O PLANETA É GIGANTE, MAS O EQUILÍBRIO É FRÁGIL. ( YAN AY )
OS MAUS TRIPULANTES :
CERTOS HUMANOS EGOÍSTAS,ASSASSINOS DA VIDA
E CEGOS DE PODER E RIQUEZA - [ESTA MALDITA] !
Os seres humanos se adaptaram aos novos ambientes – essa é a chave do sucesso evolutivo da espécie PECULIAR, criada com todo o amor por Deus..
Mas um mundo mais quente E DOENTE pode ser cheio de surpresas – a maioria delas ESTRANHA e desagradável.
Há quatro anos, os canadenses precisaram se acostumar com a visão de urubus no verão, um fenômeno inédito. Esses pássaros preferem as regiões mais quentes e nunka eram vistos em latitudes tão altas.
***************************
A história do relacionamento entre o Homem e a Natureza é marcada fortemente pelo livro Silent Spring (Primavera Silenciosa), de 1962.
Nessa obra brilhante,provocante e seminal,( eu Yan a li em pocket-book há três anos atrás num aeroporto da vida ) a bióloga americana Rachel Carson alertou pela primeira vez para os perigos do uso indiscriminado de pesticidas,
até então encarados pela maioria das pessoas como uma “bênção da ciência” para solucionar o problema da fome.
A descrição dramática feita por ela das primaveras "sem cantos de pássaros" sacudiu a consciência das pessoas em escala mundial e serviu de ponto de partida para o moderno movimento ambientalista.
Portanto há 55 anos atrás !!! ( 1962 para 2007 )
A nova consciência ecológica abriu caminho para leis de controle dos pesticidas e para acordos internacionais sobre o meio ambiente, como o que baniu a produção de químicos responsáveis pela destruição da camada de ozônio.
Quase sessenta anos depois, o entendimento sobre o fato de que "somos parte do equilíbrio natural" – como definiu a bióloga – pode nos ser útil diante de uma catástrofe global iminente provocada pelo aquecimento global.
Como uma praga apocalíptica, as mudanças climáticas já semeiam furacões, incêndios florestais, enchentes e secas com tal intensidade que ninguém mais pode se considerar a salvo de ser diretamente atingido por suas conseqüências.
UMA HISTÓRIA ATUAL DE GUERRA-FRIA literal E DE FIÇÇÂO CIENTÍFICA .
REAL .
E ACONTECENDO NESTE EXATO INSTANTE! Yan ay
A temperatura do ar medida nas proximidades do pólo Sul Geomagnético, na Estação Russa Vostok, é sempre negativa,
sendo a temperatura média no Inverno, x, inferior à do Verão, y, com uma diferença de médias de 20ºC. A soma das temperaturas médias do Inverno e do Verão atingem o valor de -100ºC.
Extrema não eh ???
Determina, em grau Celsius, a temperatura média do ar no Inverno e no Verão no pólo Sul. Indica todos os cálculos.
O lago Vostok, sobre o qual se encontra a estação russa da Antártida, é um lago coberto por quase 4 quilómetros de gelo de altura e akbou de tornar-se o mais novo palco de disputa entre os norte-americanos e o resto do mundo.
Tal impasse resulta do fato da NASA, agência espacial dos Estados Unidos, querer usar uma sonda para perfurar o gelo e atingir as águas do lago.
Só que a Rússia não concorda.
O fato do lago Vostok ter água líquida a temperaturas tão baixas e sob uma pressão tão grande pode significar que existam nesse ambiente alguns seres vivos -como bactérias- diferentes de tudo o que se conhece no planeta.
A existência de tal vida pode ser um indício de que a vida pode florescer noutros mundos, como na lua gelada Europa do planeta Júpiter.
É justamente esse o mistério que os cientistas americanos gostariam de resolver. Enquanto esse diferendo não se resolve, os investigadores continuam tentando entender como se formou o lago Vostok .
A temperatura mais baixa alguma vez registrada em ambiente natural aki no nosso planeta foi de -89,4 ºC. Aconteceu na Antártida a 21 de Julho de 1983 e foi medida justamente pela Estação Russa Vostok.
Tais condições físicas extremas nas águas do lago Vostok podem levar-nos a pensar que não há vida nesse local,
mas recentemente – 2005 - foi observada vida nas chaminés hidrotermais dos mares dos Açores, a centenas de metros abaixo da superfície das águas do oceano, fato que alterou o conhecimento biológico da vida no nossso planeta
e permite equacionar a presença de vida em condições tão extremas como as verificadas no lago Vostok.
A descoberta feita nos Açores é tão importante que já levou o Governo Regional dos Açores a declarar a área marinha, onde se encontram as chaminés hidrotermais, como reserva marinha regional.
O aquecimento global fez diminuir em 40% a calota polar ártica nas últimas três décadas, reduzindo o território de caça dos ursos-polares.
Muitos,muitos, deles fikaram sem alimento.
A mudança radical de seu habitat provocada pelo homem está custando muito caro aos ursos.
Recentemente,neste ano de 2007, no Mar de Beaufort, no Alasca, pesquisadores americanos que há 24 anos estudam a região identificaram um caso inédito de canibalismo na espécie:
duas fêmeas, um macho jovem e um filhote foram atacados e comidos por um grupo de machos. Estimativas apontam que os ursos-polares podem sim até desaparecer em vinte anos.
O ANTES E O AGORA .
Provas do Aquecimento Global yan ay
O Monte Kilimanjaro, na África, em 1970.
O mesmo ponto do Kilimanjaro 30 anos depois.
Vista panorâmica de região montanhosa do Alaska, em 1941. Em 2004, o mesmo ponto do Alaska apresenta uma paisagem muito diferente: o piso de gelo transformou-se em lago.
O documentário Uma verdade inconveniente, que contou com participação do ex-presidenciável americano Al Gore, traz essa imagem do Parque Glacial Nacional dos Estados Unidos, em 1932.
Após 56 anos,em1 988 já é possível perceber a diminuição na quantidade de gelo no mesmo ponto do Parque Glacial Nacional.agora 19 anos após esta foto está bem pior ainda.
O SUMIÇO DO GELO
A parte peruana da Cordilheira dos Andes 20 anos atrás.
O mesmo ponto dos Andes peruano atualmente, com menor cobertura de gelo.
O norte dos Andes é a região de maior concentração de glaciares nos trópicos. Só no Peru existem 3 044 deles.
Até a década de 80, essas geleiras incrustadas no interior das cordilheiras, remanescentes da era glacial, permaneciam praticamente inalteradas. Um estudo recente da ONU concluiu que houve uma drástica redução das áreas dos glaciares peruanos nos últimos quinze anos por causa das mudanças climáticas. Nas fotos, tiradas no mesmo mês de anos diferentes, a redução de um glaciar da Cordilheira Branca.
“O ambiente, enquanto conjunto de sistemas físicos, químicos e biológicos interligados, constitui todo um conjunto de recursos indispensáveis à vida.”
( Yan Ayrton ,exercitando síntese lógica )
De um ponto de vista global, importa referir o HoloSistema Terra. O mesmo é constituído para mim por cinco sub-sistemas, entre eles, a Noosfera, Biosfera, Atmosfera, Hidrosfera e Litosfera.
A Noosfera é constituída pelos pensamentos e ideias, é a esfera do conhecimento, tornando-se um rede invisível da psicoesfera de consciência coletiva.
O termo noosfera foi criado pelo brilhante sacerdote jesuíta-cientista Telhiard de Chardin( 1889-1955) intolerado, calado e silenciado por uma facção truculenta da Cúria da Madre Igreja romana.
Esta – a noosfera - pelo egoísmo absurdo e desenfreado de uns ttos adoeceu PROFUNDAMENTE para mim Yan as outras quatro :
A Biosfera é a parte do planeta ocupada pelos seres vivos, bem como os seus habitats, englobando assim toda a zona habitável do planeta. A Biosfera é constituída pelos restantes sub-sistemas acima mencionados.
Por Atmosfera deve-se compreender que é a camada gasosa que envolve o planeta Terra. É essencialmente constituída por Azoto (N2). É estruturada pelas seguintes camadas: Troposfera, Tropopausa, Estratosfera, Estratopausa, Mesosfera, Mesopausa e Termosfera.
A Hidrosfera é a esfera de todas as águas do planeta, as quais formam uma camada descontínua sobre a superfície da Terra, ou seja, é a camada do planeta que tem água. Neste sub-sistema estão incluídos todos os organismos vivos que habitam na água ou dependem dela e também todos os habitats aquáticos.
A Litosfera é a parte do planeta constituída por rochas e solo, correspondendo à crosta terrestre.
Características das alterações climáticas
Fenómenos meteorológicos extremos mais frequentes e mais intensos (ciclones, tufões, furacões, tempo seco);
Verões mais secos e prolongados no nosso país, notícias de aumento da temperatura média da atmosfera do planeta, degelos no Ártico, na Antártica e nos glaciares das montanhas.
Aumento da temperatura dos oceanos. Desertificação. Seca. Incêndios florestais.
Este é o cenário evidente das alterações climáticas que conceito que já parece fazer parte do senso comum.
As alterações climáticas poder-se-iam resumir do seguinte modo:
Esfera Sintoma Causas
Atmosfera
Aumento da temperatura média da atmosfera
Acentuação do efeito de estufa Aumento da concentração de GEE.
Atmosfera
Fenómenos meteorológicos extremos mais frequentes e mais intensos (ciclones, tufões, furacões, inundações, secas)
Modificações no sistema de distribuição do calor na atmosfera e nos oceanos.
Criosfera
Degelos no Árctico, Antárctico, glaciares.
Aquecimento global
Hidrosfera
Aumento da temperatura dos oceanos; diminuição das calotes polares e dos glaciares
Aquecimento global
Biosfera
Alterações no regime de migração das aves.
Aquecimento global
Litosfera
Desertificação. Seca; Incêndios florestais
Alteração do relevo e da composição da atmosfera
Aquecimento global
Vulcanismo
O problema das alterações climáticas agiganta-se com o aquecimento global.
AGONIA SUBMARINA
O excesso de gás carbônico na atmosfera está tornando os oceanos mais ácidos. Isso enfraquece os corais, viveiros do mar, e os plânctons, base da cadeia alimentar subaquática.
ELEGIA PARA GAYA. yan ayrton
Aprenda a costurar as suas próprias roupas
Quando as flores forem poukas
apenas na sua estertórea imaginação.
Quando a brisa do inverno espectral varrer sua casa
Qdo a Terra rasa chorar em funérea dor
- sangrar-se inclemente sem uma estéril semente
e o Cosmos indignar-se em correspondente clamor.
Aprenda a voar com suas próprias asas
deixar o seu planeta agora morimbundo
- um lindo mundo tornado by man, imundo
desfigurante, agonizante,
em sangue exangue morto horizonte.
Em caso de cansaço, sente-se
como um tigre imóvel ao relento
atento ao soprar do vento negro sedento
Atento !
Pode ser, aconteça
Uma Flor de Lotus floresça
Na lama espessa infecta dos seus olhos.
Pode ser,aconteça,
Uma final Flor de Lotus afinal, derradeira floresça
Na chama de saudade que derrama dos seus olhos.Em pranto e espanto inconsoláveis.
Dos seus olhos orfãos do teu morto mundo. YAN AYRTON
Nenhum comentário:
Postar um comentário