quarta-feira, 13 de junho de 2007





AAHH AQUELA FEROZ COMPANHEIRA INDESEJADA .... yan


Quem já teve depressão sabe: ouvimos muita besteira…

As “besteiras”, na maioria das vezes, são recheadas de boas intenções, ditas por pessoas próximas a nós e que nos querem bem.

Mas, talvez por falta de informação,
uma frase com uma boa intenção dita na hora errada ,

é pior do que o silêncio:



* AS PIORES

“Isso é coisa da sua cabeça.”


“Tem tanta gente pior do que você.” (Essa é péssima porque demonstra desconhecimento a respeito da doença e, pior, só nos faz sentir mais e mais culpados)


“Você tem tudo, não tem porque se sentir deprimido.” (Uma variação da frase acima)

"O dia está tão lindo!”
“A gente escolhe ser feliz ou não.” (CULPA! CULPA!)

“Bom, pelo menos não aconteceu nada.” (Depois que você disse que não sabia exatamente por que estava tão triste fazia alguns meses)

“Você deveria parar de tomar esse monte de remédios.”
“Ânimo!!”
“A gente precisa se ver” (Ah, sim, claro)
“Dorme um pouco. É o que eu faço quando fico triste.”


“Mas você é tão jovem!”
“Você está com TPM masculina ?”

“Todo mundo passa por bons e maus momentos.”

“Você está sendo muito egoísta.”

“Você é carente e só quer atenção.”

“Como você é preguiçoso!”

“Eu sei como é.” (Não, você não sabe!)

“Arranje um objetivo.”; “Reze que passa.”; “Leia isso, isso ,esse e mais esse…” (enviadas por Rodrigo Antonio )

“Meu marido me diz algumas coisas que não esqueço: ‘Não sei porque você esquenta a cabeça, larga pra lá.’. ‘Por que você está chorando? Mas qual é mesmo o número do canal de filme?’. Eu falo, ‘Estou deprimida’, e ele responde: ‘Mas você não está doente’. ‘Só porque tem mulher mais bonita fala desse jeito’. Brincadeiras de mau gosto quando você está se sentindo um lixo…” (enviadas por Vanessa )

“Certa vez fui ao médico, cardiologista e clínico geral. Ele queria que eu emagrecesse. Eu disse que não conseguia ficar sem comer doces, porque ficava em depressão e desespero. Naquela época eu não sabia que tinha a doença. Ele ironizou: ‘Coitadinha dela, se ela parar de comer doces cai em depressão…’ É mole?” (enviada por Simone )

“Estava em crise, ouvi esta pérola… ‘Vai curar tua depressão na p.q. te pariu!’” - Anônima

“Você tem que sair disso sozinho, e não é se entupindo de remédios antidepressivos que vai conseguir”. (enviada por Debora )

“Você esta ficando louco e totalmente descontrolado. Vai tomar o seu anti-depressivo, vai?” - Anônimo

“Deixe de fazer pirraças, moleque!”

“Isso é que dá trabalhar com loucas” - dita por uma colega de trabalho por causa de um erro cometido. - ( enviada por Cleonilde)

‘Todo mundo passa por isso.’;'Não se entrega, não’
.Quando você vai falar da depressão com uma amiga e ela não entende e pensa que depressão é aquela tristeza que todo mundo sente normalmente: ‘Um dia desses eu passei a tarde procurando uma sandália, andando debaixo de um sol quente e não encontrava, já tava começando a dar uma depressão…’(Dita por uma amiga);’

Às vezes eu fico em casa sozinha e também me dá uma depressão…’(Outra amiga).

Aí você fica com a sensação de que a pessoa acha que só você não consegue lidar com essa coisa tão boba que é a ‘depressão’.
Mas a pior frase que eu já ouvi foi a de meu próprio pai, militar, em tom de briga:
‘Depressão que nada! Essa é a desculpa mais usada no exército para quem quer se aposentar mais cedo.’ - Enviadas por Bebelzinha


“Trabalho o dia inteiro e estudo Pedagogia à noite. Saio de casa às 6:30 e retorno às 23:00. Quando chego em casa, minha irmã quer que eu adiante algo do serviço doméstico e muitas vezes escutei: ‘Não entendo por que você está cansado. Trabalha o dia inteiro sentado.” - enviada por Kiko

*AS MELHORES


Sim, existem coisas boas para serem ditas para quem está deprimido. Eu diria que melhor do que falar é ouvir, mas, de qualquer maneira…

“Eu me importo com você.”

“Você não tem que passar por isso sozinho.”

“Quando tudo isso passar, eu ainda vou estar aki.”

“Ei, você não é louco!”

“Eu nunca passei por isso e não posso ter a noção exata da sua dor, mas estou aqui de qualquer maneira.”

“Se você precisar de um amigo…”

“Uma boa frase para dizer a quem está deprimido:

‘Gosto muito de você e preciso de ti bem. Vamos tratar disso juntos. A sua ajuda é importante para mim. Utilizo muito essa frase, Parece funcionar.

Um amigo disse-me isso um dia e funcionou comigo. Passei a utilizá-la com os outros.

Ele disse: ‘Você é muito importante para mim. Preciso de ti, BEM e UP!’ Nunka mais esqueci.”
Se vier de um amigo confiável: “Conta como é, que um dia a gente ainda vai rir de tudo isso.” (enviada por Rodrigo )

“Meu filho, estou contigo, eu faço o que for preciso pra você sair dessa, sua alegria e bom humor fazem falta …Eu te amo!!!” - Anônima

Uma amiga me disse: ‘Você não precisa se sentir inferior e nem triste só porque tem depressão e toma o seu remedinho.’”

Michelangelo poderia sofrer de um leve autismo por Robert Caracciolo (ANS)


A)




Genialidade e excentricidade do mestre renascentista podem ter origem na síndrome de Asperger

O doutor Muhammad Arshad del Whiston Hospital de Prescott, estudou a vida do gênio Michelangelo e concluiu que provavelmente o artista sofria de uma forma rara de autismo.

Em particular Arshad e o colega Michael Fitzgerald do Trinity College de Dublim sustentam que Michelangelo sofria da síndrome de Asperger, ou seja, uma forma mais leve daquela grave disfunção psicológica representada por Dustin Hoffman no filme Rain Man que geralmente é associada a um prodigioso talento criativo.

O Asperger, escrevem Arshad e Fitzgerald na última edição da revista médica britânica Journal of Medical Biografhy, causa entre outras coisas comportamentos obsessivos e dificuldade nas relações com as pessoas.

Características, estas, presentes na personalidade de Michelangelo di Ludovico Buonarroti.

Não por acaso, Michelangelo tinha dificuldade nas relações com o próximo, escrevem os autores:

"Era um homem solitário, centrado em si mesmo, e concentrava a sua atenção exclusivamente nos seus trabalhos. Estas são características do autismo", lê-se no artigo.

Michelangelo era também "paranóico, narcisista e esquizofrênico", continuam Arshad e Fitzgerald, tinha poucos amigos e era obcecado pela nudez.
A sua obsessão com o trabalho, além do mais, confirma-se pelo Juízo Final, uma obra na qual trabalhou por 8 anos.

Segundo Arshad, Michelangelo procurava controlar os seus empregados, a sua família, as finanças, o tempo e "muito mais".

Os autores lembram que, no inicio do século passad, alguns médicos perceberam alguns medos patológicos do artista: um o descreveu como uma "pessoa depressiva, esquizofrênica, biogenerativa com traços de paranóia e uma tendência homossexual".


Alguns psicólogos acreditam que também a genialidade e a excentricidade do físico Albert Einstein remetam-se a Asperger e talvez também Newton, Sócrates, Darwin e Warhol sofriam deste mal. "Muitos doentes, nunca diagnosticados, tornaram-se cientistas, artistas, músicos", declarou recentemente Barbara Kirby, fundadora do site O.A.S.I.S. (Online Asperger Syndrome Information and Support).

"Também Albert Einstein e Andy Warhol sofriam provavelmente desta síndrome" - também propõe Bárbara.

Nenhum comentário: