sexta-feira, 6 de julho de 2007

Não te levam à sério Brasil ....Até qdo ??


Como disse o recifense senador Jarbas Vasconcelos ,
cheiros tubulares subterrâneos infectos exalam intensos
na Pça dos Três Poderes e nos falam silenciosamente
de atos,práticas,táticas e volúpias sem limite,nada estáticas.
Pobre do país que se permite à tudo isso. ( Yan Ay )

Nos meus dias inesquecíveis e felizes de uma infância pobre, brinquedo era sonho e vice-versa.

O entretenimento da classe média era um sonho de consumo dos meninos iguais a mim e os sonhos de futuro às vezes eram vividos nos instantes lúdicos de um tabuleiro de Banco Imobiliário, o famoso jogo americano conhecido no mundo todo por Monopoly.

Na avareza inocente do acúmulo de bens que o jogo permitia, até adultos se dedicavam a amontoar as cédulas coloridas utilizadas para os grandes negócios do brinquedo. Nada mais prazeroso do que viver num bairro humilde de minha cidade e - vupt - num atirar de dados adquirir um hotel em Interlagos ou vender uma mansão na Vieira Souto. Ninguém conhecia, mas sabia-se da condição aristocrática dos dois locais.
O Banco Imobiliário é um dos jogos mais jogados do mundo, talvez hoje menos que o Solitaire, nosso Paciência na tela do computador.

Foi idealizado em 1934 pelo americano Charles Darrow, um jovem da Pensilvânia que procurou os executivos da empresa Parker Brothers, que rejeitaram o brinquedo alegando 52 erros. Com o apoio de um colega, Darrow produziu 5 mil unidades manufaturadas e saiu oferecendo em lojas da Filadélfia, Boston e Nova York.A receptividade foi imediata e logo milhares de jogos foram encomendados, até o ponto do criador não mais ter controle sobre a criatura. Um ano depois, a Parker Brothers fez o mea culpa e lançou o jogo no meio da recessão de 1935, fazendo de Darrow um milionário. Mesmo com a grande jogada, a idéia do Monopoly não foi considerada original. Havia um jogo criado em 1904, chamado The Landlord´s Game (o jogo da terra dos senhores), que apesar do nome pertencia a uma mulher, Lizzie J. Maggie.A grande diferença entre os dois é que no de Lizzie o objetivo do jogo era mostrar a injustiça dos monopólios, das cobranças de aluguel, enquanto no de Darrow o que vale é vencer nos negócios, comprando, vendendo e alugando bens, que quanto mais exorbitantes os preços melhor para o jogador. Da idéia inicial de 1934, ficou até hoje o posicionamento das casas do tabuleiro.
Semana passada os muitos adeptos do jogo, nos EUA, protagonizaram na mídia uma polêmica.

A empresa Hasbro foi bastante criticada com a reformulação feita na nova edição, chamada de Here & Now. Mudaram as ruas e negócios do tabuleiro tradicional, que tinha Atlantic City e New Jersey, por exemplo, e acrescentaram novas peças como celulares, laptops, batatas fritas e outros objetos do desejo consumista americano.

No Brasil, a detentora dos direitos do Banco Imobiliário é a Estrela, há muito cheia de reveses no jogo dos negócios da vida real.

Como nos EUA estão adaptando coisas do mundo moderno da globalização, imagino as alterações que o jogo possa sofrer.


Por exemplo, seria preciso acrescentar mansões em lagos de Brasília para compras no paralelo; ou terrenos no litoral nordestino sem a necessidade de relatórios de impacto ambiental.
As famosas cartinhas de "sorte" e "revés" poderão vir com alternativas tipo "você é amigo íntimo de um senador, pule o imposto de renda e não pare na prisão", ou "você está com sorte, dispense a casa da licitação e avance até lucros e dividendos", e ainda, quem sabe, uma jogada assim "o governo do seu amigo falsificou a documentação e o hotel na praia agora é sua propriedade". Teria ainda coisas tipo "sua empresa se deu bem com a emenda daquele deputado, compre a frota de ambulâncias ".
Que saudades dos tempos de Banco Imobiliário, quando brincar de fazer negócios era apenas brincar de fazer negócios. A vida e os negócios agora são outros.(Ás Escuro)


Não há nenhum pensamento importante que a burrice não saiba usar,
ela é móvel para todos os lados e pode vestir todos os trajes da verdade.

A verdade, porém, tem apenas um vestido de cada vez e só um caminho, e está sempre em desvantagem" Robert Musil em "O Homem sem Qualidades"

Fikei sabendo pelo meu amigo Adriano ,agora à pouko,da prematura morte por acidente na estrada do meu amigo Afonso Gilbran de Campo Grande MS.
Mto triste isso .
Pois as pessoas especiais como ele fazem falta demais
num planeta tão doente por cobiça infinita de uns ttos
e justiça ínfima para a maioria .
Mas ninguem morre - nós todos nos encontraremos além da Matéria .Isto é real , é a mais séria certeza .
Portanto permaneçamos UNIDOS em espírito .De onde ele está , fios invisíveis de krinho ,identidade e amizade descerão até nós .tenho certeza .Um até sempre qrido amigo Afonso ! yan ay

foto do dia 4 de julho de 2007.
REMINISCÊNCIAS >... ( mergulhando na minha essência )


Na inicial adolescência de mim.....

Extraído do meu anterior flog :

Eu dos 13 aos 14 anos... Dia do meu aniversário de 14 .... 29/04/2005


Fotos são máquinas de tempo instantâneas...

Vejam só como eu era no dia exato q fiz os 14 anos...

De cabelo pintado de escuro para imitar o vocalista Jim Morrisson do The Doors ...tinhamos uma banda q se chamava The Gate ( outra imitação .....rsosss )

Já tinha mais de 1.84 metros mas devia pesar no maximo uns 62 kgs,
talvez até menos de 60,eu não me lembro mais tais detalhes do físico em formação e expansão...( Hoje tnho 1.89m e 84 kgs )

O q eu recordo eu escrevi em forma de poesia...


Vou digitá la daqui a pouko..Com relação aos comentários das fotos q a Paty fez eu amei os todos
e nao sei exatamente o q dizer a esse meu admirador mas digo obrigado de todo o meu coração....vc foi muito gentil e krinhoso e vou tentar escrever sempre como vc me pediu...

Tenho facilidade rápida para criar e improvisar portanto assim farei...Arthur q bom q vc reapareceu....
Yan é João em dinamarquês........
Paulinha o q vc disse para mim foi tão lindo e tocou muito fundo dentro de mim....isso e típico de vc desse ser lindo q vc tão és e sabe tto ser intensamente !!!!
Bjoss em seu coração.....

Reparem como os meus ombros eram ainda bem estreitos mas o sorriso eh o mesmo....YAN AYRTON



Título :Manhã dos 14 . Niver.

Autor: Yan AYRTON


E aqui me deparo
e absorto contemplo
e me vejo lá atrás -
há + de uma década transcorrida
numa imagem emblemática
que acima ai está
intensa a me reevocar
o dia dos 14 anos em mim....


(...e isso me trás
um caleidoskópico de sentimentos ...)


Fito aquela imagem –
Deparo-me :


- E ali estava eu,
todo o meu ser a relaxar,
pós-menino Yan Ayrton,
já adolescente ,
no ritual cíclico de passagem do Tempo
ganhei este presente .


- meio qual sol nascente,

olhos brilhantes,
irriquietos, postos a fitar o Infinito
como a que buscar no inatingível
o agradecimento mais bonito
a perpassar arrepiando-me todo
e vibrando num crescente,
naquele instante matinal
mágico,terno ,uniko .

A minha alma concentrada
na busca do antever,
sente-se ela presente
a exuberância do vir a ser
e que experimentará viver aos 14 anos...


Emanava ali de mim,
isso eu não me esqueço não ,
uma irreprimida alegria,
uma intensa harmonia.

E bem assim
afogueado em energia,
em muda algaravia,- calorosa e generosa - ,
exalava ela uma douçura e vibração
lá de dentro do meu ser

magro meio desajeitado e comprido,
crescendo e se enternecendo COM a vida

ali a fikar quietinho,
em consentida harmonia,
numa cálida contemplação :

Do átimo do início :
- na exatidão do calendário dos homens –
do assim principiar
o caminhar inaugural
dos 14 anos em mim...

Tal FRUIÇÃO - acariciante e repleta de possibilidades,
atingia o meu ser em efusão,
Imprimia-me calor e vibração
na minha manhã apenas nascente , mansidão.

E nada mediadora,
inédita qual esfinge,
de um novo ciclo de 7 anos
assim me apresentava-
descomunal e desafiadora ...!

Em nada mansa e mediadora,
ela me lança no 3º ciclo setenário.
Os 13 (aziago para alguns)
acabara de acabar
e já se fora.
Exatamente ao findar da meianoite
sem algúrios ou murmúrios
e muito menos lamentações...

E minha alma ali feliz
a espraiar na manhã
luminosa do 18 daquele mês
- março -
assim presente
janela aberta,espirito idem,

eu instalado num banquinho
e nem de perto um violão
sol no rosto,bem a gosto,

sentado,leve e solto,
pernas lisas ao alto e abertas
como a parir meu novo ser
numa absoluta languidez.

Esta destoante ao tempo frenético
em aceleramento patético
assaz e voraz empurrando
num contraponto
toda a vida lá fora
daquela pousada em frente ao mar...

Era um sábado
- ahhh eu bem me lembro -
e este era o meu presente :
o fds na praia ...!

Estava ali em Guarapari
e os meus pais ainda a dormir


E a minha alma contente,
qual fada travessa,voava
ansiando o beijar molhado do mar
e em sacudir me ensopado
como o mais feliz dos cachorros
e dar tb saltos mortais na areia
em pura exaltação
da vida exuberante
habitante em krinho e efusão
no âmago de mim.

E eu ali arrebatado assim
à sonhar com futuros epopéicos
como meus heróis de minha infância
num intenso prosseguir
com muito amor e aconchego
doados de mim
a todos aqueles seres
que acordassem o meu coração...


E eu ali , olha só,
já ansiando a minha almagêmea
e me embalando tão assim
num devaneio sem medida.
Ela, que eu sempre tão quis..
.
imaginando as notas lindas
de um Beethoven tocando em mim
dialogando em cintilantes sons
com McCartney e PinkFloyd
Milton Nascimento e Hermeto Pascoal
Chico Buarque e Lupiscinio
Ataulfo Alves e 14 Bis.


A musica multifacetada
poderosa e misteriosa
tudo envolvia
e múltipla, assim me ebulia
em fervente estrepulia,

Em arabescos de luz,
ela me bailava,acima do chão
com as esferas pitagóricas lá do Cosmos...

( .................................. )


E lá naquele rústico quarto matinal
ressoava-me a seguinte idéia-força,
como a essência total e final de mim
como bússola de futuro a me remeter.

Um insight avassalador .

Ela era assim :


DEIXO AO CEGO INDIFERENTE
A ALMA COM FRONTEIRAS

POIS A A ALMAyanMINHA
BATERÁ AS ASAS ASSIM
DE TODAS AS MANEIRAS.


e imbuido desse fermento
fui me tornando o que hoje eu sou
numa construção inacabada
em direção ao instante seguinte,
ao futuro ,

Na esperança de encontrar
o caminho Do Coração de Deus
e do coração do qual Ele escolher
para me amar.. FIM


(.... e sendo assim vou me fikar molhadim.....) YAN AYRTON .


eu atualmente ...( esta foi tirada agora em maio de 2007 )

(29/04 18:07) Ewerton:
Nada a ver com hoje,
mas desde novo
se mostra um garoto super inteligente,
o que conserva até hoje !


(29/04 19:13) S C O R P I O:
Lindo demais o que escreveu
e tá uma gracinha na foto, viu?
Mas tenho que dier que está muito melhor agora!
Já tem orkut? Não se esqueça de mim: Lady Scorpioum ótimo fim de semanamil beijos


(29/04 16:27) Um admirador secreto:
Aí está você como um esplêndido e tão precoce poeta à la Rimbaud !!!
Yan repare : outra obra-prima em nada singela sua !
Eu e que te agradeço as suas palavras maravilhosas sobre mim...

Você esta provocando acirrados círculos de discussão entre amigos literatos meus ;
eles estão estupefados com você - os debates estao acalorados -
e um deles está te pedindo para você escrever algo sobre a traição repetida no amor. Ele já viveu recentemente esse drama e ainda se encontra meio em pedaços à despeito de toda a nossa ajuda...
Vc poderia repetir esta sua belissima foto dando um maior close em seu rosto ?
E já tentou imaginar Yan quem exatamente eu sou?


(29/04 16:54) Carol :

DEUS está observando
o que no mundo acontece todo instante,
e permanece sempre firme no comando,
os caminhos fecundando,
ajudando a caminhar,
a vencer e superar os problemas meus e seus.

EM SINTONIA COM DEUS,
todo mundo deve estar.
Quero sempre agradecer a DEUS,
pela minha vida, pela graça recebida,
por tudo que merecer,
que me faz engrandecer,
produzir e prosperar,
escrever e revelar nos singelos versos meus.

EM SINTONIA COM DEUS,
todo mundo deve estar. BEIJOS meu tão qrido e genial Yanzinho...Carol
Que lindo era você novinho !Você é e estará lindo em qualquer idade .


(30/04 09:02) Letícia:
A verdade é que mesmo assim magrinho e diferente de kbelos bem mais escuros e curtinhos você já era uma tentação light meu Yan querido... rsos....
tudo aqui tá muito show a comecar de você....gatinho gostoso....
Que poema mais lindo veio... putz como e q vc consegue ????


SAUDADES


As intervenções do destino
Colocaram você no meu caminho
Levaram para ti o meu carinho...
Inundaram meu coração...
Colocando a vida em desalinho
Porque não posso te ver...
Seu olhar parece velho conhecido...
Seu amor quase pode me violar...
E nas noites solitárias
Sigo a te desejar...

As suas músicas são hinos dessa história
Às vezes acalentam...
Outras arrebentam...
Um coração maduro
Que ousa bater como criança
Amando-te cheio de esperança...

Estou tomada por saudades
De alguém que ainda nesta vida nunca vi.
Desejando os carinhos
Que nunca senti

E não posso controlar os pensamentos
Que agora são seus...

As intervenções do destino
Trouxeram você para perto de mim
E mesmo que o oceano nos separe
Meus sentimentos
Estão a te acompanhar
Porque o impossível é não te amar
É não imaginar
Que se existe Deus
Que ele o trará
Para perto
Para nunca mais nos separar! ( Letícia Marques )


A MULHER ...

A mulher tem total conhecimento,quando arrebata um coração ...
Com o olhar mais puro edoce tem o homem em sua mão !

Neste instante , torna-se insuperável,com sua humildade sublime !
Não mostra sua glória da conquista e a alma do homem redime .
Tem-no apaixonado , vunerável !

Ainda assim , mostra-se amando muito mais ...
Com uma doação incansável
,entrega-se a tudo de que é capaz !

Não esnoba o poder
que tem nas palmas das mãos,
mas tem a grandeza do ser
em sua alma e coração !

Não mostra força.
Segue frágil e sonhadora ...
Nasceu para ser do amor
a mais exímia professora !

Prende , libertando !Liberta , amando ...
Espera confiante,contrita em sua fé
o retorno do seu amante ...
na noite mais linda que houver ! ( José G. Martinez )


ALMA DE MULHER

Nada mais contraditório do que ser mulher.
Mulher que pensa com o coração, age pela emoção
e vence pelo amor.

Que vive milhões de emoções num só dia
e transmite cada uma delas, num único olhar.
Que cobra de si a perfeição
e vive arrumando desculpas pelos erros daqueles a quem ama.

Que hospeda no ventre outras almas,
dá a luz e depois fica cega diante da beleza dos filhos que gerou.

Que dá asas, ensina a voar
mas não quer ver partir os pássaros,
mesmo sabendo que eles não lhe pertencem.

Que se enfeita toda e perfuma o leito,
ainda que seu amor não perceba mais tais detalhes.
Que como uma feiticeira transforma
as dores que sente na alma em luz e sorriso,
só para ninguém notar.

E ainda quer ser forte,
para dar os ombros pra que neles possam chorar.
Feliz do homem que
por um dia entender a Alma de uma Mulher. ( desconheço a autoria )

O AMOR

"O amor é um mestre admirável
que nos ensina a ser
o que nunca fomos;
e muitas o que nunca fomos;
e muitas vezes,com as suas lições,
muda completamente,
num instante,os nossos costumes..." ( Molière )

Mentira? Exagero? Alguma inverdade?
Não...é a mais pura e doce verdade...
o poder da transformação interior, exterior,
intensa e infinitamente forte
.
Amei tal reflexão........esse poemeto....
tão pequeno mas tão carregado de eternidade. YAN AYRTON

Nenhum comentário: