sábado, 2 de junho de 2007

O Reaprender .






" Quer amor ? Começe amando . " Yan Ayrton





" Não há uma estrada real para a felicidade, mas sim caminhos diferentes.


Há quem seja feliz sem coisa nenhuma, enquanto outros são infelizes possuindo tudo." Luigi Pirandello




A EDUCAÇÃO NA PLENITUDE >


Grécia Clássica , séculos V à III a. C. Yan Ayrton



A educação antiga integral compreendia um duplo aspecto: "a ginástica (gymnastikh) para o corpo, e a música (mousich) para a alma.


No entanto, a música tinha um sentido muito mais amplo do que é dado pelo significado moderno do termo. Ela significava todo o vasto domínio das musas. A poesia, o drama, a história, a oratória, a ciência eram incluídas na extensão do termo.

Lição de Música


É muito provável que a criança grega deva ter recebido lições em dois locais distintos, um destinado à gymnastiké e o outro à mousiké.


Embora qualquer estrutura conveniente ou espaço aberto podesse ser utilizado para o estudo da música, alguns professores possuíam palestras ou tinham acesso a estruturas especialmente construídas para servirem de salas de aula.


Era com a música que, desde a madrugada até ao pôr do sol, a criança ateniense despendia a maior parte do tempo.


Mas, além de ensinar as crianças a tocar, o citarista também, ensina a ler e a escrever, porque para cantar os poetas é preciso saber ler as suas obras.


Na verdade, e par da aprendizagem de um instrumento musical, os primeiros anos da infância eram destinados a decorar poemas homéricos, poemas de Hesíodo e, mais tarde, de poetas líricos e didáticos.


Além desse trabalho de memorização, as tarefas da palestra incluíam a explicação do significado de palavras, frases e alusões obscuras


A leitura, a escrita e o elemento literário da educação estavam, desse modo, incluídos no trabalho da música.


A aprendizagem da leitura e da escrita fazia-se por processos que nós próprios usávamos, até há pouco tempo. Empregavam-se os métodos comuns, alfabético e silábico.


No entanto, a leitura possuía muito maior valor educativo do que entre nós. Como as palavras eram escritas sem nenhuma interrupção e como não existia pontuação, a leitura era um exercício de elevada compreensão.


Após alguns anos de prática, exigia-se uma leitura expressiva, preparatória para a declamação.

Ao fim de alguns anos dedicados ao domínio da leitura e da compreensão dos textos literários, ensinava-se a criança a cantar poemas com acompanhamento da lira.


"Possuindo algum conhecimento dos poemas de Homero, que muito cedo, sem dúvida, se tornaram «clássicos»,


o menino devia acumular, antes de tudo, um repertório de poesias líricas, se quisesse tornar-se um dia capaz de participar honrosamente dos banquetes e de passar por um homem culto." (Marrou, 1966: 75).

Todavia, é de salientar que, no século V, os jovens atenienses aprendiam a tocar os dois instrumentos essenciais à arte musical antiga, a lira e o aulos.



"A harmonia é apreciada por aquele que inteligentemente se vale das Musas, não como se fosse dada para um prazer irracional,

mas como uma aliada, com o propósito de reduzir o curso desarmónico da alma à harmonia e concordância consigo mesmo." (Platão, cit., in Monroe, 1979: 46).

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