quinta-feira, 5 de julho de 2007



Minha qrida Belo Horizonte acordando com o sol ...
Dá-me a tua mão

Dá-me a tua mão:
Vou agora te contar como entrei no inexpressivo
que sempre foi a minha busca cega e secreta.

De como entrei naquilo que existe
entre o número um e o número dois,
de como vi a linha de mistério e fogo,
e que é linha sub-reptícia.

Entre duas notas de música existe uma nota,
entre dois fatos existe um fato,
entre dois grãos de areia por mais juntos que estejam
existe um intervalo de espaço,
existe um sentir que é entre o sentir

- nos interstícios da matéria primordial
está a linha de mistério e fogo
que é a respiração do mundo,
e a respiração contínua do mundo
é aquilo que ouvimos e chamamos de silêncio. Clarice Lispector

POR QUE NOME CHAMAREMOS

Por que nome chamaremos
quando nos sentirmos pálidos
sobre os abismos supremos?

De que rosto, olhar, instante,
veremos brilhar as âncoras para as mãos agonizantes?

Que salvação vai ser essa,
com tão fortes asas súbitas,
na definitiva pressa?

Ó grande urgência do aflito!

Ecos de misericórdia procuram lágrima e grito,
– andam nas ruas do mundo,
pondo sedas de silêncio em lábios de moribundo. Cecília Meireles (1901-1964)
MÃE

Mãe - que adormente este viver dorido,
E me vele esta noite de tal frio,
E com as mãos piedosas ate o frio
Do meu pobre existir, meio partido...

Que me leve consigo adormecido,
Ao passar pelo sítio mais sombrio...
Me banhe e lave a alma lá no rio
da clara luz do seu olhar querido...

Eu dava o meu orgulho de homem - dava
Minha estéril ciência, sem receio,
E em débil criancinha me tornava,
Descuidada, feliz, dócil também,

Se eu pudesse dormir sobre o seu seio,
Se tu fosses, querida, a minha mãe !

ANTERO DE QUENTAL Poeta do século XIX, nasceu em Ponta Delgada , Açores, em 1842
e suicidou-se no mesmo lugar em 1881
UM DIÁLOGO PARA NÃO SE MAIS ESQUECER . yan ayrton

Uma criança pronta para nascer, perguntou a Deus: estarei sendo enviado à terra amanhã ?Como vou viver lá ?
Deus: Entre muitos anjos eu escolhi um muito especial para você.

Estará te esperando e tomará conta de você.
Criança: Mas aqui no céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para eu seja feliz.

Deus : Teu anjo sorrirá e cantará para você . A cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do teu anjo e será feliz.
Criança: Como poderei entender quando falarem comigo, se eu não conheço a língua que as pessoas falam?

Deus: Com muita paciência e carinho, teu anjo te ensinará
Criança: E o que farei quando quiser te falar?

Deus: Teu anjo juntará tuas mãos e te ensinara a rezar.
Criança: dizem que na terra há homens maus quem me protegerá? Deus:Teu anjo te protegerá mesmo que signifique arriscar sua própria vida.

Criança: então me diga.. como vou conhecer e chamar meu anjo??? Deus: tu irá chamá-la de mãe.

Pense nisso e valorize muito a sua .YAN AYRTON

AS FLORES CHEGAM ATÉ A PERFUMAR A MÃO QUE AS ESMAGA.(V. GHILKA)

SABENDO SOFRER,SOFRE-SE MENOS.(ANATOLE FRANCES)

AQUELE QUE LUTA CONTRA NÓS,FORTALECE NOSSOS NERVOS E APRIMORA NOSSAS QUALIDADES.NOSSO ANTAGONISTA TRABALHA POR NÓS.(EDMUND BURKE)

Tolo é aquele que afundou seu navio duas vezese ainda culpa o mar. ( PUBLILUS SYRUS - poeta italiano )

DAS PROIBIÇÕES . Yan Ay
Fika proibido chorar sem aprender,
Levantar um dia sem saber o que fazer,
Ter medo das próprias lembranças.
Fika Proibido não lutar pelo que queres,
Abandonar tudo por medo,
Não converter em realidade os teus sonhos.

Fika proibido não seres tu mesmo
Fingir diante das pessoas,
Esquecer aqueles que te querem.

Fika proibido não fazeres as coisas por ti mesmo,
Não crer em Deus;
Ter medo da vida e de teus compromissos
Não viver cada dia como se fosse o último.

Fika proibido não tentar compreender as pessoas,
Pensar que outras vidas valem mais que a tua;
não crer na tua história
Não teres tempo para as pessoas que necessitam de ti.

Fika Proibido não buscar tua felicidade;
Não viver tua vida com uma atitude positiva
Não pensar que podemos ser melhores do que somos,
Não sentir que sem ti, este mundo não seria igual.Yan
Carlos Drummond de Andrade
Carlos Drummond de Andrade renovou a literatura brasileira do Século XX com maestria e criatividade.
Influenciado pelos modernistas de 22, redesenhou a cena poética tupiniquim, a partir de 1930, com o livro Alguma Poesia.
Com habilidade e perspicácia, conseguiu retirar as pedras do meio do caminho literário, fato que possibilitou um grande salto qualitativo na poesia brasileira contemporânea.

Drummond bebeu em luminosas fontes, de outros grandes poetas como Manuel Bandeira, Mário e Oswald de Andrade, além dos clássicos canônicos da Poesia.

O poeta itabirano, festejado post-mortem, agora em seus cem anos de nascimento,
destaca-se entre os maiores poetas da língua portuguesa, nivelando-se a Camões, Pessoa, Bandeira, Cabral, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Gregório de Matos, Castro Alves e Augusto dos Anjos.
No cenário internacional seu nome ecoa no mesmo ritmo de Yeats, Neruda, Rimbaud, Pound e Elliot.

Nosso poeta foi grande em todos os sentidos.
Tornou-se um mestre da poesia, pois soube como ninguém, aliar tradição e modernidade, erudição e simplicidade.

Popularizou-se com a crescente divulgação de seus textos nos jornais, no rádio e na televisão. Sua poesia, pela singeleza e objetividade, conquistou o gosto popular e ganhou notoriedade. Poesia simples,complexa e de qualidade. Poesia que toca a alma e expande o sentimento.

O poeta de Claro Enigma foi fecundo em sua produção. Deixou-nos uma obra que ultrapassa mais de 40 livros, entre poesia, crônicas e artigos. Foi generoso com o mundo e com os leitores. Um exemplo a ser seguido pelas novas gerações e pelos poetas do futuro.

Nenhum comentário: