domingo, 24 de junho de 2007

O monumental , emocionantemente genial e atemporal Fernando ,Pessoa . Aliás Pessoas - ttas em um só !

FERNANDO 'PESSOAS' : A POESIA EM SEU ÁPICE EXCELSO . yan ayrton
Autopsicografia
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama o coração.
Dia de São Fernando

A 13 de Junho de 1888, às 3h20 da tarde, no quarto andar esquerdo do n.º 4 do Largo de São Carlos, em frente da ópera de Lisboa,
nasce Fernando António Nogueira Pessoa.
A criança é batizada com os dois nomes do Santo que a acolhe: Fernando (Fernando de Bulhões era o verdadeiro nome do frade franciscano) e aquele com que ficou conhecido para a posteridade, António.
Enquanto, no calor da tarde, os lisboetas descansam da noite de festas em honra do Santo Padroeiro da cidade, chega o rapazinho ao mundo.
Num dia em que todos os pensamentos estão ainda com as marchas, com a música, com as fogueiras, este acontecimento passa despercebido.
Foi há 119 anos e essa tarde de Junho, ensimesmada, esgotada pela noite de Santo António, não sabia ainda o que a tornaria especial e únika pois o planeta recebia mais uma vez um gênio como poukos iguais eu Yan já vi .

Fernando Pessoa
Nascimento:1888 Lisboa
Morte:1935
Época:Modernismo
País:Portugal

Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de Junho de 1888 — Lisboa, 30 de Novembro de 1935), mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português.

É considerado um dos maiores poetas de língua portuguesa tendo seu valor comparado ao de Camões.

O crítico literário Harold Bloom considerou-o, ao lado de Pablo Neruda, o mais representativo poeta do século XX.

Por ter vivido a maior parte de sua juventude na África do Sul, a língua inglesa também possui destaque em sua vida, com Pessoa traduzindo, escrevendo, trabalhando e estudando no idioma.

Teve uma vida discreta, em que atuou no jornalismo, na publicidade, no comércio e, principalmente, na literatura, onde desdobrou-se em várias outras personalidades conhecidas como heterônimos.

A figura enigmática em que se tornou movimenta grande parte dos estudos sobre sua vida e obra, além do fato de ser o maior autor da heteronímia.

Morre de problemas hepáticos aos 47 anos na mesma cidade onde nascera,

tendo sua última frase sido escrita na língua inglesa: "I know not what tomorrow will bring... ".

( eu não sei o que o amanhã me trará )

Fernando Pessoa escreveu este poema pensando em alguém. Quem sabe este alguém não é vc ?

Para onde vai a minha vida, e quem a leva?

Por que faço eu sempre o que não queria?
Que destino contínuo se passa em mim na treva?
Que parte de mim, que eu desconheço, é que me guia?

O meu destino tem um sentido e tem um jeito,
A minha vida segue uma rota e uma escala
Mas o consciente de mim é o esboço imperfeito
Daquilo que faço e sou: não me iguala

Não me compreendo nem no que,
compreeendendo, faço.
Não atinjo o fim ao que faço
pensando num fim.

É diferente do que é o prazer
ou a dor que abraço.

Passo, mas comigo não passa
um eu que há em mim.
Quem sou, senhor,
na tua treva e no teu fumo?

Além da minha alma,
que outra alma há na minha?

Por que me destes o sentimento de um rumo,
Se o rumo que busco não busco,
se em mim nada caminha

Senão com um uso não
meu dos meus passos, senão
Com um destino escondido de mim nos meus atos?

Para que sou consciente se a consciência é uma ilusão?

Que sou entre quê e os fatos?
Fechai-me os olhos,
toldai-me a vista da alma!Ó ilusões!

Se eu nada sei de mim e da vida,
Ao menos eu goze esse nada, sem fé,
mas com calma,

Ao menos durma viver, como uma praia esquecida..." Fernando Pessoa(1888-1935)




Fernando Pessoa de tanto ser, só tinha alma.

E na dúvida profunda, se perguntava: Fui eu?

E ele mesmo respondia: Deus sabe, porque o escreveu.


Não sei quantas almas tenho

Não sei quantas almas tenho.

Cada momento mudei.

Continuamente me estranho.

Nunca me vi nem acabei.

//

De tanto ser, só tenho alma.

Quem tem alma não tem calma.

Quem vê é só o que vê,

Quem sente não é quem é,

//

Atento ao que sou e vejo,

Torno-me eles e não eu.

Cada meu sonho ou desejo

É do que nasce e não meu.

//

Sou minha própria paisagem;

Assisto à minha passagem,

Diverso, móbil e só,

Não sei sentir-me onde estou.

//

Por isso, alheio, vou lendo

Como páginas, meu ser.

O que segue não prevendo,

O que passou a esquecer.

//

Noto à margem do que li

O que julguei que senti.

Releio e digo : "Fui eu ?"

Deus sabe, porque o escreveu. Fernando Pessoa ( 1888-1935 )

Mais fotos bem raras de Fernando Pessoa em

www.insite.com.br/art/pessoa/misc/foto01.html

fernando-pessoa.com/index.html



Para vcs aki :

MUDANÇA >>Yan Ay

Amanhã

Não acordarão restos de trevas em mim

Descobrirei pássaros a cantar em meus olhos

E voaremos descalços em cada alvorada

*

Amanhã

Não me permitirei a couraça da solidão

Nem enclausurarei palavras estéreis em meu coração

Darei guarida ao vento,

espalhando sem pejo meus sonhos

*

Amanhã

Não esperarei o tempo escorrer em meus dedos

Nem entre novelos tecerei tristezas e lágrimas

Pintarei de arco-íris a aquarela que aguarda em meu peito.

*

Amanhã

Não deixarei que semeiem pântanos ao meu redor

Nem quefossos me distanciem dos meus desejos

Sempre haverá uma primavera desabrochando em mim

*

Amanhã

Não naufragarei minhas esperanças e alegrias

Na letargia afônica das minhas mãos

Navegarei sem temor pelos oceanos das oportunidades

Esgrimirei gentil com as possibilidades

*

Amanhã

Não confiarei apenas ao destino meus sorrisos

Nem permitirei q meus lábios emudeçam krinhos

Engravidarei do sol ,iluminando o ventre do mundo

*

Hoje

o meu amigo de ttos anos João Batista .A minha prima 'coloriu a foto e o meu rosto de vermelho por artes virtuais do computador .De vermelho ao branco via iluminação exagerada

um lugar extraordinário que tem a melhor casa de ópera do mundo- adivinhem onde ?

amigo cósmico Fernando Pessoa ,o seu ser todo ressoa em mim ( Yan Ay )

Nenhum comentário: