEIRA INDESEJADA .... yan


Quem já teve depressão sabe: ouvimos muita besteira…

As “besteiras”, na maioria das vezes, são recheadas de boas intenções, ditas por pessoas próximas a nós e que nos querem bem.

Mas, talvez por falta de informação,
uma frase com uma boa intenção dita na hora errada ,

é pior do que o silêncio:



* AS PIORES

“Isso é coisa da sua cabeça.”


“Tem tanta gente pior do que você.” (Essa é péssima porque demonstra desconhecimento a respeito da doença e, pior, só nos faz sentir mais e mais culpados)


“Você tem tudo, não tem porque se sentir deprimido.” (Uma variação da frase acima)

"O dia está tão lindo!”
“A gente escolhe ser feliz ou não.” (CULPA! CULPA!)

“Bom, pelo menos não aconteceu nada.” (Depois que você disse que não sabia exatamente por que estava tão triste fazia alguns meses)

“Você deveria parar de tomar esse monte de remédios.”
“Ânimo!!”
“A gente precisa se ver” (Ah, sim, claro)
“Dorme um pouco. É o que eu faço quando fico triste.”


“Mas você é tão jovem!”
“Você está com TPM masculina ?”

“Todo mundo passa por bons e maus momentos.”

“Você está sendo muito egoísta.”

“Você é carente e só quer atenção.”

“Como você é preguiçoso!”

“Eu sei como é.” (Não, você não sabe!)

“Arranje um objetivo.”; “Reze que passa.”; “Leia isso, isso ,esse e mais esse…” (enviadas por Rodrigo Antonio )

“Meu marido me diz algumas coisas que não esqueço: ‘Não sei porque você esquenta a cabeça, larga pra lá.’. ‘Por que você está chorando? Mas qual é mesmo o número do canal de filme?’. Eu falo, ‘Estou deprimida’, e ele responde: ‘Mas você não está doente’. ‘Só porque tem mulher mais bonita fala desse jeito’. Brincadeiras de mau gosto quando você está se sentindo um lixo…” (enviadas por Vanessa )

“Certa vez fui ao médico, cardiologista e clínico geral. Ele queria que eu emagrecesse. Eu disse que não conseguia ficar sem comer doces, porque ficava em depressão e desespero. Naquela época eu não sabia que tinha a doença. Ele ironizou: ‘Coitadinha dela, se ela parar de comer doces cai em depressão…’ É mole?” (enviada por Simone )

“Estava em crise, ouvi esta pérola… ‘Vai curar tua depressão na p.q. te pariu!’” - Anônima

“Você tem que sair disso sozinho, e não é se entupindo de remédios antidepressivos que vai conseguir”. (enviada por Debora )

“Você esta ficando louco e totalmente descontrolado. Vai tomar o seu anti-depressivo, vai?” - Anônimo

“Deixe de fazer pirraças, moleque!”

“Isso é que dá trabalhar com loucas” - dita por uma colega de trabalho por causa de um erro cometido. - ( enviada por Cleonilde)

‘Todo mundo passa por isso.’;'Não se entrega, não’
.Quando você vai falar da depressão com uma amiga e ela não entende e pensa que depressão é aquela tristeza que todo mundo sente normalmente: ‘Um dia desses eu passei a tarde procurando uma sandália, andando debaixo de um sol quente e não encontrava, já tava começando a dar uma depressão…’(Dita por uma amiga);’

Às vezes eu fico em casa sozinha e também me dá uma depressão…’(Outra amiga).

Aí você fica com a sensação de que a pessoa acha que só você não consegue lidar com essa coisa tão boba que é a ‘depressão’.
Mas a pior frase que eu já ouvi foi a de meu próprio pai, militar, em tom de briga:
‘Depressão que nada! Essa é a desculpa mais usada no exército para quem quer se aposentar mais cedo.’ - Enviadas por Bebelzinha


“Trabalho o dia inteiro e estudo Pedagogia à noite. Saio de casa às 6:30 e retorno às 23:00. Quando chego em casa, minha irmã quer que eu adiante algo do serviço doméstico e muitas vezes escutei: ‘Não entendo por que você está cansado. Trabalha o dia inteiro sentado.” - enviada por Kiko

*AS MELHORES


Sim, existem coisas boas para serem ditas para quem está deprimido. Eu diria que melhor do que falar é ouvir, mas, de qualquer maneira…

“Eu me importo com você.”

“Você não tem que passar por isso sozinho.”

“Quando tudo isso passar, eu ainda vou estar aki.”

“Ei, você não é louco!”

“Eu nunca passei por isso e não posso ter a noção exata da sua dor, mas estou aqui de qualquer maneira.”

“Se você precisar de um amigo…”

“Uma boa frase para dizer a quem está deprimido:

‘Gosto muito de você e preciso de ti bem. Vamos tratar disso juntos. A sua ajuda é importante para mim. Utilizo muito essa frase, Parece funcionar.

Um amigo disse-me isso um dia e funcionou comigo. Passei a utilizá-la com os outros.

Ele disse: ‘Você é muito importante para mim. Preciso de ti, BEM e UP!’ Nunka mais esqueci.”
Se vier de um amigo confiável: “Conta como é, que um dia a gente ainda vai rir de tudo isso.” (enviada por Rodrigo )

“Meu filho, estou contigo, eu faço o que for preciso pra você sair dessa, sua alegria e bom humor fazem falta …Eu te amo!!!” - Anônima

Uma amiga me disse: ‘Você não precisa se sentir inferior e nem triste só porque tem depressão e toma o seu remedinho.’”

Michelangelo poderia sofrer de um leve autismo por Robert Caracciolo (ANS)


A)




Genialidade e excentricidade do mestre renascentista podem ter origem na síndrome de Asperger

O doutor Muhammad Arshad del Whiston Hospital de Prescott, estudou a vida do gênio Michelangelo e concluiu que provavelmente o artista sofria de uma forma rara de autismo.

Em particular Arshad e o colega Michael Fitzgerald do Trinity College de Dublim sustentam que Michelangelo sofria da síndrome de Asperger, ou seja, uma forma mais leve daquela grave disfunção psicológica representada por Dustin Hoffman no filme Rain Man que geralmente é associada a um prodigioso talento criativo.

O Asperger, escrevem Arshad e Fitzgerald na última edição da revista médica britânica Journal of Medical Biografhy, causa entre outras coisas comportamentos obsessivos e dificuldade nas relações com as pessoas.

Características, estas, presentes na personalidade de Michelangelo di Ludovico Buonarroti.

Não por acaso, Michelangelo tinha dificuldade nas relações com o próximo, escrevem os autores:

"Era um homem solitário, centrado em si mesmo, e concentrava a sua atenção exclusivamente nos seus trabalhos. Estas são características do autismo", lê-se no artigo.

Michelangelo era também "paranóico, narcisista e esquizofrênico", continuam Arshad e Fitzgerald, tinha poucos amigos e era obcecado pela nudez.
A sua obsessão com o trabalho, além do mais, confirma-se pelo Juízo Final, uma obra na qual trabalhou por 8 anos.

Segundo Arshad, Michelangelo procurava controlar os seus empregados, a sua família, as finanças, o tempo e "muito mais".

Os autores lembram que, no inicio do século passad, alguns médicos perceberam alguns medos patológicos do artista: um o descreveu como uma "pessoa depressiva, esquizofrênica, biogenerativa com traços de paranóia e uma tendência homossexual".


Alguns psicólogos acreditam que também a genialidade e a excentricidade do físico Albert Einstein remetam-se a Asperger e talvez também Newton, Sócrates, Darwin e Warhol sofriam deste mal. "Muitos doentes, nunca diagnosticados, tornaram-se cientistas, artistas, músicos", declarou recentemente Barbara Kirby, fundadora do site O.A.S.I.S. (Online Asperger Syndrome Information and Support).

"Também Albert Einstein e Andy Warhol sofriam provavelmente desta síndrome" - também propõe Bárbara.