" Não há uma estrada real para a felicidade, mas sim caminhos diferentes.
Há quem seja feliz sem coisa nenhuma, enquanto outros são infelizes possuindo tudo." Luigi Pirandello
A EDUCAÇÃO NA PLENITUDE >
A educação antiga integral compreendia um duplo aspecto: "a ginástica (gymnastikh) para o corpo, e a música (mousich) para a alma.
No entanto, a música tinha um sentido muito mais amplo do que é dado pelo significado moderno do termo. Ela significava todo o vasto domínio das musas. A poesia, o drama, a história, a oratória, a ciência eram incluídas na extensão do termo.
Lição de Música
É muito provável que a criança grega deva ter recebido lições em dois locais distintos, um destinado à gymnastiké e o outro à mousiké.
Era com a música que, desde a madrugada até ao pôr do sol, a criança ateniense despendia a maior parte do tempo.
Na verdade, e par da aprendizagem de um instrumento musical, os primeiros anos da infância eram destinados a decorar poemas homéricos, poemas de Hesíodo e, mais tarde, de poetas líricos e didáticos.
A leitura, a escrita e o elemento literário da educação estavam, desse modo, incluídos no trabalho da música.
A aprendizagem da leitura e da escrita fazia-se por processos que nós próprios usávamos, até há pouco tempo. Empregavam-se os métodos comuns, alfabético e silábico.
Ao fim de alguns anos dedicados ao domínio da leitura e da compreensão dos textos literários, ensinava-se a criança a cantar poemas com acompanhamento da lira.
Todavia, é de salientar que, no século V, os jovens atenienses aprendiam a tocar os dois instrumentos essenciais à arte musical antiga, a lira e o aulos.
"A harmonia é apreciada por aquele que inteligentemente se vale das Musas, não como se fosse dada para um prazer irracional,
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